Frutas

Sapota fruta: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 13/08/2021)
sapota

O nome ‘sapota‘ pode não ser familiar para a maioria de nós. Sapota é outro nome para o fruto mais conhecido como chikoo ou chiku.

Quando dizemos a respeito dessa fruta, estamos, basicamente, referindo-se à árvore perene tropical que leva este fruto.

Sapota é uma deliciosa fruta rica em calorias pertencente à categoria de frutas como manga, banana e frutas jack. Seus outros nomes são baga nariz, ameixa sapoti, sapote chickoo etc.

Chegando ao ponto, a fruta oferece inúmeros benefícios para a pele, cabelo e saúde – algo que ter coberto extensivamente neste post. Continue lendo para saber mais.

A sapota tem a sua origem nas florestas tropicais da América Central, particularmente no México e Belize, mas é facilmente disponível na Índia. O fruto é uma redonda ou oval baga medindo cerca de 10 centímetros de diâmetro e pesando 150 gramas. Tem 2-5 sementes grandes, preto, brilhante feijão-like no centro. A fruta verde tem uma superfície dura e polpa branca, devido ao seu alto teor de látex.

O conteúdo de látex reduz como o fruto amadurece e sua carne adquire uma cor marrom. Tem uma textura suave e granulado com um sabor doce e almiscarado. É rico em calorias e o seu sabor doce pode ser atribuída à presença de açúcares simples tais como frutose e sacarose que repor a energia e revitalizar o corpo.

Os benefícios para saúde são abundantes com grande variedade de nutrientes. A carne do chikus é marrom e suculenta. Tanto a carne e casca deste fruto pode ser facilmente comido e digerido por seres humanos. Há sementes no centro do chiku que precisam de ser descartado. Mesmo os bebês pequenos que não têm dentes ainda pode desfrutar desta fruta porque é uma fruta tão suave e mole.

Valor Nutricional da Sapota

Sapota fruta é um depósito de nutrientes, vitaminas, minerais, glicose, taninos e calorias. Amadurecido é uma grande fonte de minerais como potássio, cobre, ferro e vitaminas como o folato, niacina e ácido pantotênico. Estes compostos são vitais para a saúde global devido ao seu envolvimento em processos metabólicos no corpo como co-fatores para diferentes enzimas.

Benefícios da Sapota Para Saúde

1. Melhora Nossa Visão:

Bom para os olhos, uma vez que tem uma abundância de vitamina A na mesma, o que contribui com a visão, especialmente para os idosos.

2. Reduz a Inflamação:

É abundante, com taninos, portanto, ele tem a capacidade em diminuir a dor no corpo.

3. Benefícios da Sapota Para o Sistema Digestivo:

A Sapota contém fibras que são boas para a digestão. As características de uma boa digestão são defecções suave e não constipação.

4. Proporciona Energia:

A Sapota proporciona energia porque contém carboidratos, que atua como fonte de energia para executar as atividades diárias.

5. Sapota no Combate a Diarreia:

Você pode usar a Sapota como medicamento para a diarreia. O truque é cortar a fruta e, em seguida, torcer para extrair a água. Desta forma, combine com água fervida e beba 2 vezes ao dia.

6. Alivio da Inflamação Bucal:

Pique a Sapota e ferva por 10 minutos. Use água fervida desta fruta para enxaguar a boca e assim, combater a inflamação bucal.

7. Ajuda na Formação de Glóbulos Vermelhos:

O ferro presente na Sapota é útil para auxiliar o corpo na produção de glóbulos vermelhos. A falta de sangue vermelho pode causar anemia.

8. Aumenta a Energia do Corpo:

A Sapota é rico em frutose e sacarose, que reabastece energia e revitaliza o corpo instantaneamente. Isso torna muito benéfico para mulheres grávidas e crianças em crescimento.

9. Acelera o Crescimento do Cabelo:

A Sapota é muito útil para reverter a fadiga da glândula adrenal. Isso mantém o equilíbrio hormonal adequado, incentivando o crescimento do cabelo.

10. Acelera a Perda de Peso:

Se você estiver em uma dieta, pode funcionar para livrar seu corpo de retenção de água. Ele ajuda a regulariza o metabolismo e funciona para sua vantagem se você estiver tentando perder peso.

11. Benefícios da Sapota Para Pele:

A Sapota protege a pele dos efeitos nocivos do sol e poluentes. Ele reduz as queimaduras causadas pela exposição constante aos raios UV e previne o câncer de pele. Aplique o suco de Topicamente sobre a pele para aliviar a descoloração da pele, cicatrizes de acne e sardas.

12. Previne o Envelhecimento:

Os antioxidantes presente na Sapota erradicam os radicais livres do corpo, atrasando o processo de envelhecimento. Assim, consumir suco evitará a formação de rugas , linhas finas e outros sinais de envelhecimento.

13. Reduz o Risco de Doenças:

A Sapota ajuda a manter um peso saudável e reduz o risco de diabetes e doenças cardíacas. Também ativa o desempenho do intestino.

14. Acelera a Cicatrização:

A Sapota contém nutrientes como vitamina C, vitamina A e vários minerais, o que ajuda a melhorar a textura natural e a pele da pele.

15. Sapota Combate Câncer:

Por ter uma quantidade considerável de antioxidantes e um alto teor de fibras, a Sapota é extremamente importante para ajudar no combate ao câncer e também combate de maneira eficaz os agentes anti-cancerígenos.

16. Sapota Contra o Estresse:

A Sapota também contém boas quantidade de vitaminas do complexo B, que são muito úteis para ajudar no combate aos sintomas de exaustão e tensão corporal.

17. É Rica em Vitaminas do Complexo B:

A vitamina B é extremamente benéfica para melhorar os sinais e sintomas de exaustão e também a tensão corporal. Por ser rica em Vitaminas do complexo B, a Sapota vai ajudar você contra, nervos atacados, anemia, acuidade visual e até mesmo doenças do coração.

18. Trata Problemas Digestivos:

Possui grandes quantidades considerável de fibras, tornando-se um excelente laxante. Além disso, ainda pode ajudar a aliviar a constipação, mas também protege a mucosa do cólon das toxinas cancerígenas.

19. Sapota é Rica em Antioxidantes:

Os antioxidantes ricos encontrados em Sapota pode ajudar o corpo a se manter segura e clara de cânceres de vários tipos. Isto é por causa das vitaminas A e B nelas o que ajuda a manutenção da saúde do revestimento de muco, dizem especialistas.

20. Promove a Saúde do Coração:

Sendo uma rica fonte de minerais como o potássio e o magnésio, a Vitamina E, o ácido fólico e as gorduras monoinsaturadas, a Sapota pode reduzir significativamente as chances de contrair doença cardíaca. Considerado um antioxidante eficaz, a Vitamina E reduz o risco de doença cardíaca, enquanto o magnésio ajuda na prevenção de ataques cardíacos.

21. Possui Muitas Fibras Alimentares:

A fruta é rica em fibras alimentares, como mencionado, o que ajudaria o boi trato digestivo clara de problemas de constipação. Em muitos países em todo o mundo, as pessoas consomem Sapota como um laxante.

22. Promove Saúde Para o Cérebro:

A Sapota também ajuda a proteger as células do cérebro dos danos por radicais livres. Juntamente com isso, também melhora a circulação do sangue para o cérebro. É altamente recomendável que as crianças, pois, melhora a sua memória.

23. Previne a Pressão Alta:

Bom para quem sofre com pressão alta. O magnésio oferecido pela Sapota também é muito importante para que sofre com pressão alta. Deficiência de magnésio leva a problemas de pressão, que pode levar a ataques cardíacos, derrames e falência dos rins.

24. Reduz Risco de Alzheimer:

A Sapota ajuda o cérebro a permanecer saudável. É uma rica fonte de muitos nutrientes essenciais para a saúde cerebral e são muito importante para crianças em fase de crescimento. Por conter riboflavina e L-carnitina, nutrientes que potencializam a atividade cerebral e criam novas conexões neurais, as amêndoas reduzem o risco de Alzheimer.

25. Sapota Para Ganhar Músculos:

Entre os benefícios da Sapota está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para ganhar músculos. Um quarto de uma xicara dessa fruta tem 8 gramas de proteína, 2 gramas a mais do que um ovo.

26. Diminui a Retenção Hídrica:

Apesar de não ser um alimento diurético, a Sapota tem potássio e magnésio que ajudam a reduzir o inchaço.

27. Beneficia as Grávidas:

As mulheres grávidas iria encontrar muita ajuda nessa fruta, por causa das grandes quantidades de nutrientes e carboidratos na mesma. Mães lactantes especialmente enfrentar fraqueza, e é por isso é dado a eles.

28. Possui Poder Cicatrizante:

A perda de sangue pode ser um problema e é preciso parar com isso. Graças à Sapota fruta, isso pode ser feito, especialmente quando lesões internas e pilhas acontecer com o corpo, sendo que ambos fazem o corpo perder muito sangue.

29. É um Poderoso Agente Anti-Bacteriano:

Propriedades anti-virais e anti bacterianas são encontrados na fruta, por causa dos polifenóis presentes no fruto. Estes compostos parar as bactérias entrem no corpo e da vitamina C na fruta ajuda a destruir os radicais livres que se não for controlada pode criar confusão.

30. Promove a Redução dos Inchaços:

Apesar de não ser um alimento diurético, contém uma boa quantidade de potássio e magnésio que ajudam a reduzir o inchaço.

Malefícios da Sapota

O sapoti mesmo tendo diversos benefícios para saúde, não indicado seu consumo em excesso, pois contém açúcar em sua composição que pode aumentar a taxa de açúcar na corrente sanguínea elevando as taxas glicêmicas na corrente sanguínea.

Sair da versão mobile