Benefícios do Chás

Chá de Aveia serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 28/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)
cha de aveia

Chá de Aveia serve para quê? Veja benefícios e como fazer. além disso,  A aveia é um cereal que tem propriedades e nutrientes importantes para o bem-estar e prevenção de doenças.

Rica em vitaminas, proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, fortalecem o organismo, tornam os dentes e ossos mais fortes e previnem diversas deficiências provenientes da falta destes nutrientes.

É um alimento completo, energético para quem tem desgaste físico ou mental, e excelente para grávidas, pois ajuda no desenvolvimento do bebê na barriga da mãe.

A grande quantidade de fibras presentes na aveia auxiliam no bom funcionamento do intestino, unem-se ao açúcar fazendo com que caia mais lentamente na corrente sanguínea bom para diabéticos, reduz o LDL, impedindo que as gorduras se depositem nas artérias, prevenindo desta forma doenças cardíacas e sendo bom para quem tem colesterol alto.

Indicado para pessoas com depressão, nervosas ou tensas, adultas ou crianças, o chá de aveia é conhecido como um excelente remédio caseiro, inclusive para insônia. Ele favorece a concentração, alivia o nervosismo e ajuda a trazer o sono.

Para o preparo do chá, coloque meio litro de água em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, adicione duas colheres de sopa de aveia em infusão durante quinze minutos. Após este período, coe e consuma. A quantidade ideal para ser ingerida é de duas a três xícaras de chá por dia, quente ou frio.

Basicamente suas propriedades decorrem do fato do chá de aveia ter uma grande quantidade de fibras, mais que qualquer outro grão ou cereal. Isso se traduz em muitos benefícios para a nossa saúde, como por exemplo, a redução da pressão arterial, a melhora de problemas estomacais e gástricos, a perda de peso e o tratamento de doenças cancerígenas.

Valor Nutricional do Chá de Aveia:

Este chá é um remédio que pode nutrir o corpo em um nível mais profundo. Além disso, a planta possui quantidades elevadas de ferro, fósforo, cálcio, vitamina B, vitamina K e vitamina E, bem como magnésio, potássio, proteínas, zinco e vitamina A e vitamina C, que são essenciais para viver de forma saudável.

Benefícios do Chá de Aveia Para Saúde:

1. Benefícios do Chá de Aveia Para Fornecer Energia:

O Chá de Aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão, ela acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental. Consumida diariamente traz energia e vigor físico.

2. Reduz o Colesterol:

Beber um copo de chá de aveia com estômago vazio é suficiente para diminuir seu colesterol. aveia é rica ômega 6 óleos e ácido linoleico constituem o que são conhecidos como gorduras boas e são capazes de cuidar da saúde do coração e reduzir o colesterol ruim.

3. Limpa as Artérias e Veias:

O Chá de Aveia melhora a circulação sanguínea, ela controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol ). Diminuem as concentrações séricas de colesterol total, lipídios totais e triglicerídeos de forma significativa e aumentam o colesterol bom.

4. Tem poucas Calorias:

Chá de Aveia para emagrecer além de ter efeito saciante tem também poucas calorias. Suas gorduras são muito saudáveis, contém fibras, vitaminas, minerais e micro minerais. É sem dúvida um alimento saudável.

5. Controla o Açúcar:

O Chá de Aveia é bastante recomendada para os diabéticos. Sua fibra solúvel melhora a digestão de amido e mantém estáveis os níveis de glicemia. Um aliado maravilhoso para estes casos.

6. Combate a Queda de Cabelo:

As propriedades encontradas no chá de aveia ajuda a tratar a caspa e também ajuda a prevenir a perda de cabelo em excesso.

7. Auxilia na Saúde da Pele:

As proteínas no chá de aveia mantêm a barreira natural da pele. Eles até protegem sua pele de poluentes e produtos químicos severos. Além disso, as gorduras lubrificantes na aveia ajudam na proteção UV.

8. Alivia os Sintoma da Menopausa:

O aumento da ingestão de fibra pode aliviar a irritabilidade causada durante a menopausa, e o chá de aveia pode fazer maravilhas nesse aspecto.

9. Melhorar a Qualidade do Sono:

Os aminoácidos e outros nutrientes encontrados no chá de aveia ajudam a produzir melatonina, o produto químico que induz o sono.

10. Auxilia na Perda de Peso:

O chá de aveia está cheio de fibras. Além disso, pode fazer você sentir-se saciado por períodos mais longos e desencorajá-lo de binga. Portanto, o chá de aveia evita a obesidade e a distribuição da gordura abdominal.

11. Promove a Saúde Dos Ossos:

chá de aveia oferece uma série de minerais essenciais para a saúde óssea. Além disso, a aveia cortada em aço é preferida à variedade enrolada, já que a primeira tem menor exposição ao ar e é menos provável que fique rançosa.

12. Combate a Constipação:

Como é uma fonte rica em fibras insolúveis o chá de aveia é essencial para combater a constipação. Portanto, essa fibra insolúvel presente neste grão é muito útil para combater a constipação, além de ajudar na saúde adequada da digestão.

13. Reduz a Pressão Sanguínea:

A maioria das pessoas não sabem, mas uma dieta que inclui uma abundância desses grãos inteiros é tão eficaz quanto tomar medicação anti-hipertensiva para baixar a pressão arterial, esses grãos são essenciais para regular a pressão sanguínea e prevenindo doenças relacionadas ao coração.

14. Chá de Aveia Previne a Asma:

A asma é a doença crônica mais comum em crianças, pois é um transtorno inflamatório das vias aéreas, os tubos que transportam ar para os pulmões dos seres humanos. Portanto, esses grãos contem propriedades que podem ajudar a prevenir a asma em crianças e adultos.

15. Benefícios do Chá de Aveia no Auxilio do Sono:

Por que esses grãos ao consumi-los antes de ir dormir e tão bom? Bem, esses grãos contêm melatonina e hidratos de carbono complexos que podem ajudar mais triptofano entrar no cérebro e assim ajudá-lo a dormir melhor.

Outros Benefícios do Chá de Aveia Para Saúde:

  • Contem quantidade significativa de ferro, que é essencial para combater a anemia;
  • Com alto teor de vitamina C ajuda a combater os radicais livres que prejudicam a saúde;
  • Possui uma quantidade relevante de vitamina E que ajuda a tratar infecções no corpo;
  • Por conter vitamina se tornam um excelente anti-inflamatório que ajuda combater inflamações;
  • É uma excelente fonte de vitamina A que tem efeito anti-inflamatório que ajuda a combater dores de artrite;
  • Contem antioxidantes, eles ajudam a combater os radicais livres;
  • Com alto teor de fibra solúvel são essenciais para o emagrecimento e ajuda na saúde digestiva;
  • Está associado ao poder de suavizar e nutrir o sistema nervoso central;
  • É útil no tratamento da ansiedade e nervosismo, principalmente se estas forem acompanhados de outros sintomas do estresse;
  • Quando usado, este chá auxilia na excitação feminina também;
  • Beber um copo de chá de aveia com estômago vazio é suficiente para diminuir seu colesterol;
  • Suas gorduras são muito saudáveis, contém fibras, vitaminas, minerais e micro minerais;
  • chá de aveia nos permitirá limpar as paredes de nossas artérias, limpando-nos dos depósitos de gordura;
  • A fibra solúvel que é encontrada no chá de aveia melhora a digestão de amido e carboidratos;
  • o Chá de aveia tem absorção muito lenta, o que nos dá a sensação de estar cheio.

Efeitos Colaterais do Chá de Aveia:

Não contem glúten portanto, sua forma de cultivo e igual ao trigo e centeio, que faz com que existam traços de proteína nesses grãos. No entanto, não se pode afirmar que esses grãos estão isenta de glúten, pois é um problema para quem sofre de doença celíaca.

Sair da versão mobile