Dicas de Saúde

Donepezila: Para que Serve, Como Usar e Malefícios

Por Alan Costa, em 24/02/2019 (atualizado em 16/09/2021)
Donepezila: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais

O Donepezila melhora a função das células nervosas no cérebro. Ele funciona impedindo a quebra de uma substância química chamada acetilcolina. As pessoas com demência geralmente têm níveis mais baixos desse químico, o que é importante para os processos de memória, pensamento e raciocínio.

Este medicamento é utilizado para o tratamento da demência ligeira a moderada causada pela doença de Alzheimer.

Donepezila não é uma cura para a doença de Alzheimer. Esta condição irá progredir ao longo do tempo, mesmo em pessoas que tomam este medicamento.
Informação importante

Antes de tomar Donepezila, informe à seu médico caso tenha um distúrbio do ritmo cardíaco, como “síndrome do seio doente” (aumento dos batimentos cardíacos), aumento da próstata, problemas de micção, asma, doença pulmonar obstrutiva ou epilepsia.

Caso precisa fazer algum tipo de cirurgia, informe ao cirurgião com antecedência que está tomando donepezila.

Donepezila pode causar efeitos secundários que podem prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado caso dirija ou fizer qualquer coisa que exija que esteja acordado e alerta.

Antes de Tomar Este Medicamento:

Você não deve usar Donepezila caso seja alérgico à seu composto ou a certas outras drogas. Informe o seu médico caso seja alérgico a algum medicamento.

Para garantir que este medicamento é seguro para si, informe o seu médico caso tenha:

  • Distúrbio do ritmo cardíaco;
  • Histórico úlceras estomacais;
  • Aumento da próstata ou problemas de micção;
  • Doença hepática ou renal;
  • Epilepsia ou outro distúrbio convulsivo;
  • Dificuldade para engolir;
  • Asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou outro distúrbio respiratório.

Não se conhece se o donepezila irá prejudicar o feto. Informe o seu médico caso esteja grávida ou planeja engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento.

Não se conhece se o donepezila passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Informe à seu médico caso esteja amamentando um bebê.

Como Devo Tomar Donepezila:

Tome Donepezila exatamente como foi receitado para você. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Você pode tomar Donepezila com ou sem comida.

Não esmague, mastigue ou quebre o comprimido normal. Engula tudo.

Se você precisar de cirurgia ou tratamento dentário, informe ao cirurgião com antecedência que está usando o donepezila. Você pode precisar interromper o uso do medicamento por um curto período de tempo.

Não deve deixar de utilizar este medicamento sem o conselho do seu médico.

Armazene em temperatura ambiente longe da umidade e calor.

Informação de Dosagem do Donepezila:

Dose adulta usual para a doença de Alzheimer:

  • Dose inicial: 5 mg por via oral uma vez ao dia, à noite antes de se deitar.

Doença de Alzheimer leve a moderada:

  • Dose de manutenção: 10 mg por via oral uma vez ao dia, após o paciente ter tomado uma dose inicial de 5 mg uma vez ao dia por 4 a 6 semanas

Doença de Alzheimer moderada a grave:

  • Dose de manutenção: 23 mg por via oral uma vez ao dia, após o paciente ter tomado uma dose de 10 mg uma vez ao dia por pelo menos 3 meses

Comentários: Uma dose maior de 10 mg pode ou não fornecer um benefício clínico estatisticamente significativamente maior do que uma dose de 5 mg. A preferência do prescritor e do paciente deve ser considerada.

O que Acontece se eu Perder Uma Dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta caso esteja quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.

Caso perca suas doses por mais de 7 dias seguidos, ligue para seu médico antes de tomar o medicamento novamente.

O que Acontece se Tiver Overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para o serviço de emergência.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir náuseas graves, vômitos, salivação, suores, visão turva, sensação de tontura, batimento cardíaco lento, respiração superficial, fraqueza muscular, desmaios ou convulsões.

O que devo Evitar Enquanto Estiver Tomando Donepezila?

Este medicamento pode prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado caso dirija ou faz qualquer coisa que precise estado de alerta.

Malefícios do Donepezila:

Procure ajuda médica de emergência caso tenha sinais de uma reação alérgica ao Donepezila: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pare de usar o medicamento e chame seu médico imediatamente caso tenha:

  • Vômito grave ou contínuo;
  • Sentimento de tontura, como se fosse desmaiar;
  • Batimentos cardíacos lentos;
  • Convulsão;
  • Micção dolorosa ou difícil;
  • Problemas respiratórios novos ou agravados;
  • Sinais de hemorragia estomacal.

Efeitos colaterais comuns do Donepezila podem incluir:

  • Náusea, vômito, diarreia;
  • Perda de apetite;
  • Dor muscular;
  • Problemas de sono (insônia);
  • Sentindo-se cansado;

Que Outros Remédios Podem Afetar o Donepezila?

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza e aqueles que tenha iniciado ou deixado de utilizar durante o seu tratamento com Donepezila, especialmente:

Anti-inflamatórios não-esteróides – aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxibe, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros;

Está lista não está completa. Outros remédios podem interagir com ele, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos.

Outras Informações:

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Donepezila apenas para a indicação prescrita.

Sair da versão mobile