Frutas

Maracujá Amarelo fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 20/08/2021)

O maracujá Amarelo é uma fruta agradavelmente doce e ácida ao mesmo tempo. Chamada de fruta da paixão pelos americanos, seu aroma e sabor são únicos e inconfundíveis, assim como as suas propriedades nutritivas.

As mais de quinhentas diferentes espécies de maracujá cultivadas atualmente são nativas das regiões selvagens subtropicais da América do Sul, sendo o Paraguai seu provável ponto de origem. A planta é uma espécie de videira que cresce se agarrando ao redor de cercas ou de outras plantas.Há um número surpreendente de benefícios do maracujá Amarelo para a saúde, o que reforça as razões pelas quais queremos adicioná-lo à nossa dieta.

O maracujá Amarelo é uma fruta altamente nutritiva é amplamente disponível na América do Sul e agora amplamente disponíveis em todo o mundo. Ele tem uma alta variedade em cores. Roxo e maracujá-amarelo são na sua maioria os mais disponíveis. Ele contém uma quantidades elevadas de nutrientes que prova porque é tão benéfico para a saúde.

O maracujá Amarelo contém uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento precoce e inflamação. Ele contém uma grande quantidade de fibra, que é eficaz para melhorar a digestão. Junto com estes beneficio ainda proteger contra muitas outras doenças.

Valor Nutricional do Maracujá Amarelo:

Essa longa lista de benefícios para a saúde comumente atribuídos ao maracujá Amarelo é devido ao teor de nutrientes, minerais e vitaminas da fruta, que inclui antioxidantes, flavonoides, Vitamina A, Vitamina C, riboflavina, niacina, Ferro, magnésio, fósforo, Cobre, fibra e proteína. As percentagens de muitas das vitaminas e minerais são chocantemente altos, e o maracujá é uma grande adição à dieta que pode resultar em uma série de benefícios surpreendentes para a saúde.

Benefícios do Maracujá Amarelo Para Saúde:

1. Previne o Câncer:

Os extratos do maracujá Amarelo foram comprovadamente eficazes na morte de células cancerosas. Os carotenoides e polifenóis encontrados no maracujá Amarelo são poderosos antioxidantes que podem inibir o crescimento de células cancerígenas.

2. Promove o Relaxamento e Cura a Insônia:

Beber um copo de suco de maracujá Amarelo  frio relaxa seus nervos e tem um efeito calmante em sua mente. O maracujá é usado frequentemente para curar problemas digestivos e doenças gástricas. O maracujá é benéfico para pessoas com insônia ou distúrbios do sono. Além disso, o maracujá possui propriedades soníferas, que quando tomadas antes de ir para a cama, ajuda-o a relaxar e ter um sono tranquilo. Um copo de suco de maracujá antes de ir para a cama é bastante eficaz a este respeito.

3. Combate o Câncer de Cólon:

O maracujá Amarelo contém fibra solúvel, elas limpam toxinas armazenadas no cólon. Estas toxinas são responsáveis pelo câncer de cólon. 100 g de maracujá fornece 27% das fibras exigida pelo organismo por dia. Então isso prova ser o melhor alimento para limpar o cólon.

4. Benéfico Para os olhos:

Devido as alterações no estilo de vida, os problema na visão estão crescendo dia a dia. A perda da visão é geralmente devido à falta de nutrição nos alimentos. Mas a perda da visão pode ser revertida através da inclusão de alimentos saudáveis na dieta. O maracujá Amarelo  é dos alimentos mais saudáveis é benéfico para a saúde dos olhos.

Ele contém uma grande quantidade de antioxidante, Vitamina A, Vitamina C e flavonóides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres. Portanto, é benéfico na proteção na perda de visão e melhorar a qualidade da visão.

5. Aumenta a Produção de Sangue:

O maracujá Amarelo contém uma grande quantidades de Ferro , que é 20% do valor da diária necessária. Junto com Ferro, o maracujá Amarelo ainda é uma rica fonte de Vitamina C. A Vitamina C aumenta a capacidade de absorção de ferro. Por isso, impede a perda de ferro e conseguintemente aumentar a produção de sangue.

6. Melhora a Digestão:

As Frutas contém uma grande quantidades de fibras solúveis, elas ajudam a melhora a digestão. Também melhoram a capacidade de absorção dos nutrientes para o corpo.

7. Aumenta Imunidade:

A Vitamina C é altamente eficaz para aumentar a imunidade. Ela aumenta a imunidade para proteger da doença comum, como gripe, resfriado e infecções.

8. Benéfico Para Saúde Cardiovascular:

O maracujá Amarelo contém alto teor de fibras, elas ajudam a reduzir os níveis do colesterol no sangue. Ele aumenta o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (mau colesterol). Assim, impede o bloqueio do fluxo de sangue para o coração. Além disso, ele também contêm uma grande quantidade de antioxidantes que protegem as artérias dos radicais livres. Assim, prova que e altamente benéfico para o sistema cardiovascular.

9.  Auxilia a Saúde Digestiva:

O maracujá Amarelo tem um índice elevado da fibra, que é benéfico para a saúde digestiva, assim como manter o sistema digestivo e os intestinos limpos. Desta forma, o maracujá age como um laxante suave. As sementes do maracujá Amarelo são também uma grande fonte de fibra que ajuda a limpar o cólon e melhorar a digestão.

10. Alivia a Asma:

Sendo altamente nutritivo e saudável, o maracujá Amarelo pode acalmar ataques de asma. Além disso, contém Vitamina C que tem um efeito bloqueador da histamina que causa sintomas da asma. Um estudo recente provou que o extrato de maracujá roxo, rico em flavonoides, pode aliviar a sibilância.

11. Alivia a Osteoartrite:

O extrato de maracujá Amarelo provou ser benéfico na redução da dor induzida por osteoartrite e rigidez.

12. Ajuda na Perda de Peso:

Esta fruta é uma ótima opção para os dietéticos, pois é baixa em calorias, sódio e gordura. Uma porção de 100 gramas de maracujá Amarelo fornece apenas 97 calorias. Ele também tem um alto teor de carboidratos e açúcares naturais. Estes nutrientes são eficazes na redução dos níveis de colesterol no corpo. O alto conteúdo de fibra, por outro lado, enche seu estomago, reduzindo assim o seu desejo por outros alimentos. Isso resulta em perda de peso e manutenção do peso corporal ideal.

13. Combate o Envelhecimento Precoce:

O maracujá Amarelo tem um índice elevado da Vitamina C e de outros antioxidantes que retardam os danos causados ​​pelos radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Ele também ajuda a preservar o colágeno e elastina, mantendo sua pele jovem e firme.

14. Protege a Pele:

O maracujá Amarelo fornece uma proteção dos agentes cancerígenos, protegendo sua pele dos radicais livres prejudiciais do DNA. O óleo de maracujá Amarelo é leve e não-gorduroso, portanto é absorvido rapidamente pela pele. Ele hidrata todos os tipos de pele e é ótimo para pele propensa à acne.

O maracujá Amarelo é uma grande fonte da Vitamina A na forma dos carotenoides, que é vital para o crescimento e a reparação da pilha. O óleo de maracujá Amarelo contém também diversos fitoquímicos, que ajudam o corpo a produzir a Vitamina A, que reduz a aparência das linhas e dos enrugamentos finos.

15. Protege o Cabelo:

O maracujá Amarelo é rico em Vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Esta vitamina está envolvida na criação de colágeno, que impede que seu cabelo de rache e quebre. Ele também protege o corpo dos danos dos radicais livres, eliminando assim dissuasores externos que podem causar o estresse e desequilíbrios, levando à perda de cabelo.

16. Benefícios das Sementes de Maracujá:

As sementes do maracujá Amarelo são 100% comestíveis e têm um sabor crocante. Estas sementes são altamente nutritivas, proporcionando vários benefícios para a saúde, tais como proteção antioxidante e manutenção de sistemas cardiovasculares e intestinais saudáveis. Eles são ricos em compostos polifenólicos como piceatannol e scirpusin B, bem como fibra dietética e Magnésio.

17. Combate a Anemia:

A anemia é causada devido a concentrações reduzidas de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. O maracujá Amarelo, sendo uma rica fonte de Ferro, pode ajudar a combater este problema. Um copo de maracujá cru fornece quase 4 miligramas de Ferro. A necessidade diária é de 6 microgramas para os homens e 8,1 microgramas para as mulheres. Além disso, a Vitamina C no maracujá Amarelo ajuda o corpo a absorver seu teor de Ferro.

18. Controla a Pressão arterial:

Se você consumir uma porção de maracujá Amarelo por dia, você pode satisfazer 1/4 de suas necessidades de potássio imediatamente. O potássio é um mineral vital no corpo humano por uma série de razões, uma das quais é o seu papel como um vasodilatador. Ele relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e promove o aumento do fluxo sanguíneo. Isso reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular global.

19. Aumenta da Hemoglobina no Sangue:

A cor vermelha do nosso sangue se deve a um pigmento chamado hemoglobina, cujo conteúdo principal é o Ferro. O baixo nível de hemoglobina é o causador da anemia, uma condição que pode levar a cansaço persistente, falta de ar, tonturas e desmaios.

O maracujá Amarelo contém uma quantidade elevada de Ferro, cerca de 20% do total que precisamos diariamente. Ele também possui Vitamina C, vital para a absorção de Ferrono corpo. Uma combinação perfeita para manter os níveis ideais de Ferro e hemoglobina no sangue.

20. Ajuda a Manter o Bom Humor:

Tanto a fruta quanto a flor do maracujá contêm alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do maracujá Amarelo. Verificou-se que a ingestão da fluta relaxa o sistema nervoso e induz o sono. Sua ingestão potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já estão receitando suplementos naturais à base de maracujá para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

Os medicamentos para tratar estes distúrbios, no entanto, podem causar efeitos colaterais, por isso o ideal é incluir o maracujá Amarelo diariamente na dieta a fim de melhorar o humor e atenuar os sintomas destes transtornos.

Sair da versão mobile