Benefícios do Chás

Chá de Jiló serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 02/04/2018 (atualizado em 26/08/2021)
cha de jilo beneficios

Chá de Jiló serve para quê? Veja benefícios e como fazer. além disso, Quando se fala em jiló, a maioria das pessoas já começa a torcer o nariz e fazer caretas. Mas antes de reagir assim, preste atenção para a seguinte dica:

Se você está precisando emagrecer de forma saudável, confira abaixo essa dica de como perder em torno de dois quilos por semana, além de adquirir inúmeros benefícios à saúde com o consumo do Chá de Jiló.

Apesar de não ser muito saboroso, os resultados são válidos e aprovados pela maioria que se esforçou em tentar.

Além de proporcionar o emagrecimento, esse chá ainda ajuda, segundo nutricionistas, a acabar com o problema do mau hálito, além de combater o colesterol ruim e ajudar a eliminar as gorduras localizadas.

Valor Nutricional do Chá de Jiló:

O Chá de Jiló é rico em vitaminas A, vitamina B e vitamina C, além de minerais, cálcio e magnésio. Com poucas calorias, o chá ainda dá sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que você coma menos e, portanto, emagreça mais. Protege o coração e, de preço acessível, pode ser usado como medicamento natural para distúrbios no fígado e dispepsia biliar.

1. Ajuda na Perda de Peso:

Se comidas de baixas calorias devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer, então o jiló é algo que não pode ficar de fora das refeições. É que o seu teor calórico é bastante baixo: uma unidade traz somente oito calorias. Mas não é só isso, por possuir um alto teor de água – o líquido representa 90% de sua composição – e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo.

2. Ajuda Visão:

Uma pesquisa que buscava determinar os malefícios trazidos pelo consumo excessivo do alimento poderia causar à visão, acabou provando que um dos benefícios do jiló é justamente em relação aos olhos.

O experimento analisou homens do sexo masculino com glaucoma e descobriu que a ingestão do fruto não causa desconforto para a visão e que ele pode ajudar a diminuir a pressão ocular em pacientes que sofrem com a doença.

3. Melhora a Saúde Bucal:

Comer jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida, o que traz uma limpeza à boca e auxilia a melhorar o hálito.

4. Ajuda a Saúde do Coração:

O jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 – ou tiamina – um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

5. Previne Doenças:

Suas propriedades anticancerígenas e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.

6. Ajuda no Controle da Taxa de Açúcar no Sangue:

O jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.

7. Benefício do Chá de Jiló Para Prevenção de ataque cardíaco:

O Chá de Jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 ou tiamina um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

8. Benefício do Chá de Jiló Para Proteção das Artérias:

Outro dos benefícios do Chá de Jiló é o de oferecer proteção às artérias. Isso acontece porque ele é fonte de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que trazem essa proteção a esses vasos sanguíneos, impedindo que haja o acúmulo de colesterol. Depósitos de colesterol nas artérias podem criar placas de gordura, o que as torna mais estreitas e prejudica a circulação do sangue.

9. Benefício do Chá de Jiló Para Prisão de Ventre:

Suas propriedades anticancerígenas e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.

10. Benefício do Chá de Jiló Para Controlar Taxa de Açúcar no Sangue:

O Chá de Jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.

11. Benefício do Chá de Jiló Para Digestão:

O Chá de Jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto tem também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras.

12. Benefícios do Chá de jiló Para pressão Alta:

O jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 – ou tiamina – um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

13. Diminui a Chance de ter Comprometimento Cognitivo:

Pesquisas em adultos japoneses que consumiram pelo menos 2 xícaras de Chá de Jiló verde por dia descobriram que esses indivíduos reduziram pela metade o risco de comprometimento cognitivo.

14. Auxilia no Tratamento do Glaucoma:

Os benefícios do jiló também ajudam as pessoas que possuem doenças oculares, principalmente o glaucoma. A ingestão do fruto não só mantém a saúde dos olhos como é capaz de diminuir a pressão ocular em pacientes que sofrem com o glaucoma.

15. Combate à Anemia:

O combate à anemia ferropriva, ocasionada pela deficiência de ferro no organismo, é mais uma dos benefícios do chá de jiló para a saúde. Isso porque o alimento é uma rica fonte de ferro e protege o baço, órgão responsável por produzir, controlar e armazenar células sanguíneas.

16. Auxilia no Controle do Açúcar no Sangue:

O jiló é um fruto com baixíssimo teor de carboidratos e muito rico em fibras. Essas duas características combinadas controlam a absorção da glicose, evitando picos e quedas bruscas de açúcar no sangue, que podem ser muito perigosas para os diabéticos.

17. Combate o Mau Hálito:

Os benefícios do jiló também contribuem para nossa saúde bucal. Ao comer jiló, este estimula a salivação e uma ação bactericida que promove uma higiene bucal com consequente melhora no hálito, tornando-o mais saudável.

Outros Benefícios do Chá de Jiló Para Saúde:

  • Reduz o colesterol ruim;
  • Aliado no tratamento de distúrbios no fígado e dispepsia biliar;
  • Recomendado na prevenção da pelagra;
  • Protege o sistema cardíaco;
  • Combate o mau hálito;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Provoca sensação de saciedade

Receita do Chá de Jiló Com Abacaxi:

Ingredientes:

  • 9 jilós;
  • Cascas de 1 abacaxi;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Descasque o abacaxi, separe as cascas e coloque-as de molho pelo período de 15 minutos. Depois lave bem as cascas da fruta e reserve.
  • Corte os 9 jilós em quatro partes e, posteriormente, junte as cascas do abacaxi com os jilós cortados mais 1 litro de água e deixe ferver por 15 minutos.
  • Coe e guarde o chá na geladeira por até 48 horas.
  • Para dar um gostinho a mais, você pode adoçar a gosto e acrescentar folhas de hortelã.
  • Este chá pode ser consumido quente ou gelado, dependendo da sua preferência.
Sair da versão mobile