Benefícios das Frutas

Os 30 Benefícios do Biribá Para Saúde

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 30/10/2019)

Os Benefícios do Biribá Para Saúde são muitos, pois ele conta com uma diversidade de nutrientes que são fundamentais para boa manutenção e também proporciona o funcionamento adequado ao corpo. Além disso, o Biribá (Annona Mucosa) é uma planta nativa da Floresta Amazônica, conhecida popularmente como araticum, condessa e jaca de pobre.

A fruta é muito conhecida pelas pessoas da região norte e fazem parte de seu pomar de frutas. Pertence à família das anonaceas, que é a mesma da Atemoia, Graviola, Fruta de Conde e Cherimoia.

O Biribá pode ser consumido in natura ou na preparação de sucos deliciosos, sua polpa também pode ser armazenada em saquinhos plásticos para congelamento. A polpa pode ser utilizada para variadas receitas culinárias tais como mousses, batidas, sorvetes, gelatinas, pudins, sucos, espumantes, bolachinhas, biscoitos e também para rechear sonhos e bolos.

Encontra-se em grande dispersão, desde o Caribe até o extremo sul da Amazônia. Por muito tempo supôs-se que o Biribá tivesse ser originado nas Antilhas, onde teria sido trazido para a Amazônia. No entanto, várias espécies silvestres similares, ocorrem em diferentes lugares. Por isso ser tão difícil a determinação precisa de sua origem.

Valor Nutricional do Biribá:

Biribá é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B5, vitamina C e os minerais como o Cálcio, Ferro, Potássio, Magnésio, Fósforo e ainda é rico em hidratos de carbono e proteínas. Então, confira Os 30 Benefícios do Biribá Para Saúde:

Benefícios do Biribá Para Saúde:

1. Beneficia a Saúde do Coração:

A fruta possui um alto teor de Magnésio, um mineral essencial no relaxamento dos músculos, inclusive do coração. Portanto, ao inserir a fruta na sua dieta, é possível proteger o coração de diversos males, como ataques cardíacos, hipertensão, AVC, aterosclerose e derrames, por exemplo.

Além disso, por conter entre os seus nutrientes também a Vitamina B6, a fruta também é capaz de prevenir a coleta de homocisteína e, portanto, evitar o risco de doenças no sistema cardiovascular.

2. Ajuda na Perda de Peso:

Devido ao alto teor de fibras, ela é uma aliada no controle do peso. Ela ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria. Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

3. Rico em Vitamina C:

Ele é uma excelente fonte de vitamina C, a vitamina C é um anti-oxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e fortalece o sistema imunológico.

4. Benefícios do Biribá na Gestação:

Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode usufruir desse Benefício do Biribá como a seu aliado para melhorar a sua saúde e do seu bebê.

Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.

Além disso, consumi-lo também pode evitar os riscos de aborto e, ainda, amenizar as dores do parto. Durante os primeiros meses de gestação, também é possível aliviar os sintomas da chamada “doença da manhã”, combatendo as náuseas, enjoos, dormências e alterações de humor comuns deste período, além de ajudar na produção de leite materno.

5. Pode ser Usada Para Combater a Asma:

Rico em Vitamina B6, o Biribá também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, comer a fruta também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.

6. Auxilia no Combate ao Câncer:

A fruta ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá  foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem. Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

7. Ideal Para Controlar o Diabetes:

Por ser rico em fibras, ele também pode retardar a absorção de açúcar no sangue e diminuir os riscos do desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Por isso, se você é uma paciente diabético pode inserir a fruta na sua alimentação tranquilamente para evitar picos de insulina que possam levar ao agravamento da doença.

Além disso, pessoas com predisposição à diabetes também pode consumir a fruta como uma medida preventiva para proteger o corpo.

8. Ajuda a Fortalecer os Músculos:

O Biribá é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. O Potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e Cãibra.

9. Beneficia o Sistema Digestivo:

Rico em fibras, o Biribá é essencial para a boa saúde do sistema digestivo, melhorando a absorção dos nutrientes, otimizando toda essa região e inclusive diminuindo dores de estômago, tão comuns, especialmente quando a alimentação é desregulada.

Ele é um aliado do intestino e ajuda a liberar as toxinas do corpo. O Potássio garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, o Biribá é usado como auxiliar no tratamento da pressão arterial.

10. Beneficia a Saúde dos Olhos:

Esta fruta contém riboflavina e vitamina C, estes nutrientes ajudam a combater os radicais livres. mantendo assim, uma boa qualidade da visão.

11. Favorece a Saúde Contra o Envelhecimento Precoce:

Este é um dos principais Benefícios do Biribá. No Biribá são encontrados vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ele também ajuda a eliminar os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

12. ​Benefício do Biribá Para os Ossos:

O Biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

13. Biribá Para Reduzir a Hipertensão:

Com alto teor de Magnésio e Potássio em sua composição, ele também pode ajudar a manter os níveis da pressão arterial sob controle, o que é outro ponto positivo para o coração, uma vez que ele pode ficar livre de doenças causadas pela pressão alta, como é o caso da hipertensão.

14. Alivia Dores de Cabeça:

Uma folha umedecida ou folhas machucadas, colocada na testa e nas fontes, são usadas para provocar o sono e aliviar a Enxaqueca.

15. Benefício do Biribá Para Pele e Cabelo:

Devido às boas quantidades de vitamina A em sua composição, o Biribá é considerado um excelente aliado das vaidosas nos cuidados com o cabelo e a pele.

Isso porque ele é capaz de combater os radicais livres presentes em sua composição, principais causadores do envelhecim

 16. Beneficio do Biribá Para Pele:

No Biribá são encontrados vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce. Eles eliminam os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

Outros Benefícios do Biribá Para Saúde:

  • A vitamina C presente na fruta fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • É um poderoso diurético e energético.
  • As folhas ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite.
  • Excelente para o organismo de forma geral, diminuindo o risco de gripes e resfriados, já que é muito rica em vitamina C e em vitaminas do Complexo B;
  • O Biribá é indicado para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso.
  • Extratos das folhas do Biribá reduz a dor e inflamação.
  • Ajuda a baixar o colesterol porque além de fibras não tem gordura;
  • O chá da casca da é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino;
  • Combate o envelhecimento da pele porque tem vitamina C;
  • Diminui o cansaço porque é rica em vitaminas do Complexo B;
  • Ajuda a emagrecer, pois é uma fruta com poucas calorias, sem gordura e com fibras que diminuem o apetite;
  • Extratos presentes nas folhas do Biribá reduzem a dor e inflamação;
  • A união do Ferro e da vitamina C presentes nesta fruta, são dois nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde, potencializa a absorção do mineral no organismo, que é essencial para combater doenças;
  • Por ser uma fruta rica em fibras, ajuda a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.
Sair da versão mobile