Benefícios do Chás

Os 25 Benefícios do Chá de Sabugueiro Para Saúde

Por Alan Costa, em

Os Benefícios do Chá de Sabugueiro Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá de Sabugueiro possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde. O sabugueiro, de nome científico Sambucus nigra, é uma espécie arbustiva pertencente ao gênero Sambucus da família Adoxaceae, sendo naturalmente distribuída na Europa e Norte da África e, atualmente, encontra-se naturalizada em diversas zonas temperadas e subtropicais, incluindo algumas regiões do Brasil.

Pode medir de 2 a 4 metros e possui pequenas flores de cor branca e perfume agradável. Também conhecido como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, trata-se de uma planta medicinal, bastante utilizada no tratamento de gripes ou resfriados. Na constituição do sabugueiro estão presentes flavonoides, taninos, glicosídeos, óleos essenciais, vitamina C e ácidos múcicos.

O sabugueiro pode ser encontrado à venda em algumas feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá de Sabugueiro Para Saúde:

1. Auxilia na Prevenção do Câncer:

Estudos realizados mostram que as antocianinas presente no Chá de Sabugueiro (flavonoides que dão a cor vermelha, azul ou roxo) podem ter poderosas propriedades anti-câncer.

2. Melhora a Saúde da Pele:

o nutriente encontrado em abundância no Chá de Sabugueiro ainda é importante para a saúde da pele, para os vasos sanguíneos, os tendões e os ligamentos.

3. Combate uma Série de Problemas de Saúde:

A bebida pode contribuir com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios e ferida.

4. Combate o Inchaço Causado Pela Retenção de Liquido:

O Chá de Sabugueiro combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

5. Combate o Envelhecimento Precoce:

Os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.

6. Elimina Toxinas do Acumuladas no Organismo:

O Chá de Sabugueiro possui feitos depurativo, isso significa que ele atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.

7. Combate a Artrite:

Ele ajuda colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.

8. Melhora o Sistema Digestivo:

Ele é rico em fibras, o que ajuda a manter os resíduos em movimento através do cólon e ajudam a prevenir doenças graves, como câncer de cólon. Além disso, ele tem propriedades diuréticas naturais e agem como um laxante suave.

9. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Sabugueiro é uma grande fonte de vitamina C, portanto, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, um estudo em Israel descobriu o que o chá pra o sistema imunológico, pode ser tão eficaz que eles começaram o tratamento do câncer e em pacientes com AIDS com o seu uso.

10. Evita que Tenha um Derrame:

Ele possui substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde como doenças cardíacas, câncer e derrame.

Outros Benefícios do Chá de Sabugueiro Para Saúde:

  • O chá possui propriedades cicatrizantes, ou seja, colabora com os processos de cicatrização no corpo humano;
  • Tomar o chá ajudam a estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias;
  • Ele é excelente no tratamento de feridas e machucados, pois ajuda a cicatrizá-los mais rapidamente sem deixar que a pele fique marcada;
  • Ele age semelhantes aos shakes para emagrecer, ou seja, vai desintoxicar seu organismo e ajudá-lo a ficar mais magro(a);
  • Ele possui propriedades laxantes que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre.
  • O sabugueiro chá ainda é dotado de propriedades antissépticas e anti-inflamatórias;
  • O chá deixa seu corpo mais forte e resistente às possíveis contaminações por vírus e bactérias;
  • O Chá de Sabugueiro é anti-inflamatório e não só trata como combate qualquer infecção de ordem leve;
  • Ele é ótimo para ajudar a manter a boa forma, pois ele causa saciedade e as suas folhas medicinais ajudam a eliminar as toxinas do corpo e a acelerar o seu metabolismo.

Receita do Chá de Sabugueiro Para Saúde:

INGREDIENTES:

  • 1 quilo de bagas de sabugueiro;
  • 1 quilo de açúcar;
  • 1 litro de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos.
  • Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos.
  • Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire.
  • Cozinhe novamente e coloque em garrafas.
  • Misture duas colheres deste xarope em chá quente e tome várias vezes ao dia.

Contraindicações do Chá de Sabugueiro:

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir variadas reações alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contraindicado para grávidas e lactantes. Lembre-se que todo remédio, inclusive o natural, só deve ser utilizado sob orientação médica.

Sair da versão mobile