Benefícios do Chás

Chá de Rosa Azul serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)
cha de rosa azul

As pétalas de rosas são vistas por boa parte da população mundial como símbolo de beleza, sensualidade, carinho e romance. Costumam serem marca registrada em cerimônias de casamento, festas de noivado, jantares românticos e outros eventos.

São símbolos de encanto e delicadeza, sendo as rosas as preferidas da maioria dentre outras flores. O que nem todo mundo sabe é que as pétalas de rosas são utilizadas para preparar diversos produtos existentes no mercado e possuem propriedades que auxiliam o organismo a funcionar melhor.

Além de sua beleza e perfume incontestáveis, as rosas também se tornam essências de muitos produtos cosméticos, como cremes hidratantes, perfumes e sabonetes. Também são muito utilizadas em SPAS e clinicas de estética em aromaterapias, banhos relaxantes e máscaras para a pele. Tomar banho com pétalas de rosa numa banheira é uma excelente opção para tratar insônia, ansiedade, estresse ou hiperatividade.

Já para o preparo de chás, cada cor de rosa possui seus respectivos efeitos benéficos. O de rosa azul serve para acalmar os nervos, combater o estresse e relaxar os músculos, sendo ideal para dores musculares, de cabeça e enxaquecas causadas por estresse, entre outros males ligados ao sistema nervoso.

Chá verde, chá amarelo, chá branco, chá vermelho, chá preto. Os chás coloridos, sempre derivados da Camellia sinenis, são cada vez mais consumidos no Ocidente e no Brasil, devido aos seus benefícios para a saúde. Outro membro da família, menos conhecido mas não menos importante é o Chá de Rosa Azul. Assim como os seus “irmãos”, ele também é indicado nas dietas de emagrecimento e pode auxiliar na prevenção de doenças.

Benefícios do Chá de Rosa Azul Para Saúde:

1. É Fonte de Vitamina C:

O Chá de Rosa Azul é uma fonte natural de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural, que pode bloquear alguns dos danos que podem resultar da exposição a toxinas e radicais livres. Esses danos podem levar ao aumento das taxas de envelhecimento.

2. Chá de Rosa Azul Para Saúde da Pele:

Embalado com vitamina A e vitamina E, os dois poderosos antioxidantes, o Chá de Rosa Azul impacta a pele de uma forma positiva. Junto com as propriedades de hidratação e aperto, o chá proporciona uma nova vida à pele.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

As pétalas de Rosa Azul possuem em si importantes benefícios para a saúde, como já sabemos, e entre eles, cabe destacar a importante presença de vitamina C. Foi demonstrado que os botões, o caule e as pétalas de Rosa Azul têm altos níveis de vitamina C, sobretudo em sua forma crua.

4. Benefícios do Chá de Rosa Azul Contra Radicais Livres:

O Chá de Rosa Azul contém outra interessante propriedade que devemos levar em conta: seus níveis de antioxidantes, em especial catequina polifenóis. Recordemos que os antioxidantes são substâncias que protegem nosso corpo do dano dos radicais livres, os quais podem nos causar câncer.

5. Chá de Rosa Azul Para Dor: 

Devido à sua rica mistura de antioxidantes e compostos orgânicos, as funções do Chá de Rosa Azul soam como um analgésico bem-sucedida. Por milhares de anos, tem sido tradicionalmente usada para aliviar a dor dos ferimentos e doenças com grande sucesso.

6. Trata as Cólicas Menstruais:

Os Benefícios do Chá de Rosa Azul pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menstruação, ou seja, cólicas, Os cientistas descobriram que beber Chá ao longo de um período de seis meses resulta em menos cólicas durante a menstruação.

7. Ajuda a Melhorar a Digestão:

Os variados ácidos orgânicos presentes nos Benefícios do Chá de Rosa Azul, são as pétalas da Rosa são conhecidos por impulsionar o poder digestivo do corpo.

8. Chá de Rosa Azul Para Saúde Ocular:

Os Benefícios do Chá de Rosa Azul atua como um tônico anti-séptico que pode reduzir a vermelhidão causada nos olhos. Ele erradica todas as invasões bacterianas e desinfecta os órgãos para eliminar a infecção.

9. Promove a Saúde Cardíaca:

Os polifenóis presentes no Chá de Rosa Azul, que são solúveis em água, trazem uma melhora cardíaca bem considerável. Além disso, se você deseja se prevenir de doenças cardíacas, o consumo regular do Chá te trará este benefício.

10. Previne Infecções:

O Chá de Rosa Azul é um chá diurético que ajuda a aumentar a frequência de urina ajudando na expulsão de toxinas para fora do organismo. Ele ainda combate e elimina todas as bactérias e germes que causam UTI.

INGREDIENTES:

  • 5 ou 6 pétalas de rosa azul para uma única xícara;
  • Água;
  • Mel ou açúcar se desejarmos adoçar o chá.

MODO DE PREPARO:

O Chá de Rosa Azul é muito fácil de preparar.Coloque as pétalas em uma chaleira quando a água estiver fervendo. Depois, deixe que a mistura repouse durante 5 ou 10 minutos, cor e sirva acompanhada de mel ou açúcar, ,de acordo com nosso desejo.

Efeitos Colaterais do Chá de Rosa Azul:

Não foram encontradas contraindicações ou efeitos colaterais nos Benefícios do Chá de Rosa Azul, porém é importante que, antes de fazer o consumo, um médico seja consultado. Isso porque até mesmo os medicamentos naturais podem ter interações medicamentosas ou ser maléficos para determinadas situações.

Sair da versão mobile