Benefícios das Plantas

Ipê Roxo: 19 Benefícios, para que serve, como fazer o chá e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 17/08/2021)
Ipê Roxo

O Ipê Roxo trás diversos benefícios para a saúde e é indicado para tratamento de diversas enfermidades como: diabetes, câncer, candidíase, alergia, anemia, coceiras, dores musculares, uretra, colite, lúpus, úlceras, malária, mal de Parkinson, osteomielite, psoríase, problemas respiratórios, cólicas menstruais, queimaduras, corrimentos, essas são as indicações do Ipê Roxo. Além dessas indicações, o Ipê Roxo serve para tratamento de varizes, feridas, reumatismo e sífilis.

O Ipê Roxo é tradicionalmente utilizado na medicina popular do Peru desde a época do império Inca. É um laxante moderado. É usado na medicina alternativa para tratamento de câncer de pulmão, próstata e cólon e acredita-se que aumenta a produção de células vermelhas no sangue. Apresenta também ótimos resultados contra o parasita da malária. A substância química exibe atividade antibacteriana.

É usado tradicionalmente para diversos tratamentos como AIDS (HIV), artrite, asma, bronquites, câncer, candidíase, colite, cistite, diabetes, disenteria, Doença de Hodgkin, doenças venéreas, fadiga, febre, gastrite, gripe, herpes, hipertensão, infecção fungosa, leucemia, lombriga, lupus, osteomielite, parasitas, pé-de-atleta, prostatite, resfriados, tricomoníase, tuberculose, tumores, úlceras.

Propriedades medicinais: analgésico, antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antioxidante, antitumor, antivirótico, diurético, febrífugo, imunoestimulante, laxante. O uso excessivo pode soltar os intestinos e resultar na perda de células vermelhas do sangue, podendo causar anemia.

A exemplo do Ipê Roxo, devemos entender que a exploração de qualquer espécie vegetal deve ser feita de forma consciente, para não provocarmos a sua extinção. Assim poderemos nos beneficiar de suas propriedades medicinais, da sua sombra, da sua beleza.

Benefícios do Ipê Roxo Para Saúde

1. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Um dos grandes benefícios encontrados no Ipê Roxo é, sem dúvida, a sua propriedade anticancerígena. Uma pesquisa norte-americana conseguiu constatar que uma substância extraída da sua casca pode na prevenção e no tratamento do câncer de pulmão.

Um composto chamado beta-lapachone conseguiu mostrar uma grande capacidade anticancerígena. Os cientistas descobriram que essa substância tem a capacidade de matar as células do câncer.

2. Benefícios do Ipê Roxo Para Náuseas:

É útil para combater os efeitos colaterais que comumente ocorrem com diferentes medicamentos, tais como tonturas, náuseas, anemia e diarreia.

3. Benefícios do Ipê Roxo Para Eliminar Doenças Infecciosas:

Ele reduz os sintomas da gripe, resfriados, febres, queimaduras, aflição respiratória, irritação da pele, infecções fúngicas, infecções ósseas, disenteria e outras doenças infecciosas.

4. Reduz as Chances de Hipertensão Arterial:

A principal causa da hipertensão arterial é o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. O colesterol ruim, também conhecido como LDL, e que vem de alimentos gordurosos como frituras e carnes vermelhas, formam placas chamadas ateromas que se fixam na parede dos vasos.

Assim, o espaço para a passagem do sangue fica menor e maior pressão é exercida nas paredes desse local. E um dos Benefícios do Ipê Roxo é a sua capacidade de evitar esse efeito.

5. Benefícios do Ipê Roxo Para o Sangue:

Ele aumenta a produção de saúde sangue e medula óssea. O aumento da produção de glóbulos vermelhos melhoraria a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. Isso, por sua vez, pode ter implicações importantes para a saúde dos tecidos em todo o corpo.

6. Benefícios do Ipê Roxo Para Retardar o Envelhecimento:

Ele tem efeito anti-envelhecimento. Os ensaios mostram uma inibição definitiva dos radicais livres por constituintes Ipê Roxo. Os radicais livres são mesmo fortemente implicados no processo normal de envelhecimento. Inverter sua ação tornou-se um grande negócio nos círculos mundiais de saúde.

7. Ajuda na Perda de Peso:

Algumas pesquisas já confirmaram que o extrato do Ipê Roxo consegue reduzir a absorção de gordura pelo nosso organismo. Assim, essa substância também pode ajudar a prevenir e combater a obesidade, ajudando diversas pessoas que estão com a doença ou mesmo com sobrepeso.

8. Benefícios do Ipê Roxo Como Antibiótico Natural:

Funciona como um antibiótico natural pois suas propriedades curativas presentes na infusão deste chá atua diretamente reforçando o sistema curativo do organismo.

9. É  um Anti-inflamatório Natural:

E o Ipê Roxo reduz a dor, a inflamação e outros sintomas de artrite, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios.

10. Benefícios do Ipê Roxo Como Laxante:

O seu uso regular manterá a regularidade dos movimentos intestinais. Os usuários do Ipê Roxo relatam universalmente um afrouxamento agradável e moderado dos intestinos que leva a uma maior regularidade sem quaisquer efeitos colaterais desagradáveis, como diarreia.

Outros Benefícios do Ipê Roxo:

  • Ajuda no tratamento da diabetes;
  • Pode ser um poderoso laxante;
  • Possui ação anti-cancerígena;
  • É um anti-microbiano natural;
  • Evita as doenças cardíacas;
  • Pode reduzir a obesidade;
  • Tem ação anti-parasitária;
  • É um antioxidante natural;
  • Possui ação analgésica.

Receita do Chá de Ipê Roxo:

Para elaborar o chá de Ipê Roxo, utilize duas colheres de sopa das cascas para cada litro de água. Em um recipiente, adicione a água e as cascas e leve ao fogo. Quando a mistura obter fervura, deixe cozinhar por mais dez minutos desligando logo em seguida. Tampe e deixe a mistura em descanse pelo mesmo período de cozimento. Logo em seguida, basta coar e ingerir de duas a três xícaras ao dia.

Para afecções da boca, feridas e estomatite, adicione três colheres de sopa das flores frescas em um pilão e acrescente uma xícara de água fervente. Amasse bem a mistura e passe em uma peneira. Logo em seguida, acrescente uma xícara de café de mel e misture bem, aplicando nos locais afetados com algodão, várias vezes ao dia.

Malefícios do Ipê Roxo:

Nas dosagens recomendadas, os efeitos secundários do Ipê Roxo são incomuns, mas podem incluir anemia, náuseas, diarreia e tonturas. Grandes quantidades da erva pode ser tóxica e produzir alguns efeitos colaterais potencialmente graves. Mulheres grávidas e lactantes não devem tomar Ipê Roxo.

Quando tomado por via oral, o Ipê Roxo pode interagir com antiagregantes plaquetários e anticoagulantes, aspirina ou outros medicamentos anticoagulantes levando ao risco de aumento de hemorragia. Pode aumentar o risco de sangramento naqueles com hemofilia ou outros distúrbios de coagulação.

A casca de Ipê Roxo pode sensibilizar a pele, e tem causado asma onde as pessoas foram expostas à poeira de madeira. Reações alérgicas também são uma possibilidade.

Sair da versão mobile