Frutas

Bacupari fruta: 32 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 20/08/2021)

O Bacupari é rico em propriedades medicinais que favorecem toda a saúde do corpo humano. O Bacupari (Rheedia gardneriana) é um fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País; principalmente na região amazônica e apreciado pelas famílias ribeirinhas.

Ele é conhecido popularmente por vários nomes tais como baacuri-mirim, bacoparé, bacopari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari e limãozinho.

O bacuparizeiro é uma árvore de pequeno porte, que chega a atingir entre 4 e 6 metros de altura, possui caule reto e suas cascas são amarelo-esverdeadas.

Suas folhas são verdes e rígidas. Produz flores pequenas, esverdeadas e reunidas em inflorescência. Seu fruto, que aparece de janeiro a março, possui forma de baga; que contém polpa comestível e com sabor adocicado. Sua propagação é por suas sementes ou mudas.

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, em pomares de chácaras e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Valor Nutricional do Bacupari

Analisando variedades da fruta encontradas na região amazônica desde a primeira metade dos anos 2000, cientistas da Unicamp e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) já haviam apontado propriedades do Bacupari contra cinco tipos de cânceres, de nove testados.

Os pesquisadores isolaram o composto 7-Epiclusianona (7EPI) e realizaram testes biológicos para verificar possíveis atividades antimicrobiana, anti-inflamatória e antitumoral.

A fruta possui variadas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, cicatrizante, anticancerígena, reconstituinte e tônica.

Pesquisas realizadas pela Unicamp isolaram o 7-Epiclusianona (7EPI); composto retirado das cascas e sementes do fruto, que possuem ação anticancerígena para vários tipos de tumores, além dos nutrientes: zinco, cálcio, selênio, ferro, vitamina C e ômega 3. Então, confira agora os Benefícios do Bacupari Para Saúde:

Benefícios do Bacupari Para Saúde

1. Combate Infecções:

O Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

2. Elimina Pedras nos Rins:

Existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca do fruto. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim.

3. É Fonte de Energia:

O Bacupari ajuda a dar mais energia ou a vitalidade dos tecidos após um período de fraqueza deixada por algumas doenças.

4. Benefícios do Bacupari Contra a Hipertensão:

Pacientes com pressão alta tendem a consumir mais sódio e menos potássio. Alimentos ricos em potássio podem expulsar o excesso de sódio do corpo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea do corpo. O Bacupari contém uma boa quantidade de potássio. Então, se você está sofrendo de alta pressão arterial, você pode consumir Bacupari para fornecer à seu corpo o potássio que ele precisa.

5. Promove a Perda de Peso:

O Bacupari possui boa quantidade de vitamina A, essa vitamina ajuda a metabolizar o carboidrato do corpo transformando-o em energia, dessa forma, mesmo contendo muitas calorias, o Bacupari pode auxiliar na perda de peso se consumido com moderação.

6. Combate a Inflamação na Garganta:

Verde ou maduro o Bacupari é, quase sempre, considerado muito ácido e amargo para ser comido cru. Processado, salgado ou doce, o Bacupari possui propriedades terapeuticas que ajudam a tratar a inflamação na garganta.

7. Combate a Acne:

Às vezes, os maus hábitos alimentares ou funcionamento inadequado do fígado desencadeia a acne e espinhas. Nesses casos, os chás de ervas podem funcionar como mágica para corrigir o problema. O Bacupari têm estabelecido reputação como tratamentos anti-acne e têm sido utilizados para este efeito em todo o mundo.

8. Benefícios do Bacupari no Aumento da Imunidade:

Um dos aspectos mais importantes dos benefícios do Bacupari é sua habilidade de melhorar o sistema de defesa do nosso corpo. A maior responsável por isso é a vitamina C, um nutriente essencial para fortalecer a saúde do sistema imunológico e que é muito abundante na pitaya.

Em 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita. A vitamina C ajuda também a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres.

9. Previne a Diabetes:

Mais um dos benefícios do Bacupari que vem do alto teor de fibras da fruta é o seu poder de regular o diabetes. Estas fibras podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo consideravelmente os picos de glicose.

No entanto, a dieta de diabéticos deve ser acompanhada de perto, então antes de qualquer modificação na alimentação, o médico deve ser consultado para confirmar se este alimento será benéfico para o seu organismo.

10. Promove o Ganho de Massa Muscular:

O Bacupari é uma boa fonte vegetal de proteína e pode auxiliar em diversas áreas do nosso corpo. O metabolismo pode ser acelerado através do alto consumo de proteínas, ajudando na perda de peso e até no ganho de massa muscular.

11. Benefícios do Bacupari Contra a Tosse:

Entre os remédios caseiros para a tosse, o Bacupari e outras frutas cítricas contêm ácido cítrico, que é uma substância poderosa antibacteriana e antiviral. Além disso, ele pode ajudar a cortar o catarro e muco, o que pode melhorar a respiração e eliminar esse som “ruidoso”. Finalmente, a vitamina C em limões pode ajudar a estimular o sistema imunitário para tratar a infecção real, enquanto que os outros componentes químicos cuidam dos sintomas.

12. Age Como Poderoso Antioxidante Natural:

Não é nenhuma novidade que o Bacupari, assim, como muitos frutos e peixes do mar, é rico em ômega 3, que é o poderoso antioxidante, responsável pela maioria das vantagens nutricionais oferecidas pelos pescados. Para atletas, os frutos do mar também ocupam um lugar especial nas refeições, por serem ótimas fontes de nutrientes como zinco, cálcio, selênio, ferro, vitamina C e proteínas de alto valor biológico e gorduras poli-insaturadas.

13. Promove a Saúde dos Dentes:

O Bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari, mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

14. Age Como Antibiótico Natural:

O Bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

15. Benefícios do Bacupari Para Cicatrização:

Por conter propriedades anti-inflamatórias, o Bacupari ajuda a acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajuda as células da pele a se recuperarem mais rapidamente.

16. Combate a Oleosidade da Pele:

O Bacupari funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigora e recupera a vitalidade da pele.

17. Ajuda a Tratar Aftas:

Estudos revelaram que muitas pessoas bochecham o extrato do Bacupari para tratar a afta.

18. Benefícios do Bacupari Para Saúde Intestinal:

Estudos anteriores já demonstravam a eficácia do Bacupari em matar bactérias que causam doenças no intestino.

19. Ajuda a Tirar Manchas da Pele:

As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.

20. Combate o Câncer:

A fruta possui excelentes benefícios para uma vida com mais saúde. A fruta é rica em antioxidantes e possui alta concentração de ingredientes anticancerígenos naturais.

Outros Benefícios do Bacupari Para Saúde

  • Tem poder anti-inflamatório.
  • Tem poder cicatrizante e reconstituinte.
  • Auxiliar na infecção do trato urinário.
  • É uma fruta rica em antioxidantes.
  • Previne doenças inflamatórias.
  • É uma fruta que tonifica.
  • Auxilia no alívio do reumatismo.
  • Combate os Radicais Livres.
  • Auxilia na cura da úlcera gástrica.
  • Combate o refluxo gástrico.
  • É preventiva contra a cárie.
  • É um poderoso anticancerígeno natural, é muito usada no combate a diversos tipos de câncer.

Como Utilizar ao Bacupari

A fruta é utilizada na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

Os frutos que aparecem de dezembro a abril, são refrescantes e podem ser consumidos in natura, na preparação de geleias, mousses, tortas, sucos, licores e em saladas.

A árvore possui efeito ornamental, além de ser uma boa alternativa para o pomar de chácaras, fazendas e em projetos de revegetação permanente.

Receita de Doce de Bacupari:

INGREDIENTES:

  • 1 quilo de Bacupari
  • 300 gramas de açúcar
  • Uma colher de sopa de suco de limão
  • Cravo da índia a gosto

MODO DE PREPARO:

  • Pegue as frutas e corte ao meio e retire os caroços e reserve a poupa, afervente as cascas da fruta e após ferver de um choque térmico em água gelada para retirar a pele que envolve as cascas;
  • Pegar as semente da fruta e retirar a poupa e preparar o suco com um pouco de água.

CALDA:

  • Colocar a água para ferver com o açúcar, o suco da fruta, gotas de limão e deixar formar uma calda em ponto de fio, acrescentar as cascas das frutas e deixar cozinhar bem até dar o ponto de doce.
  • Aromatize a calda com os cravos e sirva com sorvete.
Sair da versão mobile