Benefícios dos óleos

Óleo de Pinheiro para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Óleo de Pinheiro para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, O Óleo de Pinheiro é extraído por destilação a vapor das agulhas do pinheiro, do gênero Pinus, popularmente usado como decoração de Natal.

Seu uso pode ter se originado na Grécia, onde se diz ter sido usado por Hipócrates, que reconheceu que este óleo é eficiente no tratamento de uma variedade de condições respiratórias.

O Óleo de Pinheiro é valorizado na medicina alternativa e complementar para restaurar e estimular o corpo com o seu aroma quente e calmante para que as doenças sejam eliminadas e a saúde promovida. Então, confira em mais detalhes Os Benefícios do Óleo de Pinheiro Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Pinheiro Para Saúde:

1. Alivia a Dor:

Dor devido a artrite ou qualquer outra condição de saúde pode ser debilitante, entretanto, o uso do Óleo de Pinheiro pode ser um remédio natural alternativo e é em muitos aspectos mais vantajoso quando comparado a muitos analgésicos farmacêuticos, uma vez que tem menos efeitos colaterais.

2. Ajuda a Prevenir Doenças de Pele:

A  pele é uma barreira protetora para todo o corpo, no entanto, pode ser afetada por uma série de infecções que diminuem sua função de proteção. Existem tantos produtos no mercado hoje que alegam eliminar as infecções da pele e promover uma  pele saudável, embora muitas delas não o façam.

O óleo pode ser utilizado para prevenir o surgimento de condições da pele, incluindo acne e eczema, e pode impedir que bactérias, fungos e vírus se multipliquem para causar infecções.

3. Fornece Força Física e Mental:

Fadiga e exaustão podem diminuir não só o bem-estar físico, mas também a sua força mental e podem potencialmente causar sérios problemas de saúde, incluindo comprometimento do desempenho cerebral, redução da produtividade física e um estado de lentidão.

Entretanto, o Óleo de Pinheiro pode ser capaz de fortalecer o corpo, fisicamente e mentalmente. Ajuda, aumentando a memória e aumenta a concentração, estimulando a produção de neurotransmissores.

Também pode ser um remédio natural para a depressão e melhora os níveis de energia para que a produtividade seja aumentada.

4. Fornece Alívio de Problemas Respiratórios:

O óleo oferece um excelente suporte ao sistema respiratório, ajudando a limpar o congestionamento do muco e do seio, bem como possuir propriedades descongestionantes nasais.

Isso facilita a respiração, pois, entre seus benefícios, auxilia na expulsão do catarro dos pulmões por meio da expectoração. Pode ser aplicado diretamente no peito, mas é superior quando utilizado com um difusor e os óleos inalados.

5. Reduz Odor Corporal:

Quando o suor é excessivo, a bactéria aumenta sua atividade, de modo que a quebra do suor é aumentada e um odor desagradável é produzido, o que pode diminuir sua confiança. Mas você não precisa mais se preocupar com isso.

Isso porque o Óleo de Pinheiro combinado com a higiene adequada pode ser capaz de erradicar o mau cheiro, uma vez que tem um aroma naturalmente atraente que pode combater o odor produzido pela perda do suor.

6. Acelera o Metabolismo:

Reações metabólicas impulsionam a vida, portanto, um aumento da taxa metabólica aumenta o número de calorias queimadas pelo corpo e promove a utilização eficiente de macronutrientes.

Muitas condições conhecidas como “doenças metabólicas” tendem a perturbar os processos metabólicos normais, levando a uma interrupção na utilização de nutrientes e, muitas vezes, ao ganho de peso ou à obesidade.

Para melhorar naturalmente a sua taxa metabólica, o Óleo de Pinheiro pode ajudar, especialmente quando combinado com uma dieta saudável.

Também pode diminuir os desejos e acelerar o processo de digestão, de modo que os nutrientes sejam rapidamente absorvidos pelo fluxo sanguíneo para a produção de energia e uso eficiente de calorias.

7. Ajuda na Remoção de Toxinas:

Quando o sistema imunológico fica sobrecarregado devido ao acúmulo de toxinas no corpo, a probabilidade de ocorrência de doenças aumenta significativamente.

Para melhorar o processo de desintoxicação do corpo, o Óleo de Pinheiro pode ser utilizado para estimular o corpo na luta contra as doenças e reduzir a quantidade de toxinas acumuladas no corpo.

8. Promove a Saúde dos Olhos:

À medida que envelhecemos, a visão pode degenerar rapidamente, causando uma diminuição na qualidade de vida geral do indivíduo afetado. Para manter uma visão saudável, o óleo é capaz de proteger os danos oxidativos dos radicais livres, que podem causar destruição celular e acelerar a degeneração macular.

Se não for tratada, pode progredir e causar perda permanente da visão ou diminuição da função ocular. Os compostos antioxidantes do Óleo de Pinheiro podem torná-lo um remédio útil para promover a visão e manter a saúde ocular.

9. Promove a Saúde Capilar:

Quando o couro cabeludo é nutrido corretamente, o crescimento saudável do cabelo é alcançado e incentivado. No entanto, isso pode ser difícil, uma vez que a pele do couro cabeludo está constantemente exposta à radiação UV prejudicial do sol, levando à rápida degeneração das células dos folículos pilosos, causando uma diminuição em seu número e, finalmente, resultando em perda de cabelo.

O Óleo em que tanto falamos pode promover um couro cabeludo saudável, aumentando a sua capacidade de reter a umidade, melhorando o fluxo de sangue e evitando o acúmulo de sebo.

Pode ser aplicado como um shampoo em forma diluída para esfoliar e hidratar profundamente o couro cabeludo, ou para evitar danos oxidativos quando aplicado como o óleo hidratante puro.

10. Promove a Cicatrização de Feridas:

As feridas podem demorar mais do que o necessário para cicatrizar, ocorrendo freqüentemente como resultado de uma infecção. Contudo, o Óleo de Pinheiro possui propriedades antibacterianas que podem estimular o processo de cicatrização e aumentar a regeneração do tecido.

11. Ajuda a Reduzir Alergias:

Um dos benefícios mais conhecidos do óleo de pinho é a redução das alergias sazonais. Ela atenua a resposta da histamina e, quando usada com frequência, ajuda a diminuir a sensibilidade aos alérgenos e ao subsequente recrutamento de mastócitos.

Os mastócitos são células imunes que causam aumento da inflamação, especialmente nos pulmões, onde detecta que um invasor ou alérgeno está presente e começa a trabalhar para remover o invasor. Isso é problemático em asmáticos, pois pode piorar os ataques.

Outros Benefícios do Óleo de Pinheiro Para Saúde:

  • Limpa e hidrata a pele;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne rugas;
  • Baixa o colesterol;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Trata problemas cardiovasculares;
  • Trata a catarata;
  • Rico em vitaminas;
  • Melhora a coagulação sanguínea.
Sair da versão mobile