Dicas Para Emagrecer

Emagrecer Naturalmente: como fazer, dicas e receitas

Por Alan Costa, em 07/05/2018 (atualizado em 17/09/2021)

Emagrecer Naturalmente não é a tarefa mais difícil do mundo, mas, quem já passou por um processo de emagrecimento sabe: exige dedicação, paciência e perseverança. Porém, com certeza vale a pena!

A pessoa que decide que quer Emagrecer, seja por uma questão estética, seja por uma preocupação com a saúde, deve, em primeiro lugar, procurar a ajuda de um(a) nutricionista que possa orientá-la nesse processo. Deve, também, ter em mente que “dietas malucas” e/ou radicais, que prometem resultados quase que instantâneos, são prejudicais e dificilmente oferecerão uma perda de peso eficaz e definitiva.

Como a maioria das pessoas já sabe, Emagrecer não tem segredo: é fruto de uma boa alimentação aliada à prática regular de atividades físicas. Porém, algumas orientações são importantes e podem ajudar nesse processo! Então, confira agora as Dicas Caseiras Para Emagrecer Naturalmente:

Dicas Caseiras Para Emagrecer Naturalmente:

1. Beba Bastante Água Para Emagrecer Naturalmente:

A maior parte do corpo humano é feita de água e não é à toa que precisamos sempre nos hidratar. Além da água ser essencial para melhorar a digestão dos alimentos, ela também faz parte das nossas dicas para Emagrecer por colaborar para acelerar o metabolismo, principalmente antes das refeições.

Foi isso que apontou um estudo recente feito com pessoas que tomavam meio litro de água cerca de meia hora antes das refeições. Além de consumir menos calorias, essas pessoas aumentaram a taxa de perda de peso em 44%. Mesmo longe das refeições, a água é muito benéfica para o metabolismo, já que ela consegue acelerar esta função em até 30% por cerca de uma hora depois do consumo da água.

2. Não Fique Mais de 4 Horas Sem Comer Para Emagrecer Naturalmente:

Muita gente acredita que comer menos vezes ao dia pode ajudar a perder peso, já que o consumo de calorias seria menor. Mas isso, além de ser prejudicial à saúde, pode te fazer engordar ainda mais.

Ficar muitas horas sem comer vai aumentar o seu apetite e isso pode fazer com que você coma ainda mais na próxima refeição. Comer três refeições ao dia e fazer um lanchinho saudável entre as refeições é uma das importantes dicas para Emagrecer, pois é a melhor forma de controlar a fome e se alimentar de forma correta durante o dia.

3. Evite Grãos Refinados Para Emagrecer Naturalmente:

Outra forma de ingerir açúcar é comendo alimentos ricos em refinados, como qualquer produto feito de farinha branca (como pão, bolo, macarrão), arroz branco, açúcar, entre outros. Os grãos refinados passaram por processos que retiram sua parte mais fibrosa e nutritiva e depois da digestão viram basicamente açúcar em seu organismo. Estudos apontam que estes alimentos aumentam o nível de açúcar no sangue e fazem aumentar a sua fome em poucas horas.

Estes alimentos estão muito associados à obesidade, por isso dê preferência a alimentos feitos de grãos integrais e utilize formas mais naturais de adoçar, como usando mel, melado de cana ou açúcar mascavo.

4. Coma Mais Fibras Para Emagrecer Naturalmente:

O consumo de alimentos ricos em fibras é fundamental para perder peso, já que, além de aumentar a sensação de saciedade, as fibras também ajudam a Emagrecer a longo prazo. Estudos apontam que uma alimentação rica em fibras pode ajudar a controlar o peso, já que elas são importantes para regular o sistema digestivo, melhorando até mesmo na absorção dos nutrientes.

5. Evite Tomar Bebidas Adoçadas Para Emagrecer Naturalmente:

O açúcar em sua forma líquida é ainda mais prejudicial do que sua versão sólida. É o que apontam alguns estudos em que as calorias do açúcar líquido se mostram como um dos alimentos mais capazes de engordar. Evite o consumo de bebidas prontas, como refrigerantes, sucos e qualquer bebida industrializada, pois elas contêm muita adição de açúcar. Além disso, evite também os sucos naturais, pois, em geral, você não está consumindo a fibra da fruta, apenas o açúcar natural dela.

6. Coma Alimentos Picantes Para Emagrecer Naturalmente:

As pimentas são alimentos termogênicos que diversos estudos já comprovaram que podem ajudar na perda de peso, já que sua ação acelera o metabolismo, facilitando a queima de calorias. Além disso, especialistas indicam que a pimenta caiena possui em sua composição uma substância que, além disso, pode fazer com que o seu apetite reduza um pouco depois de seu consumo.

7. Coma Alimentos de Apenas 1 Ingrediente Para Emagrecer Naturalmente:

Se você reparar na embalagem da maioria dos alimentos que consumimos diariamente, vai notar que na lista de ingredientes estão alguns aditivos que não sabemos nem o que são. Conservantes, corantes, adoçantes, emulsificantes, intensificadores de sabor e outras substâncias são adicionadas aos alimentos e prejudicam a nossa saúde e dieta.

Por isso, a melhor de todas as dicas para Emagrecer referente à alimentação é comer alimentos de apenas um ingrediente. Esses alimentos são naturalmente mais saciantes, possuem diversos nutrientes e vão ajudar no emagrecimento se forem a base da sua alimentação.

8. Faça Exercícios Diariamente Para Emagrecer Naturalmente:

A alimentação influencia muito na hora de perder peso, mas todo mundo sabe que para Emagrecer é preciso gastar mais calorias do que consumir. Por isso, além de todas as dicas para Emagrecer com a alimentação, saiba que fazer atividades físicas é essencial para perder peso com saúde.

Fazer exercícios diariamente, além de ser a melhor forma de queimar calorias e gorduras extras, vai diminuir o seu apetite. A National Academy of Sciences recomenda pelo menos uma hora de exercícios todos dias, mas só 30 minutos deve ser de exercícios pesados, a outra metade você pode pode usar subindo escadas em vez de usar o elevador ou fazendo uma caminhada leve.

9. Levante Peso Para Emagrecer Naturalmente:

Fazer dieta e perder peso pode enfraquecer os músculos e até mesmo diminuir o metabolismo, dependendo de quão restritiva for a sua. Por isso, é muito importante fazer exercícios para não perder massa muscular. Levantar pesos aumenta a resistência do corpo e ajuda a manter o metabolismo acelerado. Isso vai colaborar com uma perda de peso com mais saúde e até mesmo de forma mais rápida.

10. Beba Café ou Chá Verde Para Emagrecer Naturalmente:

Outro alimento que já foi comprovado pela ciência que pode ajudar na perda de peso é o café. Sem açúcar, é claro. Além de trabalhar como termogênico, o café possui alta dose de antioxidantes muito benéficos para a nossa saúde.

A ajuda para perder peso vem da cafeína, também muito presente no chá verde, outra ótima bebida para otimizar o emagrecimento. Pesquisas apontam que a cafeína pode acelerar o metabolismo em até 11%, melhorando a queima de gordura entre 10% e 29%.

11. Use Pratos Menores Para Emagrecer Naturalmente:

Como dissemos no início, o nosso cérebro tem parte importante quando queremos perder peso, e mudar alguns pequenos hábitos pode nos ajudar a comer menos e Emagrecer sem sofrimento. Estudos indicam que, ao colocar menos comida em um prato que você sempre via cheio antes da dieta, o seu cérebro entenderá aquela refeição como deficiente, indicando que você vai precisar comer mais, aumentando a fome depois das refeições.

Por isso, use pratos menores do que os que você está acostumado, pois assim, mesmo colocando menos comida nele, o seu cérebro vai identificar que você está comendo um prato cheio e passará a informação de que você está comendo o suficiente para se saciar.

12. Coma Alimentos Integrais Para Emagrecer Naturalmente:

Os alimentos naturalmente coloridos e também os integrais são fontes abundantes de carboidratos complexos, vitaminas, fibras, proteínas e minerais. Quanto mais forte for a cor de um alimento, mais nutrientes ele vai oferecer.

Lembre-se que muitos dos alimentos naturais armazenam a maior parte de seus nutrientes nas cascas, por isso uma das dicas para Emagrecer mais importantes é evitar desperdiçá-las. É importante também dar preferência aos alimentos integrais, já que estes são mais ricos em nutrientes e também são digeridos mais lentamente, melhorando o fluxo intestinal, a absorção dos nutrientes e a perda de peso.

 

Sair da versão mobile