Benefícios dos Sucos

Suco de Jenipapo é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 28/03/2018 (atualizado em 23/08/2021)

O Suco de Jenipapo é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café.

É encontrada em toda a América tropical.

No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios – a planta inclusive aguenta encharcamento.

Valor Nutricional do Suco de Jenipapo:

Suco de Jenipapo dispõem muitos dos nutrientes do Jenipapo, abrangendo: Água, Carboidratos, Fibras, Proteínas, Fósforo, Cálcio e Ferro. Então, confira detalhadamente Os 20 Benefícios do Suco de Jenipapo Para Saúde:

Benefícios do Suco de Jenipapo Para Saúde:

1. Combate a Anemia:

Graças à alta quantidade de ferro presente no Suco de Jenipapo, ele é muito eficaz no combate à anemia, ajudando o organismo também a absorver outros nutrientes que melhorem a saúde sanguínea.

2. Favorece o Apetite:

Principalmente para crianças ou pessoas que precisam engordar e é recomendado ingerir maior quantidade de calorias por dia, o consumo do Suco de Jenipapo ajuda bastante, pois ela estimula o apetite naturalmente.

3. Trata Bronquite, Asma e Demais Doenças Respiratórias:

O Suco de Jenipapo ajuda no tratamento de gripes, resfriados, bronquite e até mesmo asma, ajudando a limpar o sistema respiratório.

4. Trata Inflamações Intestinais:

O consumo do Suco de Jenipapo é muito eficiente no tratamento de uma doença conhecida como enterite, uma inflamação que afeta a mucosa do intestino delgado, que geralmente causa dor no abdômen, falta de apetite, diarreia, vômito, febre e presença de sangue e muco nas fezes.

5. Ajuda no Tratamento de Reumatismo:

Pelo fato do Suco de Jenipapo ajudar na circulação sanguínea, ele é benéfico para o tratamento do reumatismo, auxiliando no alívio dos principais sintomas da doença, como dores e inchaço nas articulações.

6. Combate a Faringite:

O consumo do Suco de Jenipapo está associado ao tratamento natural da faringite, uma inflamação aguda na faringe.

7. Melhora o Desempenho Sexual:

Embora poucas pessoas saibam disso, o Suco de Jenipapo possui substâncias que atuam como afrodisíaco natural, melhorando o desempenho sexual tanto de homens quanto de mulheres.

8. Combate a Faringite:

Os princípios ativos contidos no Suco de Jenipapo podem inibir os sintomas da faringite, eliminando a dor, irritação, e a coceira da garganta causados por essa doença.

9. Combate a Doenças Intestinais:

Outro benefício do Suco de Jenipapo para a saúde é seu auxílio aos pacientes que sofrem de enterite crônica, uma inflamação da mucosa do intestino delgado. Para as pessoas diagnosticadas com esse problema, o ideal é consumir um copo de suco adoçado com mel diariamente.

10. Fortalece os Ossos:

O Suco de Jenipapo é rico em Cálcio que é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia.

11. Ajuda a Limpar o Organismo:

O Cálcio ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, por conter alto teor desse nutriente o Suco de Jenipapo limpa o organismo deixando-o livre de gordura.

12. Ajuda a Regular os Impulsos Nervosos:

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, o Cálcio do Suco de Jenipapo é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

13. Estimula o Apetite:

Um dos principais benefícios do Suco de Jenipapo é justamente neste sentido, ele oferece um estímulo ao apetite.

14. Ajuda a Aumentar a Libido:

O casal que precisa estimular ou apimentar a vida sexual pode se beneficiar com bebida como o Suco de Jenipapo que impulsionam a libido e abrem o apetite sexual.

15. Benefícios do Suco de Jenipapo Para as Gestantes:

O suco é benéfico para as futuras mamães. É que ele pode auxiliar em relação aos vômitos com os quais algumas gestantes sofrem. Para casos como esse, a indicação é preparar o suco.

16. Ajuda a Tratar a Bronquite:

O Suco de Jenipapo é muito útil para os pulmões ajudando a combater a bronquite. Essa utilidade do suco  já é bastante conhecida no Norte e Nordeste, onde se costuma preparar um suco natural de Jenipapo.

17. Favorece o Funcionamento do Sistema Digestivo:

A quantidade de Ferro que encontramos no Suco de Jenipapo não apresenta apenas benefícios para a anemia, ele também promove a melhora e o funcionamento do sistema digestivo.

18. Ajuda a Tratar a Diarreia:

A diarreia causa aumento do número de evacuações e modifica a consistência das fezes, que ficam mais líquidas. O suco por ser rico em fibras, ele promove uma melhora rápida para esse problema.

Como Preparar o Suco do Jenipapo:

Ingredientes:

  • 1 copo de água (filtrada ou mineral);
  • 1 jenipapo.

Modo de Preparo:

  • Lavar bem a fruta e cortá-lo em pedaços;
  • No liquidificador, colocar os pedaços do fruto juntamente com a água e bater bem;
  • Coar, bater novamente no liquidificador e beber logo em seguida.

Malefícios:

Até o momento não foram registradas contraindicações ou efeitos colaterais a respeito do uso do suco porém o consumo em excesso de qualquer tipo de alimento pode vir a causar danos.

Sair da versão mobile