Frutas

Abricó da Praia fruta: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)

abricó da praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível, originária da África tropical.

Outros nomes populares: abiu da praia, balata, maracujá de árvore, abricoteiro, abricó-amarelo, abricó do brasil, abricoqueiro, albricoqueiro.

Possui frutos comestíveis ao natural, e com propriedades medicinais.

A madeira é usada em construção civil e naval, em carpintaria.

O fruto é consumido principalmente nos Estados Unidos, e no Brasil é mais consumida no estado do Pará.

A árvore é frondosa, grande e piramidal, e pode chegar aos 15 metros de altura.

As folhas podem medir até 14 cm de comprimento, e são pecioladas.

As flores são brancas, perfumadas e aparecem solitárias ou em pares opostos. Dos brotos da árvore é produzido o momin, uma bebida alcoólica. A bebida pode ser preparada por meio dos brotos amassados e fermentados, e a bebida é semelhante ao vinho.

Valor Nutricional do Abricó da Praia

O Abricó da Praia também é conhecido popularmente como Damasco. Esta fruta é mais encontrada enlatada e seca. Qualquer alimento seco é mais nutritivo, pois seus nutrientes ficam concentrados. É rica em vitamina A, E, B2 e vitamina C, sendo um excelente antioxidante. Como não consegui encontrar dados sobre o peso e as informações nutricionais do Damasco in natura, colocarei os dados do Damasco seco. Este tem o peso de 7g, 9,17kcal, 88,9mg de vit.A e 1,06mg de vit.C. Veja Agora os 10 Benefícios do Abricó Para Saúde:

Benefícios do Abricó Para Saúde

1. Previne Várias Doenças:

O beta caroteno encontrado no abricó da praia é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.

2. Auxilia na Saúde dos Ossos:

O abricó da praia seco é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea.

3. Combate Infecções:

Os frutos de abricó da praia contêm vitamina C, outro antioxidante natural. vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio.

4. Protege o Corpo de Radicais Livres:

O abricó da praia por conter em seus nutrientes poderosos antioxidantes encontrados nos benefícios do Abricó da Praia na ajuda a proteger o corpo de atividade de radicais livres e danos às células.

5. Rico em Fibras:

Os benefícios do Abricó da Praia são muitos por ter alta quantidade de fibras que existem nos Abricó da Praia oferecem uma variedade de benefícios à saúde.

É também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.

6. Previne Doença Ocular:

O abricó da praia, são ricos em vitamina A e carotenoides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.

7. Ajuda na Formação da Hemoglobina:

Alem disso, o abricó da praia contêm uma boa quantidade de ferro e de cobre, os damascos podem contribuir para a formação da hemoglobina.

8. Auxilia na Perda de Peso:

Essas deliciosas frutinhas tem um baixo teor calórico, fonte de alimento rico em nutrientes que pode ser um ótimo complemento para qualquer programa de perda de peso. Além disso, a fibra do abricó da praia, pode ajudar a manter um nível de peso saudável.

9. Contém Antioxidantes:

Um dos grandes benefícios do abricó da praia é que ele, é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção.

10. Contém Vitamina A:

Um dos grandes benefícios do Abricó da Praia para saúde é que ele, é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção, agindo também como um poderoso antioxidante.

Apesar de o fruto poder ser consumido de forma natural, é preciso tomar cuidado com sua casca e a polpa, pois estas contêm substâncias fortes, amargas e acres que podem, em contato com os lábios ou a língua, causar mal-estar que permanece por algumas horas.

Sair da versão mobile