Benefícios do Chás

Chá de Hibisco serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)
Cha de Hibisco

O Chá de Hibisco é rico em muitos nutrientes e pode ser preparado de forma fácil. Além disso, o Chá de Hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras. O Chá de Hibisco também tem um sabor mais agradável que os do chá preto e chá verde, pois tem um toque de framboesa.

A flor de hibisco utilizada para preparar o chá não é a flor ornamental vista em jardins e vasos. Certifique-se disso no momento da compra, verificando o nome científico da planta no rótulo.

Para que os benefícios do Chá de Hibisco sejam alcançados, deve-se saber como prepará-lo corretamente, para não perder as suas propriedades mais importantes.

Este último efeito ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, cujo excesso leva ao acúmulo de gordura no corpo.

O Chá de Hibisco também emagrece porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Beber Chá de Hibisco após as refeições vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, o que gradualmente levará à perda de peso.

Estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol HDL (considerado bom) e diminuir o colesterol LDL (considerado ruim), triglicerides e a pressão arterial.

Valor Nutricional do Chá de Hibisco:

O Chá de Hibisco é pouco calórico (100 gramas de flores secas fornecem 37 calorias, mas você vai utilizar uma quantidade infinitamente menor para preparar uma xícara da bebida), mas contém muitos nutrientes essenciais à saúde.

Flavonóides – como as antocianinas e a quercetina – são os responsáveis por boa parte dos benefícios do Chá de Hibisco, mas as flores também são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas.

Principais nutrientes do Chá de Hibisco:

Fibras e gorduras também estão presentes nas flores de hibisco, mas em quantidade muito pequena. O chá também não contém colesterol e não é fonte de cafeína. Então confira agora os Benefícios do Chá de Hibisco Para Saúde:

Benefícios do Chá de Hibisco Para Saúde:

1. Benefícios do Chá de Hibisco Para a Concentração:

O Chá de Hibisco, quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a concentração de foco e energia, o que irá aumentar cognitivamente e o desempenho mental . O aumento do fluxo de sangue para o cérebro devido à atividade de glóbulos vermelhos do ferro é o que resulta neste importante benefício.

2. Promove a Saúde Muscular:

As proteínas desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular. E como o Chá de Hibisco é rico em proteínas, seu consumo pode ser muito útil.

O crescimento do músculo depende da adequação de proteínas no corpo. É extremamente importante criar um equilíbrio entre a taxa de síntese de proteína muscular e a repartição destas proteínas musculares.

A taxa de degradação de proteínas do músculo varia dependendo das condições específicas, por exemplo, o requisito de proteínas é diferente durante a velhice, quando a repartição dos músculos acelera e é diferente para formadores de resistência que também seria necessário considerar a temporização perfeita, juntamente com a quantidade de ingestão de proteína.

3. Ajuda na Formação de Proteína:

O Chá de Hibisco é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

4. Promove o Crescimento Adequado:

O cobre do Chá de Hibisco, é altamente essencial para o crescimento normal. Assim, é definitivamente importante incluir este mineral de forma equilibrada em dietas regulares de um indivíduo. É útil na proteção dos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso.

5. Benefícios do Chá de Hibisco Contra Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Chá de Hibisco, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

6. Atua na Pigmentação do Cabelos e Olhos:

O cobre é um elemento vital para o pigmento escuro natural da melanina, que dá coloração à pele, cabelo e olhos, e como o Chá de Hibisco é rico em cobre, ele acaba sendo uma ótima fonte. A melanina pode ser produzida pelos melanócitos apenas na presença do cuproenzyme chamada tirosinase. A ingestão de suplementos de cobre ajuda a proteger o cabelo grisalho.

7. Trata a Insônia:

O Chá de Hibisco também é útil no tratamento da insônia no corpo humano e também melhora os hábitos de sono e qualidade das pessoas, regulando os seus ritmos circadianos. A contagem de células vermelhas do sangue adequada também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, que pode muitas vezes manter as pessoas acordadas à noite.

8. Atua nos Tecidos Conjuntivos:

O cobre é um nutriente importante que tem um papel significativo na síntese de hemoglobina, a mielina, o corpo pigmento melanina e colágeno. Isso ajuda a proteger a bainha de mielina em torno dos nervos. Também está envolvida ativamente na produção de um elemento no tecido conjuntivo, a elastina.

9. Benefícios do Chá de Hibisco Para o Alívio de Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios do Chá de Hibisco o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

10. Ajuda na Reações Enzimáticas:

O cobre é um elemento ou um co-fator de cerca de 50 diferentes enzimas que participam em várias reações biológicas dentro do corpo, e o Chá de Hibisco é rico nesse nutriente. Estas enzimas podem funcionar adequadamente apenas na presença de cobre.

11. Evita a Fadiga:

Os benefícios do Chá de Hibisco para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina. Assim, a inclusão de ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Chá de Hibisco na sua dieta.

12. Atua em Várias Reações Químicas:

O fósforo, presente no Chá de Hibisco atua como um participante em número de reações químicas que ocorrem dentro do corpo. Além disso, empresta uma ajuda na utilização adequada dos vários nutrientes que entram no organismo.

13. Benefícios do Chá de Hibisco Para a Nutrição:

Os benefícios do Chá de Hibisco para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio , potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

14. Regula as Glândulas da Tireoide:

O cobre do Chá de Hibisco tem um papel importante no sentido de garantir o bom funcionamento da glândula tireoide.

15. É Ótimo Para as Atividades Física:

Como o Chá de Hibisco pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

16. Beneficia os Ossos:

O cálcio, presente no Chá de Hibisco, é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

17. Benefícios Para a Saúde do Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Chá de Hibisco. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

18. Ajuda a Combater a Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E o Chá de Hibisco é rico nesse nutriente.

A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

19. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Chá de Hibisco é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

20. Está Relacionado com o Equilíbrio Hormonal:

Os benefícios do Chá de Hibisco incluem regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano.

21. Benefícios do Chá de Hibisco Para o Sono:

O Chá de Hibisco regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios do Chá de Hibisco, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

22. Atua na Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o Chá de Hibisco tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

23. Ajuda na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Chá de Hibisco. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

24. Ajuda a Evita o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Chá de Hibisco é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

25. Benefícios do Chá de Hibisco Para o Metabolismo:

O potássio do Chá de Hibisco, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

26. Controla a Pressão Arterial:

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como o Chá de Hibisco.

Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

27. Ajuda na Regeneração Celular e de Tecidos:

A renovação e restauração de células e tecidos é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele. As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começar a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células saudáveis e novas para substituir as falecidas. Este processo de ressurgimento de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter uma boa saúde. As proteínas também são utilizadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

28. Retarda o Envelhecimento:

A Vitamina A do Chá de Hibisco é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

29. Benefícios do Chá de Hibisco Para a Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. E nada melhor do que adicionar o Chá de Hibisco na sua dieta, que é rico em fósforo.

30. É uma Ótima Fonte de Energia:

As proteínas também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo da dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo durante programas de fome ou perda de peso faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar. À medida que o corpo não armazena proteínas extra, as enzimas e proteínas musculares quebram para produzir aminoácidos para fornecer energia ou sintetizar glicose e garantir o fornecimento contínuo de energia para as células.

31. Previne a Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a Vitamina A do Chá de Hibisco desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

A deficiência de vitamina A ou xeroftalmia pode levar à cegueira, aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa da cegueira em crianças.

32. Promove o Ganho de Massa Muscular:

A relação mais direta entre a vitamina A do Chá de Hibisco e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.

Para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da vitamina A resultam em crescimento adequado.

Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.

Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.

33. Benefícios do Chá de Hibisco Para a Gravidez:

O magnésio é essencial para uma gravidez saudável, então adicione mais Chá de Hibisco na sua dieta. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

34. Embeleza as Unhas e Cabelos:

A saúde e vitalidade dos cabelos e das unhas, está diretamente ligada aos excessos ou carências. Entretanto, para obter um aspecto saudável, recomenda-se uma alimentação balanceada ao invés de suplementos e medicações. A ingestão incorreta desta vitamina, pode causar queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.

35. Ajuda no Transporte Molecular:

Outra tarefa principal realizada pelo Chá de Hibisco é o transporte e a armazenagem de várias substâncias através das membranas celulares. Isso é vital para a fluidez do sangue e nutrição do corpo. Por exemplo, a passagem de oxigênio nas células de sangue vermelhas é feita por uma importante proteína chamada hemoglobina. Outra proteína chamada ferritina é responsável por armazenar ferro e de sangue no fígado.

36. Atua no Desenvolvimento do Feto:

Durante a gravidez, o consumo de alimentos com este nutriente e suplementos com a vitamina, beneficiam e auxiliam o desenvolvimento do tecido e o crescimento saudável do feto.

37. Benefícios do Chá de Hibisco Para Evitar as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente no Chá de Hibisco. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

38. Regula dos Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Chá de Hibisco.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença

39. Ajuda na Saúde Bucal:

As propriedades do Chá de Hibisco também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

40. Benefícios do Chá de Hibisco Sistema Nervoso:

Outra tarefa importante realizada pelo Chá de Hibisco é o bom funcionamento do sistema nervoso. O sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, reage com uma reação adequada.

Os receptores locais presentes no sistema nervoso, que são responsáveis pela resposta rápida, compreende os complexos de proteínas. Estas proteínas do receptor auxiliam na transmissão de sinais nervosos dentro das células e regula o sistema nervoso central.

Receitas de Chá de Hibisco

Chá de Hibisco com gengibre e limão-siciliano:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de hibisco
  • 1 colher (sopa) de chá mate
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1/2 limão siciliano

Modo de preparo:

  • Ferva o gengibre ralado durante 8 minutos em 250ml de água
  • Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá matte
  • Deixe tampado durante 5 minutos
  • No momento de tomar, esprema meio limão
  • Se necessário, adoce com mel

Chá de Hibisco com canela e gengibre:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 2 colheres (chá) de hibisco
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 colher (chá) de lascas de gengibre

Modo de preparo:

  • Ferver a água.
  • Em uma xícara colocar o hibisco, a canela e o gengibre
  • Tampar por 5 minutos e coar
  • Servir em seguida
Sair da versão mobile