Benefícios do Chás

Chá da Casca de Abacaxi serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 03/04/2018 (atualizado em 26/08/2021)

Chá da Casca de Abacaxi serve para quê? Veja benefícios e como fazer. Além disso, A casca de abacaxi possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde de todo o corpo e para o organismo ajudando no bom funcionamento.

O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, Cálcio, potássio, manganês, ferro e fibras que ajudam a manter o intestino em pleno funcionamento e a flora intestinal saudável.

A presença da enzima bromelina em sua composição ajuda no controle do colesterol, e por ser rica em fibras solúveis, a fruta diminui inchaço do corpo e melhora o trabalho do aparelho digestivo.

Por conta disso, o chá de abacaxi pode ser um aliado na eliminação de resíduos e perda de peso.

Utilizando essa bebida misturada com ingredientes chaves como gengibre ou canela que possuem ação termogênica, esses benefícios podem ser potencializados.

Valor Nutricional do Chá da Casca de Abacaxi:

O Chá da Casca de Abacaxi contém mais nutrientes que a parte comestível e isso é ótimo pois podemos comer a fruta ou usar para o suco e deixamos a casca para chapar a barriguinha. O abacaxi é rico em vitamina C e contém bromelina, poderosa enzima que facilita a digestão. O chá reduz o apetite, proporciona saciedade, é termogênico e diurético.

O chá de abacaxi desintoxica e ajuda a emagrecer, pois evita a retenção de líquidos, afina a cinturinha (claro que sendo aliado a uma dieta e exercícios físicos) e ainda ajuda no bom funcionamento do intestino. Então, confira Os 40 Benefícios do Chá da Casca de Abacaxi Para Saúde:

Benefícios do Chá da Casca de Abacaxi Para Saúde:

1. Melhora a Saúde do Coração:

A vitamina C presente no Chá da Casca de Abacaxi reduz o risco de doença cardíaca. Prevenido Também de varias outras doenças.

2. Evita Cataratas:

A alta concentração de vitamina C na Casca de Abacaxi ajuda na proteção da visão.

3. Preveni o Câncer:

A Casca de Abacaxi auxilia a quimioterapia. Caso esteja sendo tratado por câncer, fale com seu médico sobre como a fruta pode beneficiá-lo.

4. Impedi o Ataque de Asma:

Caso sofra de asma, beba o chá de abacaxi antes de se exercitar. A vitamina A presente no fruta libera o betacaroteno, um composto conhecido por reduzir o risco de ataque de asma induzido pelo exercício.

5. Serve Como Antienvelhecimento:

As cascas de abacaxi são ricas em antioxidantes. Esses antioxidantes combatem doenças relacionadas com a idade e podem fazer com que uma pessoa se sinta mais jovem.

6. Aumenta a Fertilidade:

Caso você e seu parceiro tem planos de gravidez, é recomendável que ambos tentem incorporar a Casca de Abacaxi em sua dieta. Isso ocorre porque a Casca de Abacaxi contém uma série de vitaminas e minerais que promovem a fertilidade.

7. Melhora a Digestão:

O Chá da Casca de Abacaxi como mencionado anteriormente, são ricos em vitamina C. Isso ajuda na geração de sucos digestivos que irá desintegrando as partículas dos alimentos. A bromelaína é um tipo de enzima presente na fruta que ajuda a quebrar as partículas de proteína.

8. Melhora o Aspecto da Pele:

As doenças de pele, como o acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase e pode ser impedida por seu consumo devido às propriedades anti-inflamatórias do Chá da Casca de Abacaxi.

9. Preveni Doenças nos Ossos:

O Chá da Casca de Abacaxi contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Estes minerais ajudam na construção dos ossos e tecidos conjuntivos. Ele também contém vitamina C, que auxilia na prevenção de várias doenças dos ossos e tem propriedades anti-inflamatórias.

O teor de Cálcio também é bastante adequado no Chá da fruta. Tiamina e biotina presente no Chá da Casca de Abacaxi também são úteis para fazer os ossos mais fortes.

10. Fonte de Cobre:

O Chá da Casca de Abacaxi é rico em Cobre, que desempenha um papel importante como um co-fator na síntese de células vermelhas do sangue.

11. Aumentar a Imunidade:

A imunidade pode ser aumentada com o consumo do Chá de Abacaxi, por ser uma boa fonte de vitamina C, que irá ajuda na luta contra várias doenças microbianas.

12. Prevenir Dores nas Articulações:

Os benefícios do Abacaxi incluem ainda a capacidade de ajudar aqueles que sofrem de artrite e dores nas articulações, pois a bromelina pode acelerar a cura associada a procedimentos cirúrgicos. O consumo do Chá da Casca de Abacaxi também é muito útil para o tratamento de lesões desportivas, incluindo distensões e dores pós-treinos.

13. Abacaxi Retarda o Envelhecimento:

Está é uma ótima notícia para as mulheres, pois afinal de contas, ninguém quer parecer mais velho do que realmente é, este efeito é graças a presença da vitamina A presente no Chá da Casca de Abacaxi.

14. Ajuda no Controle da Coagulação Sanguínea:

A bromelina mostrou ainda efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o Chá da Casca de Abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

15. Tem Ação Antioxidante:

Chá da Casca de Abacaxi fornece 80% das necessidades diárias de vitamina C. Essa vitamina, também chamada ácido ascórbico, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, outros tipos de infecções, doenças cardíacas, protegendo os vasos sanguíneos e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa.

Além disso a vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres internos e externos ao organismo, doenças como aterosclerose e câncer e o envelhecimento precoce.

16. Previne a Asma:

O betacaroteno encontrado no na fruta, ajuda a diminuir o risco de desenvolver asma. Toxinas, má alimentação, poluição, abuso de antibióticos e estresse desempenham um grande papel no desenvolvimento da asma. Todos esses fatores causam inflamação, mas felizmente um dos benefícios do Chá da Casca de Abacaxi é que ele pode ajudar a reduzi-la através de desintoxicação.

17. Aumenta o Fluxo Sanguíneo:

Os antioxidantes presentes na fruta, como a vitamina C, betacaroteno e outras vitaminas e minerais, incluindo o cobre, afetam tanto a fertilidade masculina quanto a feminina. Os antioxidantes têm sido mostrados para ajudar a aumentar o fluxo de sangue e restaurar a formação de tecido adequada nos órgãos genitais. Além disso, eles podem ajudar no aumento da contagem de espermatozoides.

18. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá da Casca de Abacaxi possui uma grande quantidade de vitamina C. A vitamina C é comumente usada para minimizar a tosse, resfriados e sintomas de gripe, pois, fortalece o sistema imunológico. A vitamina C encontrada no abacaxi é uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel na manutenção da saúde do tecido conjuntivo do corpo, bem como atuando como um antioxidante.

19. Fornece Brilho Para Pele:

O Chá da Casca de Abacaxi é excelente para a manutenção de uma pele clara e brilhante, devido ao seu teor de vitamina C que ajuda a reparar os danos no tecido e promover o clareamento da pele.

Além disso, suas enzimas promovem a elasticidade da pele e eliminação das células mortas da pele. Os frutos ricos em antioxidantes também são ótimos para o anti-envelhecimento.

20. Ajuda na Saúde Cardiovascular:

A vitamina C beta-caroteno e antioxidantes no  Chá da Casca de Abacaxi ajudar o seu corpo para manter a saúde cardiovascular. O abacaxi, também ajuda a reduzir a pressão sanguínea e é muito eficaz para combater a hipertensão, que por sua vez contribui para reduzir o seu risco de doença cardíaca.

21. Previne Resfriado, Tosse e Gripe:

Devido a sua grande Quantidade de vitamina C, O Chá da Casca de Abacaxi torna-se bastante benéfico em prevenir gripes e resfriados. A Bromelina tem propriedades que suprimem a tosse e podem ajudar a soltar o muco. Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios. Abacaxi, juntamente com mel é recomendado para uma pessoa que tem dor de garganta.

22. Ajuda na Saúde dos Dentes:

o Chá da Casca de Abacaxi previne a placa bacteriana e doenças da gengiva, pois é rica em vitamina C.

23. Auxilia na Saúde da Pele:

Acelera a cicatrização de feridas e mantém a pele macia, uma vez que contém enzimas que fazem a pele elástica, abacaxi é um remédio caseiro para tecido infectado resultante de lesões e para reduzir manchas de

24. Protege Contra a Degeneração Macular:

O Chá da Casca de Abacaxi contém beta-caroteno, que ajuda as retinas dos olhos. Estudos feitos descobriram que o consumo de Chá da Casca de Abacaxi pode reduzir significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade.

25. Fortalece as Unhas:

Você já pensou por que suas Unhas ficam secas e frágeis? Não? Culpe as vitamina A e B. A falta delas no corpo é o principal culpado. No entanto, você não precisa se entupir de nenhuma pílula multivitamínica para aliviar esta condição! Apenas use o Abacaxi. Você pode até mesmo preparar uma loção amaciante em Unhas em sua casa usando Chá da Casca de Abacaxi.

26. Protege Contra Lábios Rachados:

Quer ter lábios macios e flexíveis? Pegue minha sugestão e utilize o Abacaxi que, quando usado juntamente com Óleo de Coco, oferece alívio aos lábios rachados. O Chá da Casca de Abacaxi , assim como o Óleo de Coco, possui propriedades hidratantes e nutritivas da Pele.

27. Previne a Perda de Cabelo:

Assistir centenas de fios de Cabelo indo para o ralo quando você está no chuveiro pode ser muito doloroso. Mas, algumas mudanças dietéticas podem ajudá-lo a evitar esta Perda de Cabelo incômoda. Incluir Abacaxi em sua rotina de almoço/jantar é uma dessas soluções.

28. Elimina os Radicais Livres:

O Chá da Casca de Abacaxi são uma rica fonte de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, impedindo assim os danos celulares. Estes antioxidantes também protegem o nosso corpo de doenças como a Aterosclerose, doenças cardíacas, Artrite, vários tipos de Câncer, etc. Portanto, se você está procurando uma fuga destas condições, não hesite em comer Abacaxi.

29. Combater a Acne:

Este sabor exótico é como um elixir para a nossa pele, especialmente para se livrar de Espinhas teimosas. Como? Bem, a presença de vitamina C (assim, a acidez) no Abacaxis permite que esta fruta seja utilizada, tanto interna como externamente, como uma cura para a acne e outras condições inflamatórias da Pele. Além disso, a bromelina encontrada no Chá da Casca de Abacaxi, uma enzima anti-inflamatória, estimula o poder de cura da vitamina C.

30. Previne a Aterosclerose:

Os radicais livres causam a Aterosclerose, que pode ser facilmente prevenida pelos antioxidantes no Chá da Casca de Abacaxi .

Outros Benefícios do Chá da Casca de Abacaxi:

  • Desintoxica o organismo;
  • Ajuda a emagrecer de maneira natural e rápida;
  • Possui apenas 40 calorias por copo;
  • Evita a retenção de líquidos;
  • Afina a cintura;
  • Coloca o intestino para funcionar regularmente;
  • Possui efeito diurético;
  • Hidrata o organismo.

Como Preparar o Chá da Casca de Abacaxi:

INGREDIENTES:

  • ½ Litro de Água;
  • ½ Abacaxi cortado em pedaços pequenos;
  • Cascas de ½ abacaxi cortadas em pedaços menores que os da fruta em si;
  • 1 Sachê de chá preto.

COMO FAZER:

  • Primeiramente você precisará ferver as cascas numa quantidade de 1 litro de água por aproximadamente 10 minutos.
  • Você tem duas opções: Pode descartar as cascas depois de cozidas, o que tornará o chá mais fraco, ou pode batê-las no liquidificador, o que, por sua vez, tornará o chá mais forte e nutritivo.
  • Guarde o líquido e prepare o chá preto em 200 ml de água ferventes e espere esfriar até que ambas as misturas cheguem à temperatura ambiente, depois disso basta adicionar o pedaços de abacaxi e levar para gelar.
Sair da versão mobile