Alimentos Saudável

Os 12 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Por Alan Costa, em 09/05/2018 (atualizado em 14/09/2021)
alimentos para aumentar a imunidade

Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter infecções.

Todos sabemos que ter um estilo de vida saudável e Alimentos Para Aumentar a Imunidade é o primeiro passo para não ficar doente. Mas você já viu aquela pessoa que pratica exercícios com frequência, mas que mesmo assim vive doente? Muito provavelmente ela não tem a vida mais regrada do mundo.

É comum ver pessoas que fazem atividade física resfriadas, gripadas, com dores de garganta ou até mesmo lesionadas mais de uma vez ao ano. E isso muito se deve a um provável desbalanço entre a rotina puxada de exercícios. Portanto, uma dieta desregrada e noites de sono mal dormidas.

Alimentos que Aumentam a Imunidade:

1. Gérmen de Trigo:

Uma excelente fonte de vitamina E, que é um poderoso antioxidante que protege contra o estresse oxidativo e que interage com as vitamina A e vitamina C e com o selênio suficiente para ser um dos Alimentos Para Aumentar a Imunidade.

2. Maçã:

Por conter resveratrol e quercetina, a maçã ajuda a prevenir o câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis ainda reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo também o sistema imunológico.

3. Iogurte e Leite Fermentado:

São reconhecidos por serem probióticos e Alimentos Para Aumentar a Imunidade, por possuírem micro-organismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

4. Gengibre:

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser também um dos Alimentos Para Aumentar a Imunidade.

5. Alho e Cebola:

O alho e a cebola podem ser consumidos crus, cozidos, no preparo de outros alimentos, em saladas ou em sopas. Estudos têm revelado que o alho pode ser útil para proteger o corpo de osteoartrite, obesidade, câncer gástrico e doenças cardiovasculares.

6. Aveia e Cevada:

Estes grãos contêm betaglucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e um antioxidante super poderoso que ajuda na prevenção de diversas doenças, por isso eles são alimentos que aumentam a imunidade. Um estudo demonstrou que estes grãos são Alimentos Para Aumentar a Imunidade.

7. Marisco:

Selênio, abundante em moluscos como ostras, lagostas, caranguejos e moluscos. Portanto, ajuda as células brancas do sangue a produzir citocinas proteínas que ajudam o vírus da gripe a serem eliminados do corpo. Salmão, cavala e arenque são exemplos de mariscos ricos em gorduras ômega-3, que reduzem a inflamação. Portanto, aumentam o fluxo de ar e protegem os pulmões de resfriados e infecções respiratórias.

8. Sopa de Galinha:

Os sintomas do resfriado são uma resposta ao acúmulo das células nos brônquios. O aminoácido cisteína, liberado através do frango durante o seu cozimento, se assemelha quimicamente a acetilcisteína, um medicamento conhecido por combater a bronquite. Portanto, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

9. Batata Doce:

As batatas doces são alimentos que ajudam na imunidade atuando contra bactérias, vírus e outros invasores do corpo. Para se manter forte e saudável, sua pele precisa de vitamina A. Portanto, a vitamina A desempenha um papel importante na produção de tecido conjuntivo, um componente essencial para a saúde da pele.

10. Frutas cítricas:

A maioria das pessoas consomem frutas cítricas ricas em vitamina C após adquirirem gripes e resfriados. Portanto, mas na verdade o ideal é consumir antes para prevenir e não para tratar esses problemas. As frutas cítricas ajudam a produzir glóbulos brancos que ajudam a fortalecer o sistema imune e não tratar infecções.

11. Pimentão Vermelho:

Apesar das frutas cítricas serem excelentes fontes de vitamina C, os pimentões vermelhos têm o dobro da vitamina C, além de ser uma rica fonte de betacaroteno. Vitamina C pode ajudar a manter a pele saudável e betacaroteno ajuda a manter os olhos e pele saudável. Portanto, além de ser um dos Alimentos Para Aumentar a Imunidade impedindo a entrada de vírus e bactérias.

12. Espinafre:

O espinafre integra a lista de alimentos que aumentam a imunidade não só por ser rico em vitamina C, mas também porque é rico em inúmeros antioxidantes e betacaroteno, que podem aumentar a capacidade de combate a infecção do sistemas imunitário. Semelhante ao brócolis, é melhor quando menos cozido, para que seus nutrientes sejam completamente mantidos.

Sair da versão mobile