Benefícios das Plantas

Shatavari – Origem, Benefícios e Como Usar

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 30/10/2019)

Shatavari – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Shatavari também é famosa como Asperges racemosus. Ela pertence a família dos espargos. É ainda uma planta adaptógena. As plantas adaptógenas são eficientes para ajudar seu corpo a lidar com o estresse emocional e físico.

A planta é considerada um tônico porque ajuda a melhorar a vitalidade, tornando-se um alimento básico na medicina ayurvédica. Ela pode ser utilizada por homens e mulheres; conhecida pelas suas propriedades que ajudam a tratar problemas relacionados com o sistema reprodutivo.

Além disso, ela também ajuda melhorando a vitalidade e fertilidade, e aumentando a produção de leite para mulheres que tiveram filho recentemente.

Para que Serve a Shatavari:

A planta pode ser utilizada para diferentes fins, que incluem:

  • Reduz a produção de ácido, ajudando a tratar úlceras no estômago e no duodeno e melhorando a má digestão;
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue, ajudando a tratar a diabetes;
  • Alivia os gases intestinais e a diarreia;
  • Reduz a tosse e complementa o tratamento da bronquite;
  • Ajuda a eliminar o inchaço aumentando a produção de urina;
  • Melhora a fertilidade e vitalidade do corpo e sistema reprodutivo;
  • Ajuda a baixar a febre;
  • Aumenta a produção de leite em mulheres amamentando;
  • Melhora a imunidade e ajuda a combater doenças e inflamações;
  • É um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e aumenta a longevidade;
  • Melhora a função mental.

Além disso, essa planta medicinal pode ser utilizada no tratamento de problemas que possam estar relacionados com o sistema nervoso central, possuindo uma atividade calmante e anti-estresse.

Propriedades da Shatavari:

As propriedades da Shatavari são de suma importancia para a saúde das pessoas; ela possui uma ação antiúlcerosa, antioxidante, anti-estresse, calmante, anti-diabética e anti-inflamatória.

Além disso, a raiz dessa planta apresenta também uma ação afrodisíaca, anti séptica, diurética, tônica, que ajuda na redução dos gases intestinais e que melhora a produção de leite materno.

Modo de Uso da Shatavari:

A Shatavari pode ser facilmente encontrada em lojas on-line, ervanárias ou lojas de produtos naturais na forma de pó concentrado ou cápsulas; ela pode vir contendo extrato seco da raíz da planta. O pó ou extrato seco da Shatavari pode ser facilmente adicionada a água, suco ou iogurtes.

Normalmente, é recomendado beber estes suplementos 2 a 3 vezes por dia junto das principais refeições, de acordo com as orientações descritas pelo fabricante do produto.

Contraindicações da Planta:

A Shatavari, como parte da família dos espargos, deve ser interrompida por qualquer pessoa com alergia aos espargos. Alguns dizem que os espargos podem ter um efeito diurético e, assim, essa planta deve ser usada com precaução em pessoas que tomam medicamentos diuréticos.

Sair da versão mobile