Benefícios dos óleos

Óleo de Linhaça: 7 Benefícios, Informação nutricional, e malefícios

Por Alan Costa, em 10/08/2018 (atualizado em 13/08/2021)

Os Benefícios do Óleo de Linhaça. Além disso, Os benefícios do  Óleo de Linhaça para saúde incluem sua capacidade de melhorar a saúde do coração, reduzir a inflamação e a gota e prevenir o câncer e o envelhecimento prematuro. Também ajuda impulsionar o sistema imunológico e a regular a digestão. O óleo de linhaça ajuda na regulagem dos hormônios em mulheres na pós-menopausa, diminui a pressão sanguínea, previne várias doenças gastrointestinais e melhora a saúde dos olhos.

O que é óleo de linhaça?

O Óleo de Linhaça é um óleo vegetal concentrado obtido do linho e é conhecido pelos humanos há um tempo surpreendentemente longo. O linho, que é cientificamente conhecido como Linum usitatissimum, tem muitos usos e tem sido parte de várias culturas. Embora se acredite que tenha sido originado na região do Mediterrâneo, o Canadá, a Rússia, a França e a Argentina são seus maiores produtores. É uma planta muito versátil e cresce em diversos climas, tendo muitos usos. Por milhares de anos, foi usado não apenas como um ingrediente fundamental, mas também como uma fonte de alimento muito benéfica e de fácil acesso.

O Óleo de Linhaça, rico em ácidos graxos ômega 3, é uma das alternativas mais comuns para o óleo vegetal tradicional. Porque tem uma lista impressionante de benefícios para saúde atribuídos. Pode ser usado da mesma maneira que qualquer outro óleo à base de vegetais, sendo um sabor agradável e discreto. Além disso, cozinha uniformemente, mantém o corpo saudável e é relativamente simples de ser extraído.

Benefícios do óleo de linhaça para saúde:

O mercado nutricional e dietético em todo o mundo está começando a mostrar um aumento acentuado no interesse da linhaça. Vamos dar uma olhada em alguns desses benefícios intrigantes do Óleo de Linhaça para saúde!

Controla os Níveis de Colesterol:

De todos os óleos vegetais no mercado, o Óleo de Linhaça tem o maior teor de ômega-3, o que é muito importante. Embora ambas as formas de colesterol sejam necessárias para o corpo, o ômega-3 é considerado a forma “boa”, chamada colesterol HDL. Ácido graxo ômega-3 ajuda na raspagem do colesterol ruim, chamado LDL e ajuda no equilíbrio do o colesterol em seu corpo. Isso significa que você não terá acúmulo de placas nas paredes de suas artérias e vasos sanguíneos, ajudando na redução da pressão arterial, diminuindo suas chances de desenvolver aterosclerose e efetivamente prevenir ataques cardíacos e derrames. Em outras palavras, proteja seu coração com óleo de linhaça!

Previne o câncer:

Um dos outros elementos importantes do Óleo de Linhaça é o seu alto teor antioxidante. O Óleo de Linhaça é rico em esteróis vegetais, também conhecidos como fitoesteróis. Eles atuam como antioxidantes muito poderosos, o que significa que podem prevenir o dano que os radicais livres causam às células saudáveis em várias partes do corpo, inclusive transformando-as em células cancerígenas. Além disso, as lignanas encontradas no Óleo de Linhaça têm um impacto direto sobre o equilíbrio hormonal em seu corpo. Isso significa que os cânceres relacionados a hormônios são menos prováveis de ocorrer no sistema endócrino do seu corpo.

Melhora a Saúde Digestiva:

O alto teor de fibra da linhaça significa que o sistema digestivo é regulado. A fibra ajuda na elevação das fezes e sua movimentação pelo trato digestivo, evitando a constipação, bem como a diarreia, uma vez que absorve as fezes aquosas. Além disso, as lignanas ajudam na diminuição das suas chances de câncer de cólon! Adicionar bastante fibra em sua dieta também é importante para manter os níveis de colesterol no corpo.

Evita os Olhos Secos:

Os hormônios da linhaça melhoram a quantidade e a qualidade do fluido em seus olhos, cuja falta pode ser muito irritante. Olhos secos podem ser evitados com o uso consistente de Óleo de Linhaça na dieta. Também pode prevenir formas mais graves deste problema, como a síndrome de Sjögren.

Reduz Inflamação:

A capacidade anti-inflamatória do Óleo de Linhaça significa que ele pode prevenir várias formas de inflamação no corpo, incluindo dores e dores naturais nas articulações e músculos, bem como condições mais graves, como artrite e até gota! O Óleo de Linhaça é um agente anti-inflamatório natural, por isso certifique-se de incluí-lo na sua dieta se sofrer de condições inflamatórias.

Trata a doença de Crohn:

A doença de Crohn é um problema de saúde que aflige pessoas em todo o mundo. Pesquisas sobre o Óleo de Linhaça mostraram uma redução na inflamação do cólon e do trato intestinal com o consumo desse óleo. Isso, por sua vez, ajuda na prevenção da doença de Crohn.

Mantém Equilíbrio Hormonal:

Depois que as mulheres passam pela menopausa, seu corpo muda de formas dramáticas, particularmente em termos do equilíbrio de hormônios, como o estrogênio. As lignanas do Óleo de Linhaça (secoisolariciresinol, matairesinol e pinoresinol) têm um efeito dramático no equilíbrio hormonal, ajudando assim muitas mulheres na pós-menopausa a funcionar melhor.

Malefícios do Óleo de Linhaça:

Embora a maioria dos especialistas considere a linhaça como um óleo saudável, ainda há uma grande quantidade de pesquisas sendo feitas. Ele mostrou aumentar o fluxo de sangue por ser um vasodilatador. Isso inclui uma cura mais rápida após a cirurgia também. Além disso, não está claro se as mulheres devem consumir Óleo de Linhaça durante a gravidez ou amamentação, pois os efeitos disso ainda não foram adequadamente investigados.

Sair da versão mobile