Benefícios das Plantas

Valeriana é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 30/08/2021)
valeriana

valeriana (Valeriane officinalis) é uma planta perene, com flores brancas e rosadas e aroma adocicado, nativa das zonas temperadas da Europa e da Ásia.

Há muitos séculos a raiz da valeriana é usada pela medicina popular em casos de tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar. Na fitoterapia é uma das primeiras plantas em que se pensa para acalmar pessoas ansiosas ou em ataques de pânico. Portanto, é indicada em casos de neurastenia e crises nervosas de origem emocional.

Valeriana é uma das plantas medicinais mais conhecidas em todo o mundo. Tem muitas propriedades, mas possivelmente pela qual é mais conhecida é por ser um calmante natural. Portanto, queremos explicar agora mais benefícios da planta para a saúde e outras coisas que certamente irá descobrir.

A valeriana é talvez o tranquilizante natural mais conhecido em todo o mundo. Portanto, certamente que em mais de uma ocasião é tomada para situações de estresse ou de nervos, e também quando se tem transtornos do sono ou insônia.

É uma planta medicinal encontrada comumente no comércio na forma de chá ou comprimidos. A valeriana possui muitas propriedades benéficas para o corpo humano. Portanto, suas partes utilizadas são a raiz e o rizoma, e o uso da planta é muito incentivado quando usada em substituição aos comprimidos, uma vez que estes possuem menos química do que os industriais.

Muito usada em casos de insônia por seu efeito tranquilizante e relaxantes a planta possui efeito sedativo, calmante, antiespasmódico, sonífero, relaxante e anticonvulsionante. Portanto, para problemas relacionados ao sono, a planta é indicada em caso de ansiedade, estresse, epilepsia, insônia ou para quem está parando de fumar.

Valor Nutricional da Valeriana Para Saúde:

Sua ingestão diária de ácido ascórbico e mais de 40% dos seus requisitos de vitamina A. Isto é, além dos seus níveis significativos de cálcio e ferro, potássio, magnésio, várias vitaminas B, manganês, selênio e cobre.

Benefícios da Valeriana Pra Saúde:

1. Trata a Depressão:

A Valeriana pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da Doença , com a intervenção medicamentosa e terapia.

2. Valeriana Para Ansiedade:

A Valeriana ajuda a combater a ansiedade. Também é recomendada para aquelas pessoas que deixam de fumar ou estão sendo tratadas para alcoolismo, já que ajuda a aliviar a ansiedade ao deixar estes hábitos e não apenas isso, mas também produz um sabor muito desagradável quando a misturamos com tabaco.

3. Benefícios da Valeriana Pra Tratar Doenças:

A Valeriana é também uma planta anti-inflamatória, de modo que também pode ser usada para tratar estas doenças mais específicas Doença de Crohn (inflamação crônica do intestino). Intolerância ao glúten ou doença celíaca. Diverticulite (inflamação dos divertículos do cólon).

4. Tem Ações Antioxidantes:

A Valeriana Possui poderosos agentes antioxidantes que protegem as células do envelhecimento. Permite manter a pele saudável, posto que esta planta possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo de grande ajuda para todas aquelas pessoas que sofrem de acne, manchas e outros problemas relacionados.

5. Combate a Inflamação:

A inflamação é um grave problema de cuidados da pele e também afeta alguns órgãos internos do corpo que pode causar uma grande dose de desconforto e até mesmo dor. A Valeriana é um bom remédio para o tratamento da inflamação. Portanto, você pode tomar ½ colher de chá duas vezes ao dia com água para aumentar a lubrificação das articulações e aliviar a dor nas articulações.

6. Alivia Cólicas Menstruais:

Um dos desconfortos oriundos da Tensão Pré-Menstrual (TPM) são as cólicas. A raiz da Valeriana pode ajudar a amenizar o problema por se tratar de um composto antiespasmódico e sedativo. Portanto, que atua como um relaxante natural para os músculos e reprime os espasmos musculares.

7. Previne o Envelhecimento Precoce:

A vitamina E da Valeriana também ajuda a combater o processo de envelhecimento precoce e ajuda a torná-lo mais jovem.

8. Combate a Perda de Memória:

A Valeriana pode melhorar o desempenho da memória e algumas habilidades no cérebro, ajudando até mesmo nas funções cognitivas, o que ajuda na preservação da memória.

9. Combate a Enxaquecas:

As propriedades anti-inflamatórias da Valeriana também aliviam a inflamação nos folículos capilares e baixa a pressão arterial. Portanto, ajudando a aliviar a dor e a tensão na maioria das enxaquecas e dores de cabeça.

10. Auxilia na Perda de Peso:

Pelo fato da Valeriana atuar na diminuição da ansiedade, ela também contribui para equilibrar o apetite das pessoas que comem de forma impulsiva, Portanto, auxiliando assim no processo de emagrecimento.

11. Melhora o Aparelho Digestivo:

As propriedades diuréticas da Valeriana são muito conhecidas, pesquisas apontam que o extrato pode proporcionar melhoras significativas no trato digestivo. Portanto, sendo usada tradicionalmente para curar muitos transtornos do estômago.

12. Valeriana Para Dormir Bem:

Por trazer um efeito calmante e possuir propriedades relaxantes , sedativas e que estimulam e provocam o sono, a Valeriana pode servir como um remédio natural para pessoas que sofrem com dificuldades para dormir. Portanto, é importante saber ainda que o poder sonífero da planta medicinal já foi atestado por diversas pesquisas.

13. Combate Insônia:

Valeriana tem efeito tranquilizante e relaxantes a planta possui efeito sedativo, calmante, antiespasmódico, sonífero, relaxante e anti convulsionante. Portanto, para problemas relacionados ao sono, a planta é indicada em caso de ansiedade, estresse, epilepsia, insônia ou para quem está parando de fumar.

14. Diminui a Pressão Arterial:

Os compostos ativos da valeriana que auxiliam o controle da ansiedade e do estresse também podem contribuir com a regulação da pressão arterial. Portanto, algo que é importante para evitar a pressão arterial alta, que aumenta as chances de ataque no coração e derrame.

15. Trata a Ansiedade:

Pesquisadores descobriram que a raiz da erva aumenta a quantidade da substância química ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Portanto, tal composto ajuda a regular as células nervosas e acalma a ansiedade.

Outros Benefícios da Valeriana Para Saúde:

  • Controla crises de agitação;
  • Previne espasmos estomacais e intestinais;
  • Alivia enxaquecas;
  • Ajuda na cicatrização de feridas;
  • Ajuda a controlar vícios, como o tabagismo;
  • Ameniza quadros de fobia.
  • Trata o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA);
  • Controla a hiperatividade;
  • Ameniza tremores leves;
  • Trata a Síndrome de Fadiga Crônica.
  • Alivia dores musculares;
  • Ameniza cólicas menstruais;
  • Trata a Doença de Crohn (inflamação crônica no estômago);
  • Trata a Doença Celíaca (intolerância ao glúten );
  • Trata a Diverticulite (inflamação dos divertículos do cólon).

Malefícios da Valeriana Para Saúde:

Não se recomenda o uso para gestantes nem pessoas com sensibilidade excessiva à esta planta. Doses elevadas ou uso prolongado podem gerar situações como agitação, cefaleia, dispepsias, vertigem, alterações na visão e audição, excitação mental, delírio, reações alérgicas cutânea.

Sair da versão mobile