Benefícios das Plantas

Pimenta Jalapeno: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)

Chegado às refeições dos brasileiros através dos pratos típicos do México, a Pimenta Jalapeno é encontrada mais especificamente na bacia Amazônica.

Este ingrediente extremamente saboroso faz parte da mesma família da famosa pimenta dedo-de-moça. No entanto, por ser mais “massuda”, a jalapeno tem se destacado e ganhado o coração dos consumidores, já que ela, teoricamente, “rende” mais.

Essa pimenta é de origem mexicana muito popular também nos Estados Unidos e aqui no Brasil. Bem versátil, podendo ser consumida fresca, desidratada ou em forma de molhos, a Pimenta Jalapeno tem um nível de ardência mediano e também pode ser inserida na alimentação para obter os benefícios.

Valor Nutricional da Pimenta Jalapeno:

Devemos saber que os jalapenos são ricos em nutrientes essenciais, como a Vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Isso nos ajuda a estimular e criar colágeno, que é uma importante proteína estrutural do nosso corpo. Devemos saber que o colágeno é necessário para manter a integridade dos vasos sanguíneos, ossos, pele e tecidos. Além disso, uma dieta que é rica em Vitamina C consegue aumentar o nosso sistema imunológico e remove os radicais livres do organismo que podem causar doenças graves, como o câncer. A Vitamina C também nos ajuda a prevenir doenças de deficiência, como o escorbuto.

Minerais como Potássio, Ferro, Fósforo, Zinco, Cobre, Magnésio e Manganês são encontrados na composição da jalapeno. Tais nutrientes são responsáveis por Benefícios da Pimenta Jalapeno como a promoção da saúde dos glóbulos vermelhos, o desenvolvimento de ossos fortes e o funcionamento do sistema nervoso. Então, confira a seguir Os 20 Benefícios da Pimenta Jalapeno Para Saúde:

Benefícios da Pimenta Para Saúde:

1. Alívio de Dores de Cabeça:

Estudos já indicaram que a Pimenta Jalapeno também alivia dores de cabeça provenientes da enxaqueca. Isso acontece por conta da capsaicina que inibe um neuropeptídeo que atua como um transmissor da dor.

2. Benefícios Analgésicos:

A Pimenta Jalapeno contêm um composto eficaz chamado capsaicina. A capsaicina tem muitos benefícios para a saúde e a Pimenta Jalapeno tem essas propriedades analgésicas devido à sua presença.

3. Ajuda no Combate a Bronquite:

A Pimenta Jalapeno também ajuda a aliviar os problemas inflamatórios, como bronquite e dor reumática. Elas são eficazes agentes anti-inflamatórios devido a presença de capsaicina.

4. Benéfica Para Reduzir o Colesterol LDL:

O Colesterol é um problema que a maioria de nós enfrentamos. Apesar de usar medicamentos, às vezes, não temos os resultados desejados. Esta é hora da Pimenta Jalapeno entrar em cena. Assim como os muitos outros tipos de Pimenta, a Pimenta Jalapeno também desempenha um papel na expulsão do mau Colesterol (LDL) do corpo.

5. Indicada Para Curar Feridas:

Este é outro poder da Vitamina C. O corpo usa a Vitamina C para restaurar os danos nos tecidos, o que ajudará a curar feridas mais rapidamente. A Vitamina C aumenta a elasticidade da pele, assim como produz tecido cicatricial e ligamentos para uma recuperação mais rápida da ferida.

6. Promove Dietas de Emagrecimento:

A Pimenta Jalapeno tem uma grande ampla de nutrientes e não tem gordura. Desta forma, significa que é seguro para ser consumida durante um programa de dieta. No entanto, não coma excessivamente pois ela é bem picante.

7. Benefícios da Pimenta Jalapeno Para a Pressão Arterial:

A Pimenta Jalapeno age como um agente diluente e auxilia a dissolver o complexo de proteínas, como a fibrina. A fibrina é uma proteína insolúvel cuja acumulação pode levar a coágulos de sangue nos vasos sanguíneos. Esses coágulos de sangue podem levar a picos de pressão arterial e muitos problemas arteriais, como artérias obstruídas e até mesmo infeções miocárdicas. As pimentas orgânicas ajudam a dissolver esta fibrina.

8. Auxilia no Combate ao Câncer:

O câncer é uma das doenças mais mortais hoje em dia, atingindo milhares de pessoas anualmente. E a Pimenta Jalapeno pode impedi-lo de se tornar uma vítima desta doença. Esta Pimenta contêm muitos compostos fitoquímicos, que são conhecidos por prevenir doenças, e até mesmo propriedades anticancerígenas. A capsaicina, composto importante presente na Pimenta Jalapeno, também ajuda a combater o câncer e elimina as células cancerosas.

9. Benefícios da Pimenta Jalapeno Para a Pele:

A Pimenta Jalapeno é um amontoado de nutrientes essenciais, como a Vitamina C, que é um potente antioxidante solúvel em água. Ele ajuda a estimular e criar o colágeno, a principal proteína estrutural do corpo. O colágeno é necessário para manter a integridade dos vasos sanguíneos, tecidos, pele e ossos. Uma dieta rica em Vitamina C estimula a imunidade e expulsa do corpo os radicais livres causadores de câncer. Também ajuda a prevenir doenças, como o escorbuto.

10. Ajuda a Controlar a Diarreia:

A capsaicina é a estrela do show novamente. Provou-se que a propriedade antibacteriana se tornou um agente eficaz para reduzir e eliminar as infecções bacterianas, como estafilococos e Diarreia.

11. Fortalece o Sistema Imunológico:

O efeito está associado à presença da Vitamina C na composição do ingrediente. Isso porque o nutriente pode estimular o sistema imunológico a produzir glóbulos brancos – células do sistema de defesa do organismo que circulam no sangue.

12. Combate Fungos e Bactérias:

A capsaicina também tem propriedades antimicrobianas. Um estudo descobriu que a capsaicina ajudou a afetar uma alteração de 1/200 nos níveis de micróbios de uma infecção por fungos.

13. Promove a Saúde Óssea:

A vitamina presente na Pimenta Jalapeno também desempenha um papel importante no fortalecimento dos ossos. Assim, mantém a saúde óssea, promovendo a força e a densidade dos ossos. Na verdade, não é a comida principal, mas você precisa consumir alimentos e bebidas com alto teor de cílio também.

14. Possui Propriedades Antioxidantes:

Pimenta Jalapeno também é uma boa fonte de antioxidantes, como a Vitamina A, e flavonoides, como luteína, betacaroteno, alfa-caroteno, zeaxantina e criptoxantina. Essas substâncias ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres causadores do câncer e auxiliam na redução da pigmentação e remoção da acne.

15. Benefícios da Pimenta Jalapeno Contra Gripes e Resfriados:

Quando você come a Pimenta Jalapeno, que tem um sabor quente e picante, automaticamente, seu nariz produzirá um líquido e eliminará o muco. O buraco do nariz ficará limpo e evitará qualquer doença como Resfriado e Gripe.

Malefícios da Pimenta Jalapeno:

Ao consumir muita Pimenta Jalapeno e sentir a sensação de boca estar pegando fogo, a melhor coisa a fazer é consumir algo absorvente, como o pão ou tofu. Embora você seja tentado a beber água, lembre-se que isso só vai acelerar a jornada da capsaicina para o seu estômago. Tenha cuidado com a quantidade de Pimenta Jalapeno que você consome.

Sair da versão mobile