Benefícios dos óleos

Óleo de Arnica para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 18/08/2021)

O Óleo de Arnica possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse óleo que pode ser um grande aliado da saúde.

A arnica é um gênero de aproximadamente 30 espécies de plantas perenes e herbáceas, pertencentes à família Asteraceae.

O termo “arnica” significa “pele de cordeiro” e faz uma alusão às suas folhas peludas e suaves. Devido aos flavonoides presentes em sua composição, esta planta possui propriedades medicinais que proporcionam vários benefícios à nossa saúde. Então, confira Os 15 Benefícios do Óleo de Arnica Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Arnica Para Saúde

1. Trata Infecções de Pele:

O Óleo de Arnica pode ser aplicado topicamente para se livrar de problemas de pele. O Óleo de Arnica é usado como um ingrediente em várias loções destinadas ao tratamento de infecções de pele como os eczemas.

2. Benefícios do Óleo de Arnica Para Reduzir a Aparência das Estrias:

Esfregar o Óleo de Arnica diariamente reduz a aparência de estrias relacionadas à gravidez. Tudo o que você precisa fazer é aplicar suavemente o Óleo de Arnica em seu estômago pelo menos quatro vezes por dia.

3. Evita a Queda de Cabelo: 

O uso do Óleo de Arnica rejuvenesce seu couro cabeludo e estimula os folículos pilosos, ajudando a fortalecer seu cabelo e impedindo que caia prematuramente.

4. Tratar Infecções Orais:

O Óleo de Arnica é tido como um grande aliado da saúde bucal, sendo bastante utilizado até mesmo para tratar infecções orais.

5. Trata Contusões: 

O Óleo de Arnica é eficaz na redução da aparência de contusões. A aplicação tópica do Óleo de Arnica em contusões pode melhorar significativamente esta condição.

6. Alívio da Depressão: 

Além de seus usos medicinais, o Óleo de Arnica é benéfico para aliviar sentimentos de depressão e angústia emocional. É frequentemente usado nas pessoas para restaurar o equilíbrio emocional e uma sensação de tranquilidade.

7. Benefícios do Óleo de Arnica Para Melhorar a Circulação Sanguínea: 

Óleo de Arnica é capaz de estimular a circulação sanguínea quando aplicado externamente ou internamente. Pois, o Óleo de Arnica possui propriedades que tanto ajudam no equilíbrio hormonal, como também, age diretamente nas artérias para promover uma boa circulação.

8. Combate as Caspa: 

O Óleo de Arnica limpa o excesso de sebo do couro cabeludo, proporcionando-lhe um brilho natural. Ao remover a sujeira, detritos e sebo do couro cabeludo, o Óleo de Arnica também ajuda a combater a caspa e a coceira.

9. Cura de Dores Articulares:

As propriedades anti-inflamatórias do Óleo de Arnica são louváveis. O Óleo de Arnica foi usado em preparações tópicas para cura de dores articulares, dores musculares e inchaço associado com artrite.

10. Acelerar os Processos de Cura: 

O Óleo de Arnica tem sido utilizado em preparações tópicas para cicatrização de contusões, dores musculares, flebite superficial, feridas e inchaço devido a picadas de insetos e fraturas, pois possui propriedades que aceleram os processos de cura.

11. Nutrir e Hidratar a Pele: 

Por ser rico em ácido carbônico, flavonoides e demais substâncias benéficas, o Óleo de Arnica contribuem para nutrir e hidratar a pele, mantendo-a com um aspecto muito mais rejuvenescido.

12. Benefícios do Óleo de Arnica Para Aliviar Dores Musculares:

O Óleo de Arnica por conter propriedades anti-inflamatórias, esta planta é muito eficaz no tratamento de dores musculares, atuando exatamente na causa do problema. Por este motivo, o gel de arnica é ainda mais recomendado para atletas e até mesmo para pessoas que praticam atividade física com uma certa frequência, auxiliando também no tratamento de contusões, hematomas etc.

13. Favorece a Saúde Bucal:

Poucas pessoas sabem disso, mas a arnica é tida como uma grande aliada da saúde bucal, sendo bastante utilizada até mesmo para tratar infecções orais. Ao lavar a boca com arnica, é possível prevenir ou auxiliar no tratamento de piorreia, gengivite e dor de dente. Justamente por este motivo, esta planta é muito utilizada pela indústria de produtos de higiene pessoal na fabricação de diversos produtos.

14. Combate o Inchaço Pós-Cirúrgico:

A arnica ingerida em doses homeopáticas tem apresentado excelentes resultados quanto à diminuição do inchaço causado após pequenas intervenções cirúrgicas (no caso de pacientes submetidos a procedimentos de artroscopia).

15. Benefícios do Óleo de Arnica Para Combater a Depressão:

Além de seus usos medicinais, o Óleo de Arnica é benéfico para aliviar sentimentos de depressão e angústia emocional. É frequentemente usado nas pessoas para restaurar o equilíbrio emocional e uma sensação de tranquilidade.

Malefícios do Óleo de arnica:

O do Óleo de arnica não deve ser usada por pessoas alérgicas à esta planta ou com doenças no fígado, por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas pois pode ser abortivo ou durante a amamentação pois passa para o bebê pelo leite materno. Essa planta medicinal também não deve ser usada na pele com feridas abertas ou que sangram, e nos olhos, e nunca deve ser ingerida, devido aos seus efeitos tóxicos.

Sair da versão mobile