Benefícios das Plantas

Garcínia Cambogia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em

A Garcínia Cambogia possui ricas propriedades medicinais que beneficiam a saúde do corpo humano.

A Garcínia Cambogia, conhecida também como “tamarindo malabar”, é um arbusto que cresce em zonas do Sul da Índia e que tradicionalmente é usado para dar sabor a alguns pratos, assim como no tratamento de algumas doenças.

No entanto, o seu reconhecimento no mundo ocidental deve-se às propriedades adelgaçantes que a polpa e casa deste fruto proporciona.

A tendência de incluí-la nas dietas para perder peso reside nos seus princípios ativos, os quais atuam como supressores do apetite e evitam a acumulação de gorduras no corpo.

Este gênero particular de plantas tem até 300 espécies diferentes dentro dela, mas Garcínia Cambogia é aquela que recebe a maior atenção por suas propriedades saudáveis. Garcínia Cambogia era anteriormente um nome científico, mas desde então mudou para Garcínia gummi-gutta.

Ele também tem uma série de outros nomes comuns, como Malabar tamarind e brindleberry. O fruto desta árvore tem a forma de uma pequena abóbora e tipicamente de cor verde-amarela ou amarelada.

Origem da Garcínia Cambogia:

Uma planta cujas origens remontam aos tempos mais remotos, ela é encontrada especialmente no país que lhe dá nome, o Camboja. No entanto, a Garcínia Cambogia também é encontrada em regiões do sul do continente africano e também na Polinésia.

Seu nome popular mais famoso é Malabar Tamarindo, mas também é conhecida em algumas regiões pelo nome de Goraka. Os nativos do Camboja costumam usá-la como um potente aromatizante, como condimento e também para auxiliar na conservação dos alimentos. Fazem isso há séculos.

Mas o uso que mais estimulou as pesquisas sobre a Garcínia Cambogia é justamente o de moderador de apetite, uso que é feito pelos nativos do Camboja há muito tempo.

Após muitas pesquisas onde se observou que o extrato da Garcínia Cambogia apresentava resultados na redução de peso, em 1991, finalmente ele começou a ser comercializado com essa finalidade.

Propriedades da Garcínia Cambogia:

A Garcínia Cambogia contém princípios ativos que são eficientes para contribuir para a perda de peso, e o principal responsável chama-se ácido hidroxicítrico (HCA), o qual está presente principalmente na casca do fruto.

Também acentua o efeito substâncias como o garcinol, os antociásidos e a vitamina C que, além disso, fazem com que esta planta seja benéfica a outros níveis de saúde. Então, confira agora os Benefícios da Garcínia Cambogia Para Saúde:

Benefícios da Garcínia Cambogia Para Saúde:

  • Conta com um poderoso antioxidante que impede a oxidação das células e a obstrução das artérias, sendo por isso ideal para prevenir doenças cardiovasculares.
  • O ácido hidroxicítrico presente na Garcínia Cambogia intervém no organismo bloqueando a enzima que converte o excesso de hidratos de carbono em gorduras, por isso é benéfica para evitar a acumulação daquelas gorduras indesejadas no corpo, e por conseguinte, ajudará a manter as suas medidas e a sua figura em bom estado.
  • Outro dos benefícios da Garcínia Cambogia mais apreciados é o que atua como um potente supressor de apetite. Isto é conseguido ao aumentar as reservas de energia presentes no fígado e nos músculos do corpo, fazendo com que o cérebro assuma que se ingeriu alimentos suficientes e suprime a vontade ou ânsia de continuar comendo.
  • O consumo desta planta proporciona também uma boa quantidade de energia para o corpo graças aos efeitos do ácido hidroxicítrico, uma vez que este, além de evitar a formação de gorduras, envolve um aumento de glicogênio que é, digamos, a reserva de energia que os músculos usam para levar a cabo os esforços físicos.
  • Também foram assinaladas as propriedades da Gracinia cambogia vinculadas à redução de colesterol mau no sangue e os níveis elevados de triglicéridos.
  • Outros benefícios da Garcínia Cambogia são as suas propriedades anti-inflamatórias e gastro protetoras, sendo usada para tratar inflamações intestinais, reduzir a acidez estomacal e aumentar as defesas da mucosa gástrica.

Como já dito, a principal utilidade e também a mais procurada por quem deseja usar a Garcínia Cambogia é a redução de peso. Mas esse não é a única utilidade dessa planta. Veja todas a seguir:

  • Auxilia em tratamento contra obesidade;
  • Ajuda a regular a absorção de carboidratos;
  • Potencializa a queima de gorduras ingeridas;
  • Atua como antioxidante.

Pois agora que você tem todas as principais informações sobre a Garcínia Cambogia e sobre a sua atuação e funcionamento, procure um profissional de nutrição e comece já a fazer uso desse importante agente na redução de peso e na melhora da qualidade de vida das pessoas.

Como Usar a Garcínia Cambogia:

A garcínia é muito consumida em forma de chá, principalmente se a função é o emagrecimento. Para fazer o chá, basta adicionar o pó da planta em um copo de água e misturar até que fique totalmente homogêneo. Uma colher de chá é suficiente. A bebida deve ser ingerida antes das principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar.

Tome somente uma xícara do chá três vezes ao dia. Assim como todo medicamento, não deve ser usado com exageros, mesmo sendo natural. E antes de iniciar qualquer tratamento, consulte o seu médico.

A garcínia em pó é encontrada em lojas de produtos naturais. A frutinha pode ser encontrada ao natural também, mas é bem mais difícil de encontrar, além de ter um preço bem salgado.

Doses Recomendadas da Garcínia Cambogia:

As doses geralmente recomendadas de ácido hidroxicítrico, extraído da Garcínia Cambogia para a fabricação dos suplementos, são iguais a 500 mg a serem tomados 30-60 minutos antes das três refeições principais do dia.

Mas não é certo que esta seja a dose ideal, uma vez que, como já especificado, a eficácia real de Garcínia Cambogia ainda não está comprovada por pesquisas científicas.

Onde Encontrar a Garcínia Cambogia:

Por se tratar de um extrato retirado diretamente da natureza, a Garcínia Cambogia não pode ser encontrada em uma drogaria ou uma farmácia comum. Ela é encontrada preferencialmente nas farmácias de manipulação, onde seu composto é manipulado até atingir os níveis desejados para que sua ação seja efetiva.

Normalmente ela é vendida em potes com quantidades que variam de 60 a 180 cápsulas, sendo que se indica ingerir uma cápsula meia hora antes de uma refeição. O ideal é tomar três cápsulas por dia, sendo uma antes do café da manhã, uma antes do almoço e outra antes do jantar. Cada cápsula tem 500 mg do extrato.

Contraindicações da Garcínia Cambogia:

Os chamados efeitos colaterais do uso do extrato de Garcínia Cambogia no combate à obesidade e na redução de peso ainda não são totalmente comprovados e também não foram totalmente estudados.

O que se sabe é que a Garcínia Cambogia deve ser evitada por pessoas que tenham diabetes e que apresentem quadro de demência, como por exemplo, doença de Alzheimer.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando seus filhos também não devem fazer uso do extrato da planta asiática. Há também a recomendação feita por profissionais de nutrição de que não se deve usar a Garcínia Cambogia quando se faz uso de outra medicação.

Portanto, para quem deseja fazer uso da Garcínia Cambogia para tentar reduzir o peso, é fundamental ter sempre em vista que procurar a orientação de um profissional qualificado deve constar dentre as suas prioridades, a fim de evitar maiores complicações.

Sair da versão mobile