Benefícios das Plantas

Girassol é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)
Girassol Benefícios

Girassol é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, Os girassóis têm benefícios de saúde abundantes que garantem uma vida saudável a longo prazo. Você pode colher os benefícios de saúde dos girassóis de duas maneiras diferentes; uma delas é com sementes de Girassol e a outra é de óleo de Girassol.

Sementes de girassol melhoram a digestão, o poder do cérebro e o funcionamento do sistema cardiovascular; eles são ricos em magnésio, potássio, selênio, zinco e ferro. Por outro lado, o óleo de girassol previne doenças cardíacas e é um ótimo retentor de umidade da pele.

A Girassol, com suas pétalas amarelas brilhantes é um grande deleite para os olhos. Estas pétalas têm um centro cravejado de sementes, que é de cor verde-acinzentado. Estas sementes são envoltas em conchas cinzentas ou pretas em forma de lágrima com listras pretas e brancas.

As sementes de girassol têm um alto teor de óleo e têm sido uma das fontes primárias usadas para extrair o óleo poliinsaturado. As sementes de girassol com casca têm um leve sabor a nozes e uma textura tenra.

Sementes de girassol são muito baixas em colesterol e sódio, protegendo assim o seu coração. Estas sementes são uma boa fonte de vitamina B6, tiamina, magnésio, cobre, fósforo, manganês, selênio e vitamina E (alfa tocoferol). Para manter sua nutrição diária correta, você deve optar por essas sementes. Eles também são muito bons para a digestão e saúde do cérebro.

Valor Nutricional do Girassol:

Interesses como a técnica de óleo com altos níveis de ácido oleico é maior e há também cultivares de girassol que produzem óleo com essa qualidade (contendo 80% a 90% de ácido oléico, enquanto a cultivar para alimentos possui apenas 25% de ácido oleico).

Derivado de sementes de abóbora sementes de girassol contêm vitamina B1 (tiamina), vitamina B5, vitamina E, ácido fólico e vários minerais, como manganês, fósforo, selênio, potássio, cálcio, sódio, magnésio, cobre. Então confira agora os Benefícios do Girassol Para Saúde:

Benefícios do Girassol Para Saúde:

1. Benefícios do Girassol Para a Fertilidade Masculina:

Como é um componente que contribui para a melhora da circulação, na fertilidade masculina não seria diferente. A irrigação correta da bolsa escrotal faz a qualidade dos espermas fabricados pelo homem serem superiores. Assim eles ganham potência e força na hora à corrida até o óvulo.

2. Ajuda a Evitar o AVC:

Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos, aumentando assim a probabilidade de fraturas frequentes.

O Girassol, ajuda a controlar a quantidade deste produto químico no organismo e reduz o receio de sofrer um acidente vascular cerebral.

3. Benefícios do Girassol Para a Formação de Proteína:

O Girassol é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

4. Previne o Alzheimer:

Pessoas que consomem regularmente frutas e legumes ricas nessa vitamina, como o Girassol, podem ter certeza que haverá uma diminuição de até 67% no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

5. Benefícios do Girassol Para a Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Girassol é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

6. Ajuda a Melhorar a Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. E nada melhor do que adicionar o Girassol na sua dieta, que é rico em fósforo.

7. Benefícios do Girassol Para a Prevenção contra o Cancro

O selênio é importantíssimo para muitos processos a nível celular, motivo pelo qual a sua influência é dificilmente visível na primeira observação. Essa influência, porém, favorece a manutenção do ciclo de vida ideal de uma célula, o que é extremamente importante para evitar o cancro.

Nesse sentido, o selênio reforça a tendência à apoptose, isto é, à morte natural e programada das células. Se esse mecanismo para que serve o selénio não funcionar corretamente, as hipóteses de desenvolvimento do cancro aumentam dramaticamente.

8. Ajuda no Aperfeiçoamento Celular:

A vitamina B9 do Girassol é um elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, esta vitamina é um contribuinte significativo para a construção e reparação de células da pele no corpo humano.

As células encontradas no intestino pequeno de revestimento também são fabricadas a partir desta vitamina. A vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.

9. Benefícios do Girassol Para o Metabolismo:

O potássio do Girassol, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

10. Ajuda na Cicatrização:

Se você tem uma cicatriz feia e quer se livrar dela, o consumo regular de Vitamina E pode ajudar a melhorar o aspecto dessa cicatriz. E como o Girassol é repleto dessa vitamina, ela é uma ótima opção.

11. Benefícios do Girassol Contra Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Girassol, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

12. Melhora o Humor:

O selênio afeta as células do sistema nervoso e, portanto, afeta o humor. Os neurotransmissores não se manifestam tão rapidamente em indivíduos com deficiência de selênio.

Níveis baixos de selênio estão correlacionados com depressão, ansiedade, confusão e hostilidade. Completando por 5 semanas com 100 mcg de selênio, diminuiu a ansiedade entre os pacientes que participaram de um ensaio clínico. Pacientes hospitalizados idosos, câncer e / ou HIV relataram menos ansiedade após o selênio foi adicionado à sua dieta

13. Benefícios do Girassol Para a Saúde Bucal:

As propriedades do Girassol também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

14. Evita a Degeneração Macular:

O ácido fólico do Girassol pode ser benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada com a idade (AMD) uma vez que esta doença ocular tem sido associada a níveis elevados de homocisteína e Ácido Fólico é conhecido para os níveis mais baixos deste aminoácido. Tratar com B12 e B6 juntamente com o Ácido Fólico pode ser especialmente benéfico para a degeneração macular.

15. Benefícios do Girassol Para um Crescimento Adequado:

O cobre do Girassol, é altamente essencial para o crescimento normal. Assim, é definitivamente importante incluir este mineral de forma equilibrada em dietas regulares de um indivíduo. É útil na proteção dos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso.

16. Metabolismo de Enzimas:

Várias enzimas são ativadas pelo manganês e desempenham papéis importantes no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol. Além disso, o manganês possui uma ação antioxidante (a superóxido dismutase dependente do manganês é a principal enzima antioxidante da mitocôndria).

17. Benefícios do Girassol Para as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente no Girassol. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

18. Previne o Mal de Parkinson:

A Vitamina E encontrada no Girassol é uma das vitaminas essenciais para combater e prevenir doenças relacionadas ao cérebro. Além disso, a doença de parkinson pode ser prevenida com o consumo regular de alimentos ricos em vitamina.

19. Benefícios do Girassol Para a Saúde Ocular:

No que diz respeito à visão, os níveis de vitamina B1, presente no Girassol parecem estar relacionados à catarata, já que esta doença ocorre em menor número naqueles que consomem níveis adequados de vitamina B1. Este fator indica que pelo menos a vitamina B1 proporciona o retardamento do desenvolvimento da catarata.

20. Atua na Pigmentação do Cabelos e Olhos:

O cobre é um elemento vital para o pigmento escuro natural da melanina, que dá coloração à pele, cabelo e olhos, e como o Girassol é rico em cobre, ele acaba sendo uma ótima fonte. A melanina pode ser produzida pelos melanócitos apenas na presença do cuproenzyme chamada tirosinase. A ingestão de suplementos de cobre ajuda a proteger o cabelo grisalho.

21. Benefícios do Girassol Para Regular os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Girassol.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

22. Alivia os Sintomas de TPM:

É um infeliz, mas inevitável fato de que muitas mulheres sofrem da síndrome pré-menstrual (TPM). Nestas situações mensais, o manganês do Girassol ajuda a aliviar as alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade.

Além disso, Estudos têm mostrado uma ligação entre baixos níveis de vários minerais, incluindo manganês, em mulheres que sofriam dos sintomas da TPM particularmente graves.

23. Benefícios do Girassol Para a Nutrição:

Os benefícios do Girassol para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

24. Melhora os Tecidos Conjuntivos:

O cobre é um nutriente importante que tem um papel significativo na síntese de hemoglobina, a mielina, o corpo pigmento melanina e colágeno. Isso ajuda a proteger a bainha de mielina em torno dos nervos. Também está envolvida ativamente na produção de um elemento no tecido conjuntivo, a elastina.

25. Benefícios do Girassol Para os Exercícios:

Uma das formas de melhorar o desempenho nos treinos, seja de musculação, corrida ou qualquer outro, é fazendo com que os nutrientes adquiridos através da alimentação sejam bem aproveitados pelo nosso corpo. O Girassol é um aliado importante neste caso, pois atua diretamente no metabolismo dos principais nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.

26. Trata a Tiroide:

O manganês presente no Girassol é um co-fator importante para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina, sem dúvida, o mais importante hormônio na glândula tireoide.

O bom funcionamento da glândula tireoide e sua síntese hormonal ajuda na prevenção de uma grande variedade de problemas de saúde no corpo, incluindo perda de peso, perda de apetite, no metabolismo e na eficiência dos sistemas dos órgãos.

Outros Benefícios do Girassol:

  • Ajuda na Regulação do Sistema Endócrino.
  • Atua na Produção de Glóbulos Vermelhos.
  • Previne a Esclerose Lateral Amiotrófica.
  • Ajuda a Prevenir o Câncer de Próstata.
  • Ajuda a Tratar Inflamação e Entorses.
  • Combate os Problemas Emocionais.
  • Promove a Saúde na Gravidez.
  • Atua nas Reações Químicas.
  • Combate os Radicais Livres.
  • Atua no Equilíbrio Hormonal.
  • Ajuda a ter um sono Melhor.
  • Ajuda nas Atividades Física.
  • Combate a Desintoxicação.
  • Evita Transtornos Mentais.
  • Pode Tratar o Alcoolismo.
  • Traz Alívio de Dores.
Sair da versão mobile