Benefícios das Plantas

Azaleia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

Azaleia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A planta Azaleia possui muitas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. Esta é uma planta fácil de ser cultivada, que se dá bem em diversos ambientes, internos ou externos, em vasos ou canteiros.

A Azaleia pode atingir até 2 metros de altura mas, também se encontram variedades de médio porte e até as mínis, ideais para vasos pequenos que serão colocados no peitoril de janelas internas.

A propagação da Azaleia também é bastante fácil. Se faz por estaca de ponteiros de 7 a 10 cm de comprimento. Você vai escolher o ramo reprodutor, um ramo forte, que tenha galhos laterais e folhas. Retire todas as folhas da base deixando só 4 a 5 no ponteiro.

Tenha preparado os vasos em que vai plantar as novas mudas de estacas com terra misturada com areia, sem adubação prévia, com boa drenagem. As mudas novas não devem ser colocadas em terra recentemente adubada (então, prepare sua terra adubada com, pelo menos, 3 meses de antecedência da época da colocação das estacas.

Origem da planta Azaleia:

A Azalea ou Azaleia, é usado em países na Rússia, na Alemanha (de onde será a sua origem), mas também na Inglaterra e na França ,como chá para infecções do ovário e dos testículos, mais especificamente a decocção das suas folhas. também é usada contra gota e o reumatismo crônico. A tintura, em baixa dosagem, é utilizada contra obstrução dos vasos capilares, dores miálgicas nas regiões facial e ocular.

Propriedades da planta Azaleia:

Dentre os constituintes da planta estão os flavonoides, saponinas, óleo essencial (vanilina) e mucilagens. Estes compostos são responsáveis pelas propriedades medicinais da Azaleia, tais como as ações antissépticas e cicatrizantes.

Já a substância contida nas flores desta planta, que é responsável pelo cheiro agradável que elas exalam, conhecida como feniletilamina provoca um efeito relaxante no corpo. Então, confira agora os Benefícios da Azaleia Para Saúde:

Benefícios da planta Azaleia Para Saúde:

  • Os estudos sugerem que as propriedades antioxidantes da Azaleia também podem ajudar no tratamento de doenças do fígado. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo de doenças, porque eles neutralizam os radicais livres presentes em tecidos e células do corpo.
  • A planta é rica em ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C é um nutriente essencial requerido pelo corpo para impulsionar e estimular a atividade de seu Sistema Imunológico.
  • A planta contém vitaminas e minerais como flavonoides, que têm propriedades antidepressivas. O consumo de chá de Azaleia pode ajudar a acalmar o sistema nervoso, e pode reduzir a ansiedade e depressão, criando uma sensação de relaxamento no corpo e mente.
  • A Azaleia também é usada por quem pratica esportes, a fim de saciar a sede. Para este fim, uma forma de chá gelado de Azaleia é tipicamente consumida. Muitas pessoas o incluem em sua dieta uma vez que esta variedade de chá tem a capacidade de resfriar o corpo muito rápido.
  • A planta inibe a produção de amilase, o que ajuda na absorção de carboidratos e amido, por isso beber chá de Azaleia impede que a absorção ocorra. Portanto, chá de Azaleia é encontrado em muitos produtos da perda de peso.
  • A planta ajuda na redução da pressão arterial (propriedade anti-hipertensivo). Portanto, não é recomendado para pessoas que já têm pressão arterial baixa, uma condição chamada de hipotensão.

Receita do Chá de Azaleia:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa das folhas secas de cambará (devem ser secas ao sol)
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente – preferencialmente de outro material que não seja metal -, coloque os dois ingredientes e leve ao fogo.

Aguarde até que a mistura comece a ferver e, em seguida, desligue. Coloque uma tampa e deixe descansar por aproximadamente dez minutos para, enfim, coar e consumir.

Pode ser consumido morno ou gelado, como preferir, mas sem adoçar.

A dose indicada é de uma xícara de chá entre três e quatro vezes por dia, preferencialmente de manhã, após o almoço, à tarde e antes de dormir.

Onde Encontrar a Azaleia:

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, jardins, jardineiras, canteiros, praças e em sites que comercializam mudas e sementes de plantas. Ela também faz parte de projetos paisagísticos colorindo os espaços onde estão presentes.

Como Plantar a Azaleia:

Você pode plantar azaleias através de sementes ou por estacas feitas dos ponteiros dos ramos e cortadas entre 7 a 10 cm. Quando se reproduz por estacas, você terá uma outra Azaleia igualzinha à planta-mãe já que esta é uma reprodução assexuada. O enraizamento de estacas demora até 6 semanas e requer controle do calor e umidade constantes.

A “boa terra” para a Azaleia deve ser misturada: uma porção de areia média, uma de terra orgânica e duas de terra comum, do jardim. Avalie o pH da sua terra de jardim e o corrija, caso esteja maior do que 6,5.

Sair da versão mobile