Frutas

Laranja fruta: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 30/07/2021)

A laranja é uma fruta popular na mesa de milhões de famílias em todo o mundo.

Existem muitas formas de consumir a fruta ou usá-la no cardápio da dieta; você pode comê-la, fazer compotas, usar em pratos salgados ou tomar o seu suco.

Laranja é uma fruta cítrica redonda com pele finamente texturizadas que é, naturalmente, de cor laranja, assim como sua suculenta polpa.

A pele pode variar na espessura de muito fina a muito grossa. Laranjas geralmente variam de aproximadamente dois a três polegadas de diâmetro.

Pertencente ao grupo de frutas conhecidas como cítricas, a Laranja ainda tem a sua verdadeira origem desconhecida, porém, é possível que ela seja nativa da Ásia Oriental.

Hoje, a Laranja é cultivada geralmente nas regiões mais quentes do mundo.

Quem me conhece sabe que sou adepto e incentivo o consumo de alimentos naturais, sem conservantes ou alimentos processados.

Por isso convido você a conhecer os principais benefícios para a saúde dessa fruta tão saborosa e consumida.

Origem da Laranja

A origem das frutas do gênero Citrus confunde-se, no tempo, com a história da humanidade.

Sabe-se apenas que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre, variedades de limeiras, cidreiras, limoeiros, pomeleiras, toranjeiras, laranjeiras amargas ou azedas, laranjeiras doces e de outros frutos ácidos aclimatados ou locais.

Alguns autores afirmam que os citrinos teriam surgido no leste asiático, de onde teriam sido levados para o norte da África e para o sul da Europa, chegando às Américas por volta de 1500.

Porém, tanto na Europa como na América, foi na segunda metade do século XIX que tomaram impulso o cultivo e a comercialização de suas diferentes variedades.

Os citrinos espalharam-se pelo mundo sofrendo mutações e originando novas variedades devido ao seu cultivo via sementes.[

Valores Nutricional da Laranja

A Laranja é uma fruta popularmente conhecida por ser rica em vitamina C, mas além desta vitamina, a fruta também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonoides, que aumentam o seu valor nutritivo.

Então, confira agora os Os 40 Benefícios da Laranja Para Saúde:

Benefícios da Laranja Para Saúde

1. Promove a Saúde do Coração:

Por favorecer a diminuição dos níveis de colesterol ruim, a fruta automaticamente fornece imensa proteção ao sistema cardiovascular, pois ao baixar os níveis de colesterol sanguíneo, a chance de desenvolvimento de placas de gorduras em vasos diminui drasticamente.

Por isso, consumir Laranja de maneira frequente é uma ótima forma de prevenir infarto, AVC, problemas renais e até mesmo combater a pressão alta.

2. Aumenta a Imunidade:

Outro grande benefício da Laranja diz respeito ao fortalecimento do sistema imune.

Sua alta concentração de vitamina C, fornece substrato para que o sistema imunológico atue de maneira realmente eficaz contra vírus, bactérias e fungos por exemplo.

Sua alta concentração de vitamina C fornece substrato para que o sistema imunológico atue de maneira realmente eficaz contra vírus, bactérias e fungos por exemplo.

3. Benefícios da Laranja Para Saúde da Pele:

A vitamina C, quando ingerida, por exemplo, através da Laranja, ou mesmo aplicada na pele (neste caso mais conhecida como ácido ascórbico) ajuda na prevenção do envelhecimento precoce causado pelo sol, pela exposição à poluição, evitando ou retardando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchas.

Além disso, a vitamina C presente na Laranja é importante para a produção de colágeno, uma proteína fundamental para a firmeza e elasticidade da pele.

4. Evita Cálculos Renais:

Uma pesquisa mostrou que o consumo diário de meio a um litro de sucos de Laranja, toranja, ou maçã, leva a uma redução do pH urinário devido a uma maior excreção de ácido cítrico, isso reduz as chances de formação de cristais de oxalato de cálcio, que dão origem aos cálculos renais.

5. Melhora a Visão:

A Laranja é fonte de vitamina A, que por sua vez, é muito importante para a saúde da visão, prevenindo a degeneração macular que ocorre com o avanço da idade, e a cegueira noturna.

A vitamina C também demonstrou ser capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de catarata e de reduzir o avanço da degeneração macular.

6. Previne a Constipação:

Laranja é uma fonte muito boa de fibras, o que ajuda a manter seu estômago e seus intestinos saudáveis.

Uma dieta rica em fibras assegurará que você não é afetado com doenças como úlceras de estômago e constipação.

7. Combate o Mau Hálito:

O chá de casca de Laranja é bastante útil e ajuda a manter uma boa higiene bucal.

Ter um copo de chá de Laranja todos os dias durante um mês reduz o mau hálito e melhora a sua higiene bucal.

8. Aumenta a Libido:

A Laranja possui propriedades afrodisíacas leves e seu uso regular e sistemático pode ajudar a curar vários problemas sexuais, como problemas eréteis, frigidez, desinteresse no sexo, impotência e diminuição da libido.

9. Promovem a Saúde Fetal:

As laranjas de sangue são uma boa fonte de folato. Uma única dose pode fornecer 10% de sua ingestão diária recomendada de folato.

As mulheres grávidas são especialmente aconselhadas a tomar quantidades ideais de folato, pois é necessário para o desenvolvimento de um feto saudável

10. Benefícios da Laranja Contra Inflamações:

Esta fruta rica em vitamina C tem bons antioxidantes que são essenciais para os seres humanos.

Estes antioxidantes impedem a formação de radicais livres que realizam oxidações indesejadas.

Essas reações de oxidação são conhecidas por causarem doenças e experiências inflamatórias no corpo.

11. Previne a Caspa:

Você sabia que as laranjas são tudo que você precisa, a fim de se livrar da caspa?

Tudo que você tem a fazer é tomar o suco das cascas de laranjas e use a polpa para o seu couro cabeludo.

Isto irá remover a caspa e limpar o couro cabeludo facilmente.

12. Favorece a Saúde do sistema Digestivo:

As Laranjas também são uma boa fonte de fibras, por exemplo, uma Laranja grande (184 gramas) possui cerca de 18% da ingestão diária recomendada (5), mas não se esqueça que no suco da Laranja encontramos uma concentração menor de fibras do que na fruta inteira.

As fibras presentes na Laranja são importantes para melhorar a função do sistema digestivo, pois alimentam as bactérias benéficas que moram lá

13. Combate Infecções:

A vitamina C presente na Laranja possui um papel muito importante no organismo, já que ajuda na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência as infecções.

14. Combate a Anemia:

A vitamina C presente na Laranja aumenta notavelmente a absorção de ferro, ajudando muito aquelas pessoas que sofrem de anemia ferropriva.

15. Previne a Depressão:

O ácido cítrico por sua grande riqueza em vitaminas e oligoelementos fazem com que a Laranja seja uma grande aliada para combater os momentos de estresse e depressão.

16. Ajuda a Limpar o Organismo:

A Laranja está composta por vitamina C, flavonoides e betacaroteno, os quais em conjunto funcionam como um potente antioxidante, o qual ajuda a limpar o organismo prevenindo doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, câncer, entre outros.

17. Combate a Ansiedade:

Nós todos vivemos uma vida muito agitada e movimentada.

Em momentos como este, é muito importante para nós para ficar livre de tensão, estresse ou ansiedade.

Nutrientes presente na Laranja ajudam a combater estes males.

18. Previne a Artrite:

Um copo de suco de Laranja por dia pode mantê-lo livre da inflamação que geralmente surge da Artrite.

Sua propriedade anti-inflamatória reduz os riscos de artrite reumatoide.

19. Previne Úlceras Estomacais:

O alto teor de fibras em laranjas impede muitas úlceras. basta comer uma por dia pode mantê-lo longe de úlceras de estômago.

20. Combate a Mastite:

O chá de casca de Laranja é ótimo para as mulheres que estão amamentando mães, pois ajuda a tratar muitas condições relacionadas, fornece nutrientes e trata e evita a mastite (endurecimento dos seios devido ao excesso de produção de leite).

21. Fortalece as Artérias:

O endurecimento das artérias pode ser prevenido com a vitamina C, que está altamente presente em grandes quantidades em laranjas. Isso ajuda a manter a elasticidade e fortalece as artérias.

22. Favorece a Circulação Sanguínea:

As Laranjas são conhecidas por ajudar a estimular e até melhorar a circulação sanguínea e seu fluxo através do sistema linfático.

Esta propriedade da casca de dessa fruta torna útil para combater condições como nervosismo, estresse e insônia.

23. Favorece a Saúde Capilar:

As laranjas tem alto conteúdo de vitamina C, que é necessário para produzir colágeno, que, por sua vez, é responsável por manter os tecidos em seu cabelo juntos.

Ninguém gosta de manchas calvas na cabeça, e comer Laranjas pode garantir que você não tenha que se separar com seus lindos cabelos enquanto envelhece.

24. Promove a Saúde do Cérebro:

Folato e ácido fólico presentes nas Laranjas promovem o desenvolvimento do cérebro e mantêm o órgão vital em condições mínimas.

Na verdade, esses nutrientes também tornam a Laranja uma fruta saudável para a mulher grávida, pois evita que o bebê tenha transtornos neurológicos mais tarde.

25. Previne a Diabetes:

A Associação Americana de Diabetes classificou a Laranja como um superalimento para os portadores de diabetes tipo 2.

Por ser rica em fibras, a Laranja ajuda no controle dos níveis de açúcar e insulina no sangue, assim como do colesterol.

Mais uma vez é preciso lembrar que o consumo moderado é importante, pois a quantidade de carboidratos presente na Laranja, quando ingerida em excesso, pode ajudar a elevar a glicemia.

26. Melhora o Sistema Respiratório:

A Laranja contém um pigmento vermelho-alaranjado chamado beta-criptoxantina.

Este pigmento foi associado, em uma pesquisa feita em 2003 publicada por uma importante revista científica sobre câncer, a uma redução de 37% no risco de desenvolver câncer de pulmão em pessoas fumantes, e de 27% em pessoas não fumantes.

27. Combate a Artrite:

A Laranja parece também ter propriedade anti-inflamatórias.

Consumir diariamente um copo de suco de Laranja leva a uma considerável redução do risco de desenvolver artrite reumatoide segundo um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

28. Promove a Perda de Peso:

Vários aspectos fazem da Laranja um bom alimento para quem deseja emagrecer.

Ela é rica em fibras, que dão saciedade, ajudam no funcionamento do intestino e estão associadas a uma menor predisposição em ganhar peso, isto é, pessoas que comem mais fibras, tendem a ganhar menos peso do que as pessoas que ingerem menos fibras.

Apesar de ser uma fonte de carboidratos classificados como açúcares, o índice glicêmico da Laranja é considerado baixo, ou seja, os açúcares são absorvidos mais lentamente pelo intestino, evitando picos de glicemia e insulina, que estão associados a um maior acúmulo de gorduras.

29. Combate o Câncer:

Como se sabe, a vitamina C é um poderoso agente antioxidante capaz de prevenir uma série de canceres, como o câncer de mama e também o de próstata, por exemplo.

Além disso, esse efeito antioxidante da vitamina é totalmente benéfico à pele, mantendo a aparência de quem consumir a fruta mais bela e jovial.

De quebra, a fruta ainda pode diminuir os níveis da tão indesejada celulite que tira o sono de muitas mulheres.

30. Diminui o Colesterol Ruim:

Embora não possua grandes quantidades de fibra em sua composição, como mostrei anteriormente na tabela de informação nutricional, a Laranja possui alta concentração de pectina.

A pectina é um tipo de fibra que dificulta a absorção do colesterol pelo intestino, o resultado disso é uma diminuição dos níveis do colesterol ruim – o LDL e manutenção dos níveis de colesterol bom, o HDL.

Outros Benefícios da Laranja Para Saúde:

  • flavonoides e polifenóis em laranjas ajudam a combater infecções virais.
  • As laranjas ricas em cálcio ajudam você a manter os ossos e dentes saudáveis .
  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea.
  • Promove o estímulo das funções intestinais.
  • Age na prevenção de gripes e infecções.
  • A Laranja promove o reforço das defesas do organismo.
  • Age na correção da acidez excessiva do organismo.
  • Estímula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias.
  • Promove a diminuição do risco de derrame.
  • Pode evitar o câncer de boca e de estômago.

Como Consumir a Laranja?

A Laranja pode ser consumida em sua forma natural ou através de sucos, sendo que o ideal é que eles sejam feitos e consumidos na hora.

Uma dica para aumentar o aproveitamento dos benefícios da fruta é bater a Laranja no liquidificador ou em uma centrífuga, pois assim a casca também é utilizada.

Ao espremer a Laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados. Uma sugestão é fazer um bolo de Laranja com a casca.

Malefícios da Laranja

Em primeiro lugar a Laranja pode ser prejudicial pelo seu alto teor de vitamina C que pode causar reações alérgicas graves, por isso se você tem hipersensibilidade esse produto deve ser eliminado da sua dieta.

O consumo excessivo da Laranja pode levar a diabetes.

Sair da versão mobile