Benefícios das Plantas

Crajiru (Pariri) é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 07/09/2021)
Crajiru beneficios

O Crajiru (Arrabidaea chica) é uma planta medicinal também conhecida como cipó-cruz, chica, cajuru, cipó-pau, paripari, pariri, oajuru, carajuru, carapiranga, carajiru, carajeru, crejer, puca panga, chica cricket-vine (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Bignonia brachypoda, Arrabidea platyphylla e Bignonia platyphyllan.

Pertence à família Bignoniaceae. O Crajiru (pariri) é considerado por estudiosos e especialistas em estudos de doenças como uma das mais poderosas no combate de diversas enfermidades, inclusive o câncer. Promete ainda beneficiar diabéticos com ulcerações, pacientes imunodeprimidos e psoriáticos.

Propriedades do Crajiru (Pariri):

Alguns de seus constituintes químicos são alcaloides, pigmentos flavônicos (antocianinas, antocianosídeos), cumarinas, ferro assimilável, flavonoides, saponinas, taninos, triterpenos, dentre outros.

Por conter taninos, possui leve ação cicatrizante; por conter flavonoides, ação anti-inflamatória. Assim, o Chá de Crajiru Pariri pode ser utilizado em forma de banhos e lavagens para auxiliar no tratamento de afecções na pele (picadas de insetos, ferimentos, psoríase) ou na região íntima.

Quando consumido em forma de chá, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas e serve como antidiarreico. Com precaução pode ainda ser adjuvante no tratamento da conjuntivite não complicada.

Também pode ser utilizado como cosmético, em pomadas e cremes ou mesmo em forma de tinturas para cicatrização de acne, diminuição da inflamação e da vermelhidão da pele.

Os extratos do Crajiru Pariri demonstraram atividade de reparo do DNA, evitando o surgimento de tumores e ainda possuem a ação cicatrizante.

Benefícios do Crajiru Pariri Para Saúde:

O Crajiru é comumente encontrado na Floresta Amazônica e pode ser utilizado para o tratamento de anemias causadas pela carência de ferro (anemia ferropriva), vez que possui grandes quantidades deste mineral.

Quando combinados com enzimas, os pigmentos do pariri liberam agliconas, que apresentam atividade anticancerígena e antioxidante. As propriedades antitumores e cicatrizantes são efetivas apenas quando não há tratamento enzimático, ou seja, a videira deve ser usada sob a forma de extratos ou chás para preservar este efeito.

Na medicina tradicional, o tratamento enzimático consiste na administração de enzimas de origem vegetal para melhorar a digestão e absorção de nutrientes essenciais, sendo prescrito para pacientes que sofrem de distúrbios que afetam o processo digestivo, tais como fibrose cística, doença de Gaucher e doença celíaca.

Alguns defensores do tratamento enzimático defendem que o tratamento possui capacidade de purificar o sangue, reforçar o sistema imune, melhorar a saúde mental, capacidade, limpar o cólon e manter o pH da urina em níveis adequados.

Neste processo, o foco é melhorar o processo digestivo e tornar o corpo mais capaz de combater infecções e doenças.

Receita do Chá de Crajiru (Pariri):

O Chá de Crajiru é atualmente estudado extensivamente pelos seus potenciais benefícios na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer.

Ingredientes:

  • Folhas e talos secos.
  • A cor será avermelhada e o sabor neutro.

Modo de Preparo:

  • Preparar a infusão (não ferver junto com a água).
  • Cortar as folhas em pequenos pedaços para que as propriedades da erva sejam absorvidas em sua totalidade pela água.
  • Para uma xícara: despejar 250ml de água fervente sobre 1 colher de Chá de Crajiru.
  • Para 1 litro: despejar 1 litro de água fervente sobre 1 colher de sopa de Crajiru.
  • Tampar e deixar em repouso até esfriar (cerca de 5 minutos).
  • Logo depois deve-se coar o líquido.
  • Para extrair melhor o extrato da erva, deve-se deixar em repouso por 12 horas depois de coar.

Sugestão de Consumo de Crajiru Pariri:

Ingerir. 250ml 3 (três) vezes ao dia. Durante o tratamento é contraindicado a ingestão de carne vermelha (é permitido comer frango e peixe). Bebidas alcoólicas e refrigerantes também são vetadas. Não fumar.

É recomendado a ingestão de legumes e verduras e legumes e moderação em alimentos embutidos e enlatados.

Malefícios do Crajiru Pariri:

Até o momento não foram reportadas quaisquer contraindicações ou efeitos colaterais relativos ao uso do Crajiru. Não deve ser usado por pessoas que tenham hipersensibilidade ao ácido anísico, cajurina, taninos, bixina, saponina, ferro assimilável e cianocobalamina.

Um profissional de saúde deve ser consultado antes da administração da erva em grávidas, lactantes, crianças e pessoas em tratamento clínico.

Sair da versão mobile