Frutas

Marmelinho fruta: 30 benefícios, tipos, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 15/08/2021)

O Marmelinho possui ricas propriedades medicinais que auxiliam e favorecem a saúde do corpo humano. O Marmelinho (nome científico: Tournefortia paniculata Cham) é uma árvore também chamada por muitos de curasarna.

Esta árvore é originária das regiões próximas do Mar Mediterrâneo e dos Estudos Unidos, sendo que atualmente pode ser encontrada nos trópicos e nos subtrópicos.

Sua origem é atribuída às regiões mediterrâneas e aos Estados Unidos da América, ocorrendo amplamente nos trópicos e subtrópicos.

A Tournefortia paniculata Cham é usada no Brasil, como planta medicina, devido aos seus efeitos diuréticos e antiinflamatórios das vias urinárias.

O Marmelinho-oriental (nome científico: Chaenomeles speciosa) é um arbusto que no início do outono costuma perder todas as suas folhas, sendo estas substituídas por belas flores em abundância, permanecendo florido até ao final do inverno.

Assim, quando presente num jardim, este arbusto acaba por se destacar no meio das outras plantas já que se encontra florido quando as restantes plantas estão em repouso vegetativo.

Valor Nutricional do Marmelinho

O Marmelinho proporciona muitos benefícios a saúde humana, graças aos seus poderosos valores nutricionais, que se destacam: o cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre. Agora que já conhece os seus valores nutricionais, conheça também os Benefícios do Marmelinho Para Saúde:

Benefícios do Marmelinho Para Saúde

1. Combate o Estresse:

Os vários antioxidantes contidos no Marmelinho ajudam no alívio do estresse e mantem uma mente calma.

2. Combate Vírus e Bactérias:

Uma pesquisa mostrou que o Marmelinho é rico em propriedades anti-viral. Os fenólicos encontrados no fruto possuem atividade anti-gripe forte, bem como propriedades antioxidantes. Ele ajuda a proteger contra resfriados e outros patógenos virais.

3. Benefícios do Marmelinho Contra Demarres:

O Marmelinho possui propriedades antioxidantes surpreendentes devido à presença de compostos polifenólicos. Estes antioxidantes lutam contra os radicais livres presentes no corpo, retardando o processo de envelhecimento, bem como a prevenção de doenças cardiovasculares e derrames.

4. Promove a Perda de Peso:

O Marmelinho é baixo em calorias mas elevada na fibra dietética. Uma porção de 100 gramas de Marmelinho cru contém apenas 57 calorias. Também é pobre em gordura saturada, Sódio e colesterol. Todas estas qualidades tornam uma escolha incrível para perda de peso e saúde geral.

5. Combate Inflamações:

É uma fonte rica da Vitamina C, contribuindo com quase 25% da quantidade diária recomendada. A Vitamina C ajuda a aumentar a imunidade e auxilia no tratamento de condições inflamatórias. Ele também possui propriedades anti-alérgicas.

O fruto e o extrato de suas sementes podem ser usados para tratar dermatite atópica e cistite. Também pode ser utilizado na preparação de produtos alimentares para alérgicos.

6. Benefícios do Marmelinho Contra a Dermatite:

O fruto e o extrato de suas sementes podem ser usados para tratar dermatite atópica e cistite. Também pode ser utilizado na preparação de produtos alimentares para alérgicos.

7. Ajuda a Regular a Pressão Arterial:

Por ser rico em potássio, o Marmelinho do Campo ajuda a controlar a pressão arterial.

8. Favorece a Memoria:

É demasiadamente benéfico para o cérebro, assim como aumenta a função do sistema nervoso em grande medida. Na Realidade, consumir alimentos feitos de extratos de óleos aumenta suas habilidades, portanto, mantém as faculdades mentais de alguma forma meticulosa.

9. Combate a Depressão:

É adicionalmente um antioxidante incrível que diminui a depressão, bem como administra o estresse. Ele também é capaz de combater problemas mentais complexas demais, como sinais de PMS e hipertensão.

10. Benefícios do Marmelinho Contra o Hipotireoidismo:

Mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

11. Melhora o Humor:

Tem inúmeras utilidades na aromaterapia, bem como aumenta o seu humor, diminui a ansiedade, bem como causa o relaxamento. Portanto, a próxima vez que você se sentir para baixo ou até mesmo entrar em um estado de humor podre, inclua algum Marmelinho em seu banho, ou mesmo massageie sua cabeça com este óleo. Ele não só irá ajudar a aquecer o corpo para cima, mas também melhorar o seu humor também.

12. Promove a Hidratação do Corpo:

É um agente hidratante que proporciona a hidratação da pele o tempo todo, bem como reparos a pele seca e danifica, portanto, dando-lhe um olhar mais bonito.

13. Previne Resfriados:

Uma pesquisa mostrou que o Marmelinho é rico em propriedades anti-viral. Os fenólicos encontrados nele possuem atividade anti-gripe forte, bem como propriedades antioxidantes. Ele ajuda a proteger contra resfriados e outros patógenos virais.

14. Benefícios do Marmelinho Contra a Constipação:

Quando misturado com mel, pode ajudar a tratar a colite, diarreia, constipação e infecções intestinais.

15. Promove a Saúde do Coração:

O seu óleo impede a transpiração, fortalece o coração e fortalece o fígado e estômago.

16. Reduz o Colesterol Ruim:

O consumo regular de Marmelinhos ajuda a diminuir o LDL ou colesterol ruim no sangue, mantendo o coração saudável.

17. Favorece a Saúde da Garganta:

As sementes de Marmelinho são eficazes na cura rouquidão da garganta e traqueia, bem como outras doenças. Seu óleo impede a transpiração, fortalece o coração e fortalece o fígado e estômago.

18. Benefícios do Marmelinho Contra o Câncer:

As propriedades antioxidantes do Marmelinho ajudam o corpo a lutar contra os radicais livres e destroem as células cancerosas malignas. Os grânulos na polpa de Marmelinho contêm compostos adstringentes conhecidos como taninos, catequina e epicatequina.

Estes taninos protegem as membranas mucosas dos cancros, ligando-se a toxinas e produtos químicos causadores de câncer no cólon.

19. Combate Dores no Fígado:

O consumo regular de Marmelinho é benéfico para aqueles que sofrem de doenças do fígado. Na China, as sementes embebidas e cozidas de Marmelinho são usados para preparar uma geleia, que pode acalmar problemas oculares, dor de garganta e inflamação das membranas mucosas.

20. Ajuda a Tratar Náuseas:

Cozido alivia náuseas e vômitos. Sendo um bom diurético, ajudando a remover a acumulação de líquido.

Outros Benefícios do Marmelinho Para Saúde

  • O xarope de Marmelinho Campo é usado para tratar hemorroidas.
  • Os fenólicos presentes no Marmelinho são eficazes no alívio de úlceras gástricas.
  • O Marmelinho do Campo e um bom diurético, ajudando a remover a acumulação de líquido.
  • Ajuda a Combater a ação dos radicais livres.
  • O cálcio presente no Marmelinho está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos.
  • O silício presente neste fruto é necessário para a manutenção da saúde cardiovascular. Ele aumenta a deposição de diferentes minerais como o cálcio nos tecidos ósseos.
  • Ele impede a pele se torne flácida e restaura o brilho natural da pele. Ele ajuda no brilho dos olhos. Também previne vários problemas de pele.
  • Por meio da corrente sanguínea, o ferro presente nele leva oxigênio aos seus músculos. Dessa forma, ele ajuda você a ter um corpo forte e saudável.
  • É importantíssimo para o sistema imunológico.
  • O manganês presente nele também exibe grande eficiência no controle de açúcar no sangue. Isso pode prevenir a ocorrência de doenças como a diabete.

Receita do Chá de Marmelinho

Para conseguir obter todos os benefícios e usufruir de todas as propriedades deste fruto, é necessário preparar uma infusão com as suas folhas. Para isso, use uma colher (de chá) das folhas picadas e uma xícara de água fervente.

Misture os ingredientes, tampe o recipiente e aguarde por 10 minutos. Após o tempo determinado, coe a bebida e, se preferir, adicione açúcar, adoçante ou mel, para melhorar o sabor do chá.

Malefícios do Marmelinho

Algumas plantas podem ser prejudiciais ao organismo quando não são utilizadas da maneira correta. Por exemplo, grávidas, mulheres em período de lactação e crianças menores de seis anos não devem fazer uso do chá deste fruto, uma vez que as propriedades e princípios ativos desta planta podem prejudicar a saúde destes.

No entanto, é importante que as pessoas busquem um atendimento médico para que se certifiquem sobre por qual problema estão passando. Com o auxílio do profissional de saúde é possível escolher o melhor tratamento a seguir, seja ele natural ou não.

Sair da versão mobile