Benefícios das Plantas

Euphórbia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 10/09/2021)

A Euphórbia é um arbusto ou arvoreta, lenhosa, de seiva tóxica e aspecto decorativo único. Seu caule é ereto e ramificado, de textura lisa quando jovem, mas que vai lignificando com o passar do tempo.

Os ramos são verdes e cilíndricos, verticilados e desempenham o papel da fotossíntese da planta. Eles são normalmente verdes, mas sob sol forte adquirem belas tonalidades avermelhadas e alaranjadas.

A planta é um tradicional ingrediente de chás medicinais e garrafadas de ervas popularmente famosas como medicinais, e atribui-se a ela algumas características antitumorais, contudo, ainda não há comprovações científicas.

A planta despertou a curiosidade de um empresário nordestino, após a melhora de um familiar com câncer que realizou um tratamento com a planta, então, o empresário resolveu investir em pesquisas e, na fase pré-clínica (testes em células em cultura e em animais), foram demonstrados resultados significativos em diversos tipos de tumores sólidos.

Benefícios da Euphórbia Para Saúde:

A Euphórbia contém mais benefícios medicinais, ela pode ser utilizada no tratamento de asma, enfisema, tosse nervosa, bronquite, febre do feno, catarro e disenteria amébica. Sua utilização externa é recomendada para queimaduras e também verrugas. Todas as partes dessa planta podem ser utilizadas, além do seu suco.

Para fazer o suco, elas são cortadas quando estão florescendo e utilizadas frescas; para infusões, extratos líquidos, as tinturas são usadas secas. Esta é uma planta picante, amarga e também anti-séptica que expele flegma e alivia espasmo.

A seiva de algumas espécies deste género era usada como tratamento para vários tipos de câncer mais superficiais, como por exemplo alguns câncer de pele. A seiva pode também ser usada no tratamento de diversas doenças, como por exemplo abcessos, tosse e reumatismo.

Além das propriedades medicinais, a planta de determinadas espécies é altamente comercial devido à presença de látex, usado em diversas industrias.

As espécies do gênero Euphórbia podem ser produzidas também para intuitos comerciais, por exemplo, as plantas conhecidas como Estrelas de Natal, são Euforbias muito vendidas no natal.

Modo de Usar a Euphórbia:

Para dores reumáticas, passar o leite diluído de duas a três vezes ao dia. Para calo e verruga, pingar uma gota do látex no local.

Malefícios da Euphórbia:

Não há relatos de contraindicações ou efeitos colaterais no uso da Euphórbia, contudo, a substância leitosa que sai dessa segunda erva é prejudicial aos animais. Algumas espécies podem ser tóxicas e causar certos tipos de alergia.

Sair da versão mobile