Dicas de Saúde

Os 30 Benefícios da Páprica Para Saúde!

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 30/10/2019)

Os Benefícios da Páprica Para Saúde são diversos, pois ela é rica em propriedades que são fundamentais para que ocorra a boa manutenção e o funcionamento correto do corpo. Além disso, a páprica é uma especiaria feita a partir do pimentão e da pimenta seca e moída que serve para colorir os alimentos, como por exemplo leguminosas, legumes, pães, arroz, etc. Se é picante ou não, vai depender da espécie de pimentão utilizado que pode variar entre o pimentão doce (mais comum), à versão mais picante extraída da pimenta caiena.

O nome desse tempero foi dado devido à palavra húngara para pimenta. Em algumas línguas europeias, como o alemão, o fruto e o pó derivado são chamados de Páprica. A Hungria é o maior produtor do pó de fruto apimentado do mundo, mas hoje em dia muitos usam o tempero em casa.

A Páprica é amplamente utilizada na cozinha húngara, como um enfeite e tempero. Ao ser aquecida, ela libera sua cor e sabor e também é usada em muitos alimentos industrializados e em cosméticos, para adicionar cor a seus produtos.

Na Hungria, seis variedades diferentes de Páprica estão disponíveis com sabores que variam de delicado a quente. Se você quiser dar cor ao seu prato, sem alterar seu sabor, uma pequena quantidade de colorau é uma ótima opção. Tudo que você precisa fazer é agitar algumas Páprica em óleo antes de adicioná-la a qualquer prato.

Valor Nutricional da Páprica:

Suas propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias, analgésicas e medicinais provêm de seu rico conteúdo de Vitamina C, Vitamina K, Vitamina E, Vitamina A e complexo B. Minerais como Cálcio, Zinco, Magnésio, Fósforo, Potássio e Ferro, bem como pequenas quantidades de fibras, açúcar natural e carboidratos fornecem proteínas, energia e gorduras saudáveis. Também é uma boa fonte de fitoesterois. Então, confira Os 30 Benefícios da Páprica Para Saúde:

Benefícios da Páprica Para Saúde:

1. Acelera o Metabolismo:

Por conter capsaicina, esta especiaria funciona como um termogênico natural, fazendo com que seu metabolismo acelere, o que é um facilitador para acabar com as gordurinhas extras.

2. Clareia a Tez:

A Páprica é embalada com vitaminas, Ferro e betacaroteno, que impedem a ocorrência de sardas e manchas da idade. Eles melhoram sua aparência restringindo a produção de melanina, que é responsável por deixar sua pele mais escura.

3. Melhora a Saúde dos Olhos:

A Vitamina A, a luteína e zeaxantina são substâncias muito presentes na Páprica. E devido à presença desses três nutrientes, a saúde do olho pode ficar garantida. Além destes há também a Vitamina B6 que ajuda a manter os olhos saudáveis.

Estudos feitos mostram que quem consome essas substâncias diariamente tem retardamento da degeneração macular.

4. Promove a Saúde Capilar:

Ela possui Vitamina B6 que fortalece a melanina dos fios capilares, mantendo a pigmentação deles, além de prevenir a perda de cabelo. O Ferro presente na especiaria ainda promove a oxigenação para os folículos pilosos, e isso ajuda a manter a saúde dos fios.

5. Ótima Opção Para Prevenir o Escorbuto:

O escorbuto é uma doença que é caracterizada pelas gengivas inchadas e sangramento, ossos inchaços, diarreia e até mesmo a depressão. Entretanto, a Páprica possui uma fonte muito boa de Vitamina C. Essa vitamina é considerada uma das melhores na prevenção do escorbuto.

6. Proporciona Saúde à Pele:

Ela pode auxiliar na redução de marcas de expressão, manchas devido à idade, e isso acontece devido à presença de vitaminas, betacaroteno e de Ferro. A Vitamina A previne o surgimento de rugas, flacidez e melhora a aparência da pele.

7. Ajuda a Prevenir o Câncer:

O ingrediente que ajuda a tratar condições autoimunes, chamado de capsaicina também ajuda na prevenção do câncer. Ela pode ser responsável por alterar as vias de sinalização que limitam o crescimento do câncer, em alguns casos pode até suprimir os genes.

8. Ótimo Auxílio na Cicatrização de Feridas:

Ela possui uma quantidade muito boa de Vitamina E, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Ela também ajuda na formação de coágulos em caso de feridas e cortes, facilitando a rápida cicatrização de machucados.

9. Benefícios da Páprica Para Tratamento das Varizes:

Esta especiaria foi considerada útil na prevenção e tratamento de varizes, pois possui certas propriedades que fortalecem as veias e sangue dentro do corpo. Se você tem varizes, você pode usar esta especiaria regularmente em sua dieta para diminuir essas veias e evitar a formação de novas.

10. Ajuda no Tratamento da Diabetes:

Ela possui potencial para regular os níveis de açúcar no sangue e ajuda no tratamento da doença. Pacientes com a doença já observaram melhora no processo de digestão e no processamento de açúcares no sangue.

 

11. Benefícios da Páprica Para Reduzir a Pressão Arterial:

A Páprica também possui propriedades que ajudam na redução da pressão arterial. Além disso, essas mesmas propriedades presentes, também são essenciais para relaxar os vasos sanguíneos.

12. Eficaz em Eliminar Bactérias:

Ela tem propriedades antibacterianas – uma proteína encontrada na Páprica inibe o crescimento de certas bactérias, como E. coli e Salmonela. Essas bactérias são muitas vezes transferidas através da ingestão, incluindo esta especiaria na sua dieta ajuda a inibir seu crescimento.

13. Auxilia no Tratamento de Condições Autoimunes:

Um ingrediente encontrado na Páprica é ótimo contra condições auto-imunes. Estudos já comprovaram que a Páprica pode ajudar como tratamento.

14. Beneficia a Digestão:

Por ser um estimulante ela auxilia na boa digestão, normaliza a acidez estomacal e ajuda a aumentar a produção de saliva. Pode ser usado para aliviar a indigestão.

15. Ajuda a dar Brilho ao Cabelo:

A Vitamina B6 encontrada está envolvida na produção de melanina, o pigmento que dá cor ao seu cabelo. Na verdade, o pó de Páprica doce pode ser adicionado ao henna para dar uma tonalidade avermelhada ao cabelo, enquanto colore.

16. Possui Propriedades Antibacterianas:

A propriedade antibacteriana encontrada na Páprica foi considerada um inibidor natural contra o crescimento de certas bactérias, como a salmonela. Então, se você incluir a Páprica em sua dieta pode inibir o crescimento destas bactérias nocivas.

17. Auxilia no Combate a Anemia:

Essa especiaria é rica em Vitamina C, o que beneficia a absorção de Ferro no organismo. Consumi-la regularmente pode prevenir o aparecimento da anemia, pois o Ferro está envolvido na produção de glóbulos vermelhos.

Ela ainda trata a anemia ajudando na produção de hemoglobina no sangue, que é a responsável pelo transporte de oxigênio através da corrente sanguínea.

18. Trata de Problemas na Pele:

As incríveis propriedades antibacterianas desta especiaria a torna eficaz para o tratamento de problemas de pele causados ​​por bactérias. A acne é um desses problemas. Incluindo-a em sua dieta pode ajudar na prevenção da ocorrência de acne.

19. Ótima Para Retardar o Envelhecimento:

Como já mencionado, a Páprica é rica em betacaroteno, que é convertido em Vitamina A no corpo. A Vitamina A desempenha um papel crucial na manutenção da pele saudável. Previne a ocorrência de rugas e promove um tom de pele brilhante.

20. Fornece Energia ao Corpo:

Ferro encontrado na Páprica, ajuda no transporte de oxigênio por todo o corpo. Essas proteínas aqui presentes são responsáveis pela criação de energia.

21. Benéfica Para Saúde do Coração:

A Vitamina C é uma vitamina muito incrível, concorda? Esta poderosa vitamina ainda é capaz de melhorar a saúde do coração e prevenir doenças como ataque cardíaco e derrame.

22. Melhora o Sono:

A Vitamina B6, presente na Páprica, tem poderosos efeitos neurológicos e psicológicos. Ela contribui para a produção do hormônio do sono, ajudando você a manter um ciclo normal do sono. Além disso, aumenta os níveis de serotonina, o que permite que você fique feliz e livre de estresse.

23. Previne a Perda de Cabelo:

A Páprica é uma rica fonte de Vitamina B6, que ajuda na prevenção da perda de cabelo. Também contém quantidade substancial de Ferro, o que facilita a transferência de oxigênio para os folículos pilosos. Estimula o crescimento do cabelo, melhorando a circulação no couro cabeludo.

Outros Benefícios:

  • Melhora o sono;
  • Atua na produção de energia;
  • Ao reduzir a pressão traz benefícios cardiovasculares;
  • Estimula a circulação;
  • Anti-inflamatório natural;
  • Promove o ganho de massa muscular e a queima de gordura;
  • Auxilia na digestão.

Efeitos Colaterais da Páprica:

O consumo de Páprica em excesso pode danificar as papilas gustativas. Caso sentir algum sintoma alérgico, como irritações na pele, procure imediatamente seu médico.

Não se esqueça de que a Páprica contém diversos itens, e caso seja alérgico a algum deles, não ingira o tempero.

Sair da versão mobile