Benefícios das Plantas

Bupleurum é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

Bupleurum, também conhecida como ghai hu, chai hu, hare’s ear, thorow-wax, é uma planta bastante cultivada e utilizada na medicina alternativa nos países do Oriente, como China e Japão.

As folhas e brotos jovens ( quando cozidas) e raiz são as partes da Bupleurum que possuem propriedades medicinais.

A planta possui poderes analgésicos, anti-inflamatório, antiperiódico, antiviral, antimalarial, carminativo, antibacteriano, hemolítico, ajuda a controlar a produção excessiva de suor, aumenta o fluxo menstrual, previne e reduz a febre, é hepática, peitoral e um excelente sedativo natural.

O consumo desta planta é indicada para quem sofre de malária, herpes simples, hemorroidas, febre, prolapso uterino e retal, desordens no ciclo menstrual, inchaço abdominal, inflamações no corpo e fígado preguiçoso associado com instabilidade emocional.

A planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fígado e rins, sobretudo aqueles que sofrem de inflamação crônica, toxicidade ou doença autoimune. Usar a bebida para tratar alguma doença só deve ser feito caso seja recomendado por um profissional da área. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Bupleurum:

Com o nome científico de Bupleurum falcatum, Bupleurum é uma planta muito utilizada na cultura oriental. É do Japão e da China que vêm as muitas indicações de aplicações da planta. Segundo os especialistas, a Bupleurum é analgésica, antibacteriana, anti-inflamatória, hepática, sedativa e antiviral.

O Bupleurum é bem parecido com uma cenoura. Dele, são utilizados os brotos, as folhas e a raiz. Investigações contínuas ao longo dos últimos 30 anos sugerem que ele tem uma combinação única de benefícios medicinais. Tem uma forte ação anti-inflamatória, de certo modo semelhante à dos esteroides, que ajuda a reduzir e a prevenir a inflamação no corpo”.

Propriedades Medicinais:

A Bupleurum pode ser usada com base nos seus princípios ativos, já que ela possui efeito analgésico, antibacteriano, anti-inflamatório, antimalarial, antiperiódico, antipirético, antiviral, carminativo, diaforético, emenagogo, hemolítico, hepático, peitoral, sedativo.

Sobre as indicações, a planta pode ser consumida para tratar de várias doenças e seus sintomas. Ela favorece a circulação sanguínea, acaba com a febre, dismenorreia, hemorroida, inchaço abdominal, herpes, malária e protege o fígado.

Segundo investigações sobre as propriedades medicinais da Bupleurum, foi constatado que ela possui forte ação anti-inflamatória. Sendo assim, seu uso pode prevenir a inflamação no corpo. Especialmente em distúrbios do fígado e dos rins, o tratamento com a planta pode combater a inflamação crônica, toxicidade ou doença autoimune.

Modo de Usar:

Chá de bupleurum: Para preparar o chá de Bupleurum, basta colocar 200 ml de água para ferver. Depois, despeje duas colheres de sopa das folhas ou brotos triturados na xícara, em seguida, coloque a água quente. Deixe descansar por cerca de cinco minutos. O próximo passo é usar uma peneira para retirar a erva. Assim, o chá está pronto para ser tomado. O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse a quantidade de três xícaras.

Contraindicações:

O consumo da Bupleurum é contraindicado para quem sofre de fortes dores de cabeça e quem tem conjuntivite. A ingestão em excesso da bebida também deve ser evitada, pois a mesma pode causar sintomas gastrointestinais, como flatulência, náuseas e vômitos.

Sair da versão mobile