Benefícios das Plantas

Zedoária é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

Zedoária possui ricas propriedades medicinais que beneficiam a saúde do corpo humano.

Com o nome científico de Curcuma Zedoária, a planta Zedoária pertence à família Zingiberaceae.

Seu aparecimento originário ocorreu primeiramente na Índia Oriental, e posteriormente chegou ao Brasil, mais precisamente em meados do século XVI, pelas mãos dos colonizadores, que a tornaram amplamente cultivada no país, pois se adaptou perfeitamente ao solo.

Apesar do nome incomum, a planta Zedoária se tornou grandemente conhecida e disseminada em todo o país, pois possui diversas propriedades medicinais benéficas para o organismo humano que a consome. Sua importância é tamanha, que na primeira edição da Farmacopéia Brasileira.

Pode-se identificar a Zedoária por suas longas e esverdeadas folhas, assim como por suas flores em formato de espigas. A cânfora e o alecrim são facilmente lembrados quando se sente seu aroma, e seu sabor é picante e levemente amargo.

Na Índia, a Zedoária é misturada com canela, mel e pimenta e administrada aos aos bebês e doentes para o tratamento de resfriados. A Zedoária é útil em casos de cólicas flatulentas e debilidade de órgãos digestivos (também atua como tônico digestivo).

As raízes frescas mascadas aliviam o mau hálito. De maneira externa, as suas raízes são indicadas para a limpeza de feridas, tratamento de úlceras e outros distúrbios que possam prejudicar a pele. Possui o mesmo uso do gengibre, contudo, possui gosto mais amargo.

Origem da Zedoária:

A Zedoária é nativa das regiões sul e sudoeste da Ásia. Trata-se de uma planta herbácea rizomatosa, inclusive os seus rizomas são grossos, aromáticos e crescem paralelos ao solo. As folhas crescem em tufos e são sustentadas por pecíolos que se originam nos rizomas subterrâneos. Além disso, são bem grandes, possuem o formato oval e estrutura central colorida, que pode apresentar as cores marrom, vermelho ou vinho.

As inflorescências são eretas, curtas e crescem em formatos de espigas, possuem brácteas coloridas em um incrível tom degradê, que vai do verde até o roxo, de baixo para cima. As flores surgem entre elas e possuem a cor amarela. Os frutos possuem o formato de cápsula, são ovoides e lisos e abrigam as sementes do vegetal, que por sua vez possuem o formato elíptico. Antigamente a espécie era conhecida como Curcuma xanthorrhiza.

Propriedades da Zedoária:

A Zedoária possui diversas propriedades que são responsáveis por inúmeros benefícios à saúde quando consumidas. Entre essas propriedades estão sua ação como aromática, antifúngica, antisséptica, antiasmática, antirreumática, antidispéptica, antiflatulenta, antioxidante, carminativa, colérica, digestiva, estimulante, estomáquica, emenagoga, febrífuga, hepatoprotetora, hipocolesterolêmica e renais.

É no rizoma da Zedoária que se concentram a maior parte de suas propriedades medicinais. Trata-se de uma planta riquíssima em diversos compostos benéficos ao organismo, tais como as vitaminas do complexo B, especialmente a B1, a B2 e a B6, além de diversos minerais como o cálcio, o ferro, o magnésio, o sódio, o fósforo e o potássio. Então, confira agora os Benefícios da Zedoária Para Saúde:

Benefícios da Zedoária Para Saúde:

  • Alivia os sintomas da bronquite, do resfriado, da gripe, da asma e da tosse.
  • Tratamento contra mau hálito.
  • Dentre os vários poderes desta erva encontra-se o combate ao mau hálito.
  • Suas propriedades antiflatulentas ajudam quem sofre com gases.
  • Cálculos renais, úlcera gástrica e duodenais, hepatite e gastrite são combatidas se o chá for tomado como tratamento, ou têm seus sintomas aliviados.
  • Durante uma séria quimioterapia ou radioterapia, o chá de Zedoária aumenta a eficácia delas.
  • O chá também é bom para: Afecções urinárias, gota, distúrbios menstruais ou gastrointestinais, problemas com colesterol, cálculo biliar, piorreia alveolar, náuseas e cólicas.
  • Ele aumenta a produção de secreção biliar.
  • Detém a produção do elemento TXA2, que é o principal responsável pela hiperemia na gengiva.
  • Combate o mau-hálito.
  • Ajuda aqueles que possuem insônia.
  • É colagogo e depurativo do sangue.

Receita do Chá de Zedoária:

As partes usadas para o preparo do chá são os rizomas, que podem ser facilmente encontrados em grandes farmácias e lojas de produtos naturais. Para preparar, você vai precisar de:

INGREDIENTES:

  • 2 colheres das de sopa dos rizomas de Zedoária
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Em um recipiente, coloque a planta e a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, marque no relógio 10 minutos e então desligue.
  • Tampe e deixe a mistura abafada até amornar, por cerca de 15 minutos. Depois disso, basta coar e consumir. A dose indicada é de duas xícaras ao dia.

Malefícios da Zedoária:

A Zedoária apresenta algumas contraindicações, não devendo ser consumida por pacientes gestantes e lactantes, ou ainda crianças pequenas. Quando consumida de forma excessiva, pode causar úlceras, assim como irritações da mucosa estomacal, trazendo à tona sintomas como diarreias, vômito e mal-estar. É contraindicado, também, consumir a planta em ambientes externos com exposição ao sol. Isso porque a planta é fotossensível.

Sair da versão mobile