Dieta e Nutrição

Caroço do Açai: 10 Benefícios, Informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 12/04/2018 (atualizado em 19/08/2021)
caroço de açai

O fruto nativo da Amazônia, o açaí, que já ultrapassou as fronteiras da culinária nortista, está prestes a ganhar também as prateleiras das farmácias.

O produto que já caiu no gosto nacional, cuja polpa é servida em abundância no centro-sul do País, em tigela misturada com xarope de guaraná, cereais, banana e outras frutas, agora, revela-se um importante anti-hipertensivo, antidiabético.

Redutor do nível de colesterol no sangue, anti-inflamatório e antioxidante capaz de reduzir, inclusive, lesões do enfisema pulmonar. Responsável pela descoberta, o médico e farmacologista avaliou os benefícios do caroço do fruto em laboratório.

Estimulado pelo amplo consumo da fruta, ele começou o estudo desvendando as propriedades da polpa, já que o caroço nem sequer sai da região Norte e quase sempre tem o lixo como destino. O Caroço de Açaí possui várias propriedades que foram conhecidas por melhorar nossa saúde do corpo. Eles ajudam na prevenção da artrite, inflamação, disfunção erétil, obesidade, doenças cardíacas e colesterol.

Valor Nutricional do Caroço de Açaí:

O Caroço do Açai é carregado com valores nutricionais. Eles estão repletos de minerais, vitaminas e compostos antioxidantes naturais, incluindo o seguinte. Antioxidantes como polifenóis, ácido elágico, antocianinas e vitamina A e vitamina C. Fibras dietéticas. Ácido aminoácido essencial.

Benefícios do Caroço do Açai Para Saúde:

1. Aumenta a Imunidade:

Com bons níveis de vitamina C em sua composição, o Caroço do Açai atua como um reforço para o nosso sistema imunológico. Seu consumo ajuda a manter o nosso corpo livre de gripes, infecções, resfriados e outras enfermidades causadas pela baixa imunidade.

2. Forte Aliado Para quem é Diabético:

O Caroço do Açai possui um valor muito baixo em relação ao índice glicêmico, bem como também os níveis de lipídios. Isso torna-o numa bebida favorita entre os diabéticos.

3. Caroço de Açaí Poderoso Antioxidante:

Caroço do Açai tem a capacidade de proteger o corpo contra o ataque das células chamada de “radicais livres”, que são produzidos devido o resultado do ar poluído que respiramos e os pesticidas residuais encontrados nas frutas e legumes de supermercados que consumimos.

4. É Fonte de Energia:

Este Caroço do Açai ainda contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais como o cálcio, potássio, Ferro e fósforo, juntamente com ácidos graxos como o Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9 e antioxidantes, isto faz com que seja uma grande fonte de energia.

5. Auxilia a Perda Peso:

Caroço do Açai de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece apenas 31 gramas de carboidratos. A fruta quase não tem gordura. Estes dois fatores fazem dele um amigo ideal para as pessoas que desejam fazer lanche ao tentar perder os quilos extras.

6. Melhora a Visão:

Caroço do Açai é conhecido por oferecer alívio da fadiga visual, mantendo os distúrbios oculares afastado. A ingestão regular do Caroço do Açai juntamente com Goji Berry, por exemplo, é conhecido por proteger os olhos de várias questões que afetam este órgão.

7. Combate as Inflamações:

O Caroço do Açai é rica reserva de fitoquímicos sortidos, catequinas e antioxidantes polifenólicos. A catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a prevenir reações inflamatórias indesejadas e infecções.

8. Aumenta Imunidade:

O Caroço do Açai ainda contém antioxidantes em grandes quantidades, como é o caso da antocianinas. Isto evita a formação de células cancerosas nos estádios iniciais. Assim, esta fruta tropical, surpreendente, desencadeia a morte de células malignas, impedindo-as de se espalhar.

9. Acaba com Sangramentos:

O Caroço do Açai é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não admira que tenha sido usado no controle de sangramento excessivo de feridas desde tempos imemoriais.

10. Trata Hiperpigmentação e as Cicatrizes:

Se você sofre de hiperpigmentação ou com cicatrizes indesejadas, deixe os produtos químicos de cuidados da pele de lado e tente uma máscara de Caroço do Açai e abacate.

Sair da versão mobile