Benefícios das Plantas

Caronilha é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 08/09/2021)

A Caronilha tem o nome científico de Scutia buxifolia. Ela é da família das Ramnáceas. É uma árvore pequena que pode chegar a medir até seis metros e seu tronco atingir 50 centímetros de diâmetro.

Uma das características da Caronilha é que de seus ramos brotam espinhos de até quatro centímetros. Sua madeira é muito disputada, pois ela é considerada elástica, onde os insetos não conseguem perfurar. Entretanto, se muito seca, começa a rachar. Por conta da sua resistência, ela é bastante utilizada para lenha, carvão, obras de esteio e outros fins.

Sua casca é avermelhada, fina, decídua em camadas relativamente espessas, seus ramos eretos, quadrangulares enquanto nova, frequentemente opostos, com grandes espinhos de até 4cm de comprimento.

Suas folhas subpostas ou alternas, elípticas ou oval-lanceoladas, agudas ou obtusas, peninervadas, inteiras ou, às vezes, serradas e com um dente no ápice, coriáceas, verde-escuro; suas flores são esverdeadas, curto pedunculadas, pequenas e dispostas em fascículos de 2 e 3; tem ovário subgloboso e o seu fruto é uma drupa globosa, esverdeada, de 2 a 3mm de diâmetro, contendo sementes compridas, discoides.

Origem da Caronilha:

A Caronilha é o nome popular de um arbusto da família das Rhamnáceas, com propriedades medicinais, sendo usada como diurética e tônico cardíaco. A parte utilizadas são a casca e as folhas. É uma espécies originária das matas da América do Sul.

Fornece finíssima espécie de madeira, violácea ou avermelhada, muito elástica, considerada impenetrável pelos insetos, principalmente o cerne; é homogênea, porém racha durante a secagem. É usada para obras de esteio, torno, marcenaria, lenha, carvão e trabalhos expostos.

Propriedades da Caronilha:

A composição da Caronilha são os alcalóides, saponinas e taninos. A sua casca também é poderosa, pois contém alcalóides ciclopeptídicos. No Brasil, podemos encontrá-la mais facilmente no estado do Rio Grande do Sul, região serrana do sudeste e também no litoral sul do Brasil. Então, confira agora os Benefícios da Caronilha Para Saúde:

Benefícios da Caronilha Para Saúde:

  • Sua origem é na América do Sul e suas indicações são para pessoas com tendência à pressão alta e com problemas de retenção de líquidos.
  • As partes mais utilizadas da Caronilha são as cascas do tronco, com larga aplicação para chás diuréticos. O seu chá ou extrato serve para controlar a pressão arterial das pessoas que são hipertensas.
  • Os frutos também contêm matéria tintorial. Existem outras variedades como a acutifólia, arenícola e obtusifólia.
  • Já as folhas servem de alimento para insetos da plantação.
  • Um trabalho investigou as atividades antimicrobiana e antiviral da casca do caule e folhas de Caronilha. Os melhores resultados antimicrobianos ocorreram com o acetato de etila e frações n-butanólica das folhas contra Micrococcus sp.
  • Um estudo analisou a toxicidade da planta Caronilha e concluiu que a mesma não é tóxica e pode ser utilizada como matéria-prima por empresas farmacêuticas para a fabricação de medicamentos diuréticos e que combatam a hipertensão.
  • Outra indicação popular em relação ao uso do chá da planta é sua ação benéfica no coração. A Caronilha apresenta propriedade anti-hipertensiva já cientificamente comprovada.
  • Outra indicação popular em relação ao uso do chá da planta é sua ação benéfica no coração. A Caronilha apresenta propriedade anti-hipertensiva já cientificamente comprovada.
  • É uma das mais vendidas por ambulantes para a preparação de chás emagrecedores. Sabe-se que a Caronilha tem propriedades diuréticas.

Malefícios da Caronilha:

Todos os tratamentos naturais devem ser acompanhados por um médico. Não é porque as ervas são menos nocivas, na teoria, que os riscos deixam de existir. A composição na estrutura de cada planta é cheia de elementos e, em alguns casos, pode ser que um deles tenha alguma reação alérgica no usuário.

As reações de alergias podem começar fraquinhas, mas há casos em que as vias respiratórias incham e isso dificulta, e muito, a respiração, podendo causar até uma sufocação. Para evitar resultados negativos com o tratamento, consulte-se com um médico especializado em produtos naturais (Naturalista) e converse com ele a respeito do seu problema para que seja receitada a melhor solução.

Sair da versão mobile