Dieta e Nutrição

Lula: 16 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

A lula e um molusco, da classe dos cefalópodes, que vivem no mar e respiram por meio de brânquias. Cefalópodes é uma palavra de origem grega, sendo que kephalé = cabeça e podos = pés.

O corpo das lulas é dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos. Diferente de seus parentes próximos, os mariscos (bivalves) e as lesmas (gastrópodes), as lulas não possuem uma casca dura externa, e sim, uma casca interna, sendo que a parte externa de seu corpo é muito macia.

A classe dos Cefalópodes é dividida em octópodes (oito tentáculos), ou decápode (dez tentáculos).

A lula é decápode, pois possui dez tentáculos. Sua massa visceral é alongada, e seu corpo é envolto pelo manto, que é uma cavidade muscular que se encontra atrás da cabeça das lulas. É através da cavidade desse manto que a água circula, passando pelas guelras, tornando possível a respiração do molusco.

Valor Nutricional da Lula:

A Lula crua é excepcionalmente baixa em calorias e gorduras. A Lula do sushi, sem quaisquer aditivos, tem meras 26 calorias por cada 31 g, e menos de metade de um grama de gordura. A Lula é uma boa fonte de proteína. Cerca de 28 g de Lula pura oferecem 4,4 g de proteína, ou cerca de 9 % do valor diário. Então, confira agora Os 16 Benefícios da Lula Para Saúde:

Benefícios da Lula Para Saúde:

1. Combate a Anemia:

O Ferro encontrado em quantidades significativas na Lula, possui um alto teor de ferro, que é essencial para saúde do corpo geral, inclusive para combater doenças relacionadas a falta desse importante nutriente, como a anemia ferropriva. A Lula também pode proporcionar cerca de 90% de cobre ao corpo, um elemento que desempenha um papel importante na absorção, o armazenamento e o metabolismo do ferro e a formação de células vermelhas do sangue.

2. Reduzir Inflamações:

Foi altamente comprovado que o selênio é um grande aliado para combater Inflamações. A Lula possui um teor elevado de selênio. Estudos têm demonstrado que os indivíduos com artrite reumatoide têm baixos níveis de selênio no sangue. Além disso, o selênio é um antioxidante que pode ajudar a aliviar os sintomas de artrite por controlar os radicais livres. A Lula contém cerca de 63% de selênio.

3. Tratar a Acne:

Os problemas com acne e manchas são comuns entre adolescentes, mas ao invés do uso de pomadas e intervenções estéticas. A Lula se mostra eficiente para efeito antisséptico, anti inflamatório e antipruriginoso. O suco das folhas pode ser um excelente aliado para a limpeza de pele.

4. Diabetes:

A Lula exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos da lula auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue.

5. Combater Náuseas:

Se você sofre com esses desconfortos, então ficará feliz em saber que as folhinhas de Lula podem ser convenientes para a redução dessas condições. As náuseas durante viagens e gravidez podem ser reduzidas com a ajudinha da Lula, reduzindo impactos sobre o estômago. Esse benefício é demonstrado não só no consumo das folhinhas, mas também com pastilhas e outros produtos de sabor Lula que são degustados nessas ocasiões.

6. Perda de Peso:

A Lula tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele é uma rica fonte de fibra dietética e de proteína. É rico em vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como magnésio, Ferro, sódio e Potássio.

7. Saúde da Pele:

Sem sombra de dúvidas, a Lula é uma ótima alternativa para ajuda a manter a pele saudável, músculos, cabelo e unhas, por causa de seu grande teor de proteína. A proteína é um nutriente essencial que o corpo necessita para permanecer saudável, além, de ser um dos mais importantes para manter a pele, músculos, cabelo e unhas em forma.

8. Redução da Pressão Arterial:

A Lula ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial, pois é rica em Potássio. Sendo uma boa fonte de Potássio, a Lula ajuda a regular os níveis de pressão arterial, então você pode considerar a Lula como um bom alimento para as pessoas que sofrem de hipertensão.

Outros Benefícios da Lula Para Saúde:

  • Construir músculos e produzir hormônios e enzimas, pois são ricos em proteínas e
  • aminoácidos;
  • Ajudar a fortalecer o sistema imunológico;
  • Reduzir dos níveis de colesterol, graças ao ômega 3;
  • Prevenir contra a demência;
  • Evitar o diabetes;
  • Diminuir as chances de depressão;
  • Proteger contra doenças cardiovasculares;
  • Auxiliar a atividades dos neurônios, melhorando a memória.
Sair da versão mobile