Benefícios dos Grãos e Cereais

Milho: 50 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 03/08/2021)

O milho é um dos produtos mais consumidos no mundo, e tem vários benefícios para a saúde, assim que ao longo deste artigo vamos desenvolver dez deles.

Sua origem está nos povos indígenas do México central, há mais de dez mil anos, e foi introduzida na Europa, no século XVIII.

Hoje, é o cereal mais produzido do mundo, à frente do trigo e do arroz.

A palavra milho literalmente significa o que sustenta a vida. Hoje em dia é uma ótima fonte de elementos nutritivos e um material básico da indústria de transformação.

A planta macia tem sido utilizada várias vezes, com sucesso nas indústrias de laticínios e carne e as hastes são usadas para construir cercas e paredes duráveis.

Portanto, o milho possui três possíveis aplicações, que são alimentos, forragens e matérias-primas para a indústria. Vamos nos concentrar nos benefícios que ele oferece como alimento, especialmente.

O que é Milho? 

O milho é uma planta de cereais que tem um caule longo, reto e sólido. As folhas são bastante grandes e alongadas, enquanto tem flores, tanto masculinas quanto femininas.

Os masculinos estão unidos em cluster, enquanto os femininos fazem isso em espigas, até chegarem às mil de sementes no núcleo duro.

O milho possui vários benefícios para o corpo humano na alimentação.

É um produto que os médicos e os nutricionistas têm grande estima e não é por acaso que é o cereal mais consumido do mundo.

As vantagens de consumi-lo são inúmeras, mas, para resumir, nos concentraremos em dez dos benefícios que a ingestão de milho gera, no nível digestivo, no nível gastrointestinal e, em geral, como isso nos afeta com a dieta que realizamos, a ingestão regular de milho.

Valores Nutricionais do Milho

O milho não só fornece as calorias necessárias para um metabolismo saudável e diário, mas também é uma fonte rica de Vitamina A, Vitamina B, Vitamina E e muitos minerais. Seu alto teor de fibra garante que ele desempenha um papel significativo na prevenção de doenças digestivas como constipação, hemorroidas e câncer colorretal.

Os antioxidantes presentes nela também atuam como agentes anti-carcinogênicos e previnem a doença de Alzheimer. Agora, confira Os 50 Benefícios do Milho Para Saúde!

Benefícios do Milho Para Saúde

1. Pode Prevenir o Câncer de Cólon:

Uma das suas grandes vantagens é a sua capacidade de tentar prevenir doenças, como diferentes tipos de câncer, sendo o cólon o mais frequente que pode parar. Isso ocorre porque contém uma grande quantidade de Ácido fólico que nos ajuda a ter um corpo mais saudável e mais fortalecido enfrentando diferentes tipos de doenças.

2. Diminui o Risco de Ataque Cardíaco:

Uma dieta rica em milho pode ajudar a reduzir o risco de ataques cardíacos. A Vitamina B1 diminui a homocisteína e reduz o risco de ataques cardiovasculares. O milho é rico em antioxidantes, o que, como seu nome sugere, evita a oxidação das gorduras. Os antioxidantes impedem assim que os vasos sanguíneos se degradem.

Do mesmo modo, também reduz o risco de sofrer um acidente vascular cerebral, também pelas quantidades de Vitamina B1 que contribuem pela diminuição da homocisteína.

3. Tem Poucas Calorias:

Se algo é caracterizado por milho não está tendo um alto número de calorias. Com uma meia xícara de milho, estamos falando de aproximadamente 60 gramas, contém aproximadamente 86 calorias. Comer este cereal proporciona mais benefícios do que comer manteiga frita ou Tomate , entre outros produtos.

4. É Bom Para a Gravidez:

Embora já o tenhamos mencionado acima em alguma outra epígrafe, é conveniente desenvolvê-lo como um dos grandes benefícios do milho. Os altos níveis de vitamina B que contém, reduzem consideravelmente o risco de os bebês chegarem ao mundo com problemas na medula espinhal e no cérebro, pelo que fortalece bastante a gravidez.

5. Controla Diabetes:

Entre todos os benefícios produzidos pela ingestão de milho, além dos já mencionados, combater várias doenças, devemos incluir o fato de que pode ser um excelente controlador de diabetes, mas especialmente o que não depende da insulina.

Não só uma da hipertensão se protege quando é preciso milho, uma vez que tem inúmeras propriedades este cereal que gera um ótimo bem-estar em nosso corpo e melhora a nossa saúde notavelmente.

6. Melhora a Visão:

E se isso não bastasse com os benefícios que o milho fornece contra o câncer de cólon, doenças cardiovasculares, diabetes ou quando favorece o nascimento de novos fetos, o consumo de forma regular de milho também pode contribuir para melhorar significativamente a vista, como se fosse a cenoura.

Nós podemos assegurar que é uma fonte rica de Beta-caroteno, que é representada na forma de Vitamina A, e que tradicionalmente é uma fonte e também sinônimo de ter uma boa saúde visual, em todos os momentos.

7. Previne Hemorroidas:

O teor de fibra de uma xícara de milho é equivalente a 18,4% da quantidade diária recomendada. Isso ajuda a aliviar os problemas digestivos como a constipação como indicamos, mas também nos permite evitar o sofrimento das hemorroidas.

A fibra ajuda a aumentar o volume de movimentos intestinais, que estimula o movimento peristáltico e a produção de suco gástrico e bile. Você também pode adicionar volume a fezes excessivamente soltas, o que pode reduzir as chances de síndrome do intestino irritável (IBS) e diarreia.

8. Previne a Anemia:

O milho ajuda a prevenir a anemia causada por uma deficiência dessas vitaminas. Também possui um nível significativo de Ferro, que é um dos minerais essenciais necessários para formar novos glóbulos vermelhos; Uma deficiência de Ferro também é uma das principais causas de anemia.

9. Fortalece os Tecidos Conectivos:

O tecido conjuntivo é composto de ossos, ligamentos, tendões, músculos e cartilagens. O milho contém Manganês que fortalece o tecido conjuntivo. Além disso, Manganês mantém níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e quebra carboidratos e gorduras para fornecer energia.

Uma xícara de milho fornece cerca de 12 por cento do valor diário recomendado de Manganês. O milho também contém uma grande proporção de minerais, como Magnésio, Ferro, Cobre e Fósforo que são necessários para ter ossos saudáveis. Esses nutrientes impedem que seus ossos se quebram quando envelhecem.

10. Importante Fonte de Antioxidantes:

Previne e protege o corpo da formação de radicais livres, graças ao fato de ser uma importante fonte de antioxidantes mais do que outro cereal e rico em vitaminas B e Vitamina E, proteínas e minerais como Fósforo, Ferro e Potássio.

Por este motivo, ajuda a prevenir doenças cancerígenas e degenerativas como a doença de Alzheimer.

11. Diminui o Risco de Ataques Cardíacos:

O milho contém Omega 3 e Vitamina B1, necessário para reduzir a homocisteína e evitar que as gorduras nos vasos sanguíneos e as artérias se oxidem e, assim, diminuindo a pressão arterial e o risco de sofrer um ataque cardiovascular ou cardíaco.

12. Milho é Rico em Carboidratos:

Um dos benefícios comuns do milho para a saúde é que ele é rico em carboidratos. Como mencionado anteriormente, ele é dito ter uma grande quantidade de carboidratos, pois dá às pessoas aproximadamente 82% de calorias. Portanto, quando você consumir uma meia xícara de milho, você pode obter 80 calorias.

Por todos os motivos acima, o milho é um ótimo método para aqueles que gostariam de ganhar peso se você o utilizar da maneira correta.

13. Fonte de Fibra:

A fibra ajuda o corpo de várias maneiras, reduzindo o colesterol e tornando o sistema digestivo mais eficiente. Ele proporciona uma quantidade saudável e impressionante de fibra quando consumido na espiga ou na forma de pipoca. O milho proporciona um impressionante 7 gramas de fibra por 100 gramas de porção. A fibra ajuda a prevenir a constipação e também a baixar os níveis de colesterol.

14. Sem Glúten:

As pessoas que sofrem de intolerância ao glúten muitas vezes sofrem reações intensas à enzima, causando diferentes tipos de complicações de saúde. Milho e sua farinha é uma boa opção, pois é naturalmente sem glúten e uma opção melhor do que outros grãos.

15. Fonte de Energia:

O milho contém uma grande quantidade de carboidratos. Os carboidratos fornecem a energia necessária para que o corpo e a mente funcionem corretamente. O milho é um carboidrato complexo que leva tempo para ser totalmente digerido. Isso é benéfico para o corpo, pois mantém você mais cheio por mais tempo. Também pode ser um bom lanche de pós-treino.

16. Rico em Manganês:

Tem uma boa quantidade de Manganês por porção. Este mineral tem múltiplos benefícios e mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso também ajuda a alimentar o corpo destruindo carboidratos complexos.

17. Pode Prevenir a Doença de Alzheimer:

Foi estudado como uma fonte de timina, que é um antioxidante que afia as funções do cérebro. Também ajuda a sintetizar a acetilcolina, o que, por sua vez, leva a uma memória melhorada.

18. Combate o Ácido Úrico

O “cabelo de milho” é muito recomendado para a melhora do sistema urinário. Por ter propriedades diuréticas, ou seja, aumenta o fluxo da urina, há uma fácil liberação do excesso de ácido úrico responsável por artrite gotosa, pedra no rim e pressão alta. Além de tratar infecções urinárias.

Como consumir: Para 1 a 2 colheres de cabelo de milho use ½ litro de água. Ferva durante 10 minutos e coe. Beba 1 xícara por dia.

19. Matem o Cabelo Saudável:

A Vitamina C, conteúdo de licopeno, e vários outros antioxidantes presentes no milho ajudam no fortalecimento dos fios de cabelo, e funciona de forma eficaz em lidar com a perda de cabelo.

20. Promove o Crescimento:

milho é rico em componentes da vitamina B, especialmente Tiamina e Niacina. A Tiamina é essencial para manter a saúde nervosa e a função cognitiva. A deficiência de Niacina leva à pelagra; uma doença caracterizada por diarreia, demência e dermatite que é comumente observada em indivíduos malnutridos. O Milho também é uma boa fonte de ácido pantotênico, que é uma vitamina essencial para carboidratos, proteínas e metabolismo lipídico no organismo.

21. Ajuda no Ganho de Peso:

milho é uma fonte rica de calorias e é um alimento básico em muitos lugares. O teor calorífico do milho é de 342 calorias por 100 gramas, que está entre os mais altos para os cereais. É por isso que, muitas vezes, é voltado para o ganho de peso rápido.Combinado com a facilidade e a flexibilidade das condições de crescimento para o milho, o conteúdo de alta caloria torna vital para a sobrevivência de dezenas de países agrícolas.

22. Mantem os Olhos Saudáveis:

milho é uma rica fonte de betacaroteno, que forma Vitamina A no corpo e é conhecido por ser essencial para manter uma boa visão. Além disso, os carotenoides, a luteína e a zeaxantina encontrados no milho foram associados a reduções nos riscos de degeneração macular e desenvolvimento de catarata.

23. Previne a Diverticulose:

Como nozes e outras sementes, já foi discutido que pessoas que sofrem de diverticulite devem evitar este grão. No entanto, um estudo descobriu que os consumidores de pipoca eram 28% menos propensos a desenvolver diverticulose.

24. Pode Aumentar a Secreção de Urina:

A seda de milho é usada na China como remédio para tratar problemas urinários. Geralmente é tomado em um chá ou em pó. O milho tem propriedades diuréticas.

25. Pode Desintoxicar o Organismo:

Através de suas propriedades diuréticas, o milho pode ajudá-lo a combater infecções urinárias e desintoxicar seu corpo.

26. Pode Ajudar a Tratar Hepatite:

Isto é o que a medicina tradicional chinesa considera.

27. É um Excelente Pré-biótico:

32 adultos saudáveis ​​participaram de um estudo na Universidade de Reading, na Inglaterra, onde os pesquisadores observaram o efeito do milho sobre o equilíbrio das bactérias no intestino.

Verificou-se que após apenas 21 dias de ingestão regular de milho, consistindo apenas em 48 gramas por dia, os participantes expulsaram uma quantidade aumentada de bactérias nocivas do intestino e, por sua vez, aumentaram a quantidade de bactérias boas no intestino.

Um bom equilíbrio de pré e probióticos no intestino ajuda a reduzir a inflamação, o crescimento excessivo de candida e múltiplas condições de saúde, fazendo com que o milho seja o suplemento perfeito para uma melhor saúde intestinal.

28. Ajuda a Manter o Sangue Saudável:

Cada copo de milho contém 41% de carboidratos, 32% de proteína e 28% de fibra, o que o torna o alimento perfeito para equilibrar o açúcar no sangue.

Esta proporção surpreendente ajuda não só a evitar picos de açúcar no sangue e mergulhos, mas também ajuda a diminuir a pressão arterial geral, reduzindo o risco de desenvolver diabetes e hipertensão. O milho também contém poderosos antioxidantes e uma dose intensa de vitaminas e minerais, que ajudam a purificar o sangue e melhorar sua condição.

29. Mantém os Nervos e os Músculos Saudáveis:

O milho é uma excelente fonte de Magnésio, um mineral que é responsável por mais de 300 funções no corpo. Em particular, o Magnésio é excelente para manter nervos e músculos saudáveis, evitando o estresse e ajudando a reduzir a tensão em todo o corpo.

Apenas um copo atende 52% da quantidade diária necessária de Magnésio, levando a nervos frescos e tranquilos, músculos relaxados e um cérebro mais feliz.

Outros Benefícios do Milho Para Saúde:

  • Aumenta a imunidade
  • Proteção contra o Alzheimer
  • Protege contra a Osteoporose
  • Alivia a TPM
  • Prevenção contra a Alopecia
  • Auxilia no metabolismo de gorduras
  • Retarda o envelhecimento
  • Melhora a função cognitiva
  • Aumenta a imunidade
  • Reduz o risco de câncer
  • Protege contra doenças cardíacas
  • Regula o açúcar no sangue
  • Retarda o envelhecimento
  • Repara do dna
  • Reduz o risco de diabetes tipo ii
  • Melhora a enxaqueca
  • Alivia a síndrome pré-menstrual (tpm)
  • Possui propriedades antioxidante
  • Previne as crises de epilepsia
  • Excelente para os cabelos
  • Bom para a digestão
  • Ótima fonte de energia
  • Beneficia o cérebro
  • Excelente para a pele
  • Bom para os olhos
  • Mantém as mucosas saudáveis
  • Ajuda a manter o bom humor
  • Excelente pra as unhas
  • Melhora a ansiedade
  • Bom contra insônia
  • Ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Ajuda a regula o distribuição de líquidos pelo organismo
  • Aliado contra a fadiga
  • Combate o estresse

Diferentes Formas de Preparar o Milho

Você pode apreciar o milho, de várias maneiras e combiná-lo com outros pratos de forma criativa e saudável, pois é mais conveniente para você, só porque, por muitos benefícios e propriedades do milho, não o exclua da sua dieta, em vez disso, incorpore-o a: “Saladas.

  • Guacamoles
  • Tortilhas
  • Polenta
  • Empanadas
  • Sopas
  • Tortas recheadas.
  • Arepas.
  • Cremes
  • Sobremesas
  • Molhos

Recomendações ao Consumir Milho

Qualquer alimento que seja consumido em excesso pode causar efeitos colaterais nocivos.

Para as pessoas que sofrem de intestino irritável, o consumo excessivo de milho pode causar inflamação. Para outras pessoas, pode causar alergias.

Mesmo assim, este cereal definitivamente não deve faltar na dieta diária, aproveite todos os múltiplos benefícios e propriedades do milho para sua saúde.

Sair da versão mobile