Benefícios das Plantas

Rosa Mosqueta é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 13/09/2021)

A Rosa Mosqueta pode ser usado para ajudar a atenuar estrias, queloides, cicatrizes e rugas e linhas de expressão na pele, possuindo um potente efeito regenerador e emoliente sobre a pele, pois é rico em ácidos graxos como ácido oleico, linoleico e linolênico, além de Vitamina A e alguns compostos cetônicos.

Este óleo é obtido a partir das sementes da planta silvestre Rosa Mosqueta, que cresce espontaneamente na região sul dos Andes chilenos. Além disso, a Rosa Mosqueta é capaz de reforçar a síntese de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza à pele, sendo também responsável por nutrir profundamente a pele, o que o torna ideal para passar na pele ressecada ou descamando, deixando-a suave e sedosa.

Origem da Rosa Mosqueta:

Essa planta é um arbusto que pertence à família das rosáceas. Ela é originária da Europa e foi trazida à América, onde se difundiu principalmente pela região das Cordilheiras dos Andes, no Chile, que tem clima frio.

Rosa Mosqueta são brancas e rosadas, às vezes apresentam coloração amarela. Quando as pétalas caem, a rosa mosqueta produz um fruto de cor avermelhada na forma oval de aproximadamente 1,5 cm a 3 cm de diâmetro.

Benefícios da Rosa Mosqueta Para Saúde:

Todos os Tipos de Pele:

A Rosa Mosqueta pode ser usado mesmo por quem tem pele oleosa pois ajuda a regular a quantidade de sebo produzido. É um óleo bem absorvido pela pele, não deixa aquele aspecto gorduroso. Aos que possuem pele seca, ele é também um ótimo hidrante, graças a vitamina E e aos ômegas 6 e 3. Além de tudo, seu uso regular confere um brilho à pele.

Retarda o Envelhecimento Precoce:

Os agentes antioxidantes do óleo (betacaroteno, licopeno, vitamina E) conseguem amenizar o processo de envelhecimento prematuro provocado pelos raios solares do tipo ultravioleta. O óleo da Rosa Mosqueta é eficaz contra as rugas superficiais bem como contra as manchas senis. Observação: o óleo é útil contra qualquer tipo de manchas.

Combate Estrias e Celulites:

Muita gente se questiona se a Rosa Mosqueta ajuda no combate às estrias e as celulites, e a boa notícia é que isso é a mais pura verdade! Vários estudos apontam que o uso contínuo do óleo de rosa mosqueta evita o aparecimento de estrias em 50%.

E também colabora no combate das celulites. Agora é fundamental utiliza-lo pelo menos duas vezes ao dia para ter os efeitos desejados, se não não funciona!

Ajuda na Cicatrização da Pele:

A Rosa Mosqueta é uma alternativa barata e não invasiva para o tratamento de cicatrizes. Os ácidos graxos do óleo, além de ajudarem na hidratação, promovem a redução de cicatrizes. A pró-vitamina A (betacaroteno) presente no óleo também traz benefícios ao tecido cicatrizado já que suaviza a textura e o tom da pele.

É Ótimo Para a Saúde Capilar:

O óleo ajuda a recuperar o brilho e a restaurar cabelos, bem como a hidratar os fios secos. Experimente massagear seu couro cabeludo com um pouco da Rosa Mosqueta levemente aquecido e veja os resultados. O óleo também auxilia no controle de caspas.

Como Preparar da Rosa Mosqueta Caseiro:

Para fazer a Rosa Mosqueta caseiro para nutrir e dar luminosidade à pele, precisa de:

Ingredientes:

  • 30 ou 40 gramas de sementes da Rosa Mosqueta;
  • Óleo de amêndoas;
  • Pote ou frasco de vidro com tampa;
  • Conta gotas.

Modo de Preparo:

  • Começar por remover as beiradas de cada uma das sementes com uma faca, cortando em seguida as sementes ao meio, de modo a expor o seu conteúdo;
  • Depois, adicionar as sementes ao frasco de vidro, e adicionar óleo de amêndoas em quantidade suficiente para cobrir todas as sementes;
  • Tapar o frasco e deixar repousar durante aproximadamente 20 dias;
  • Passado esse tempo, coar o óleo e transferir para um conta gotas.

O óleo está pronto para ser usado, sendo recomendado aplicar algumas gotas deste óleo sobre a pele 1 a 2 vezes por dia, especialmente nas regiões mais secas ou com cicatrizes, estrias, rugas ou linhas de expressão por exemplo.

Malefícios da Rosa Mosqueta:

A Rosa Mosqueta não é indicado para ser usado em peles oleosas e com acne, pois pode haver agravamento dessas condições através da proliferação de microrganismos. Além disso, pessoas hipersensíveis a essa planta também devem evitar o uso desse óleo.

Sair da versão mobile