Benefícios das Plantas

Cactus é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 07/09/2021)

O Cactus pertence a família botânica denominada Cactaceae, com aproximadamente mais de 80 gêneros e 1400 espécies nativas que pertence as Américas e que são frequentemente utilizados como plantas ornamentais.

Dentre as inúmeras variedades de cactos, a nativa do México pode ser utilizado como remédio natural, combatendo desde a ressaca até o diabetes.

O Cactus nativo do México crescem em temperaturas muito elevadas e apresenta um tronco lenhoso, com flores amarelas e espinhos, polpa consistente e sementes pretas.

As propriedades medicinais desse cacto foram descobertas no período da Pré-História e a planta já era usada como analgésico natural. A forma mais comum de usar na medicina caseira é o uso do extrato de cacto.

Propriedades do Cactus:

As folhas ovais carnudas do Cactus contêm um líquido pegajoso, semelhante ao aspargo, feijão verde ou pimentão verde, conhecido como “suco de cacto”, “nopales”, “nopalitos” ou “suco de pera espinhosa.

Composto por água, sais minerais e açúcar, esse líquido é popular no México, América do Sul, Índia, Médio Oriente, algumas regiões da Europa e, recentemente, vem ganhando popularidade no Brasil.

Benefícios do Cactus Para Saúde:

O chamado suco de cacto fornece nutrientes como o beta-caroteno, vitaminas B e vitamina C, ferro, cálcio e magnésio, dentre outros minerais e vitaminas. Além disso, o Cactus é rico em aminoácidos como taurina, que contém flavonoides e antioxidantes.

O cacto é uma planta rica em carboidratos e fibras; a mucilagem, que são fibras que, ao invés de se dissolverem na água, a absorve.

Esta propriedade permite que o cacto estabilize-se os níveis de glicose no sangue e, por isso, é muito recomendado para os indivíduos que sofrem com o diabetes;

Outra importante substância presente no Cactus é a pectina. Níveis elevados dessa substância formam um revestimento no estômago, auxiliando no alívio dos sintomas de problemas do trato digestivo;

Segundo alguns estudos, a planta ainda alivia o enjoo e a boca seca resultantes da ressaca por consumo excessivo de álcool;

Combate inflamações;

Utilizado de forma tópica, sendo aplicado diretamente sobre a pele, o Cactus ameniza espinhas, picadas de insetos e acne;

O cacto também pode ser de auxílio para acalmar os sintomas do reumatismo e da asma, podendo ser utilizado como analgésico, inclusive para aliviar a dor causada por hemorroidas.

Malefícios do Cactus:

É necessário ter muito atenção com o Cactus e utilizar apenas a dose recomendada pelo seu especialista, pois o consumo exagerado pode diminuir os níveis de açúcar no sangue a um patamar alarmante. O uso da planta é contraindicado para lactantes e grávidas.

Sair da versão mobile