Benefícios do Chás

Chá de Sabugueiro serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 19/08/2021)

O Chá de Sabugueiro possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde. O sabugueiro, de nome científico Sambucus nigra, é uma espécie arbustiva pertencente ao gênero Sambucus da família Adoxaceae, sendo naturalmente distribuída na Europa e Norte da África e, atualmente, encontra-se naturalizada em diversas zonas temperadas e subtropicais, incluindo algumas regiões do Brasil.

Pode medir de 2 a 4 metros e possui pequenas flores de cor branca e perfume agradável. Também conhecido como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, trata-se de uma planta medicinal, bastante utilizada no tratamento de gripes ou resfriados. Na constituição do sabugueiro estão presentes flavonoides, taninos, glicosídeos, óleos essenciais, vitamina C e ácidos múcicos.

O sabugueiro pode ser encontrado à venda em algumas feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá de Sabugueiro Para Saúde:

Benefícios do Chá de Sabugueiro Para Saúde:

1. Auxilia na Prevenção do Câncer:

Estudos realizados mostram que as antocianinas presente no Chá de Sabugueiro (flavonoides que dão a cor vermelha, azul ou roxo) podem ter poderosas propriedades anti-câncer.

2. Melhora a Saúde da Pele:

o nutriente encontrado em abundância no Chá de Sabugueiro ainda é importante para a saúde da pele, para os vasos sanguíneos, os tendões e os ligamentos.

3. Combate uma Série de Problemas de Saúde:

A bebida pode contribuir com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios e ferida.

4. Combate o Inchaço Causado Pela Retenção de Liquido:

O Chá de Sabugueiro combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

5. Combate o Envelhecimento Precoce:

Os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.

6. Elimina Toxinas do Acumuladas no Organismo:

O Chá de Sabugueiro possui feitos depurativo, isso significa que ele atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.

7. Combate a Artrite:

Ele ajuda colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.

8. Melhora o Sistema Digestivo:

Ele é rico em fibras, o que ajuda a manter os resíduos em movimento através do cólon e ajudam a prevenir doenças graves, como câncer de cólon. Além disso, ele tem propriedades diuréticas naturais e agem como um laxante suave.

9. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Sabugueiro é uma grande fonte de vitamina C, portanto, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, um estudo em Israel descobriu o que o chá pra o sistema imunológico, pode ser tão eficaz que eles começaram o tratamento do câncer e em pacientes com AIDS com o seu uso.

10. Evita que Tenha um Derrame:

Ele possui substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde como doenças cardíacas, câncer e derrame.

Outros Benefícios do Chá de Sabugueiro Para Saúde:

  • O chá possui propriedades cicatrizantes, ou seja, colabora com os processos de cicatrização no corpo humano;
  • Tomar o chá ajudam a estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias;
  • Ele é excelente no tratamento de feridas e machucados, pois ajuda a cicatrizá-los mais rapidamente sem deixar que a pele fique marcada;
  • Ele age semelhantes aos shakes para emagrecer, ou seja, vai desintoxicar seu organismo e ajudá-lo a ficar mais magro(a);
  • Ele possui propriedades laxantes que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre.
  • O sabugueiro chá ainda é dotado de propriedades antissépticas e anti-inflamatórias;
  • O chá deixa seu corpo mais forte e resistente às possíveis contaminações por vírus e bactérias;
  • O Chá de Sabugueiro é anti-inflamatório e não só trata como combate qualquer infecção de ordem leve;
  • Ele é ótimo para ajudar a manter a boa forma, pois ele causa saciedade e as suas folhas medicinais ajudam a eliminar as toxinas do corpo e a acelerar o seu metabolismo.

Receita do Chá de Sabugueiro Para Saúde:

INGREDIENTES:

  • 1 quilo de bagas de sabugueiro;
  • 1 quilo de açúcar;
  • 1 litro de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos.
  • Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos.
  • Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire.
  • Cozinhe novamente e coloque em garrafas.
  • Misture duas colheres deste xarope em chá quente e tome várias vezes ao dia.

Contraindicações do Chá de Sabugueiro:

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir variadas reações alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contraindicado para grávidas e lactantes. Lembre-se que todo remédio, inclusive o natural, só deve ser utilizado sob orientação médica.

Sair da versão mobile