Benefícios das Plantas

Baicurú é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

Baicurú é da família das Plumbaginaceae, popularmente conhecida como guaicuru e alecrim de pântano.

Ela é nativa do Sul do Brasil, mas também pode ser encontrada em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos.

Devido as propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e adstringentes é usada em larga escala pela indústria farmacêutica.

Entre as características da planta, ela possui raiz subcilíndrica e longa; a casca é bastante fibrosa e granular na cor marrom; e a flor lembra a da saxifraga.

A planta, encontrada de forma abundante, independente da época, bastando apenas que seja cultivada nos locais certos e no clima propício.

A parte utilizada do Baicurú são os tubérculos e folhas. Uma das 320 espécies de Plumbagináceas, o Baicurú vegeta no litoral, parcialmente enterrado na areia e às vezes é coberto pelo mar. Veja tudo sobre esta planta:

Origem do Baicurú:

O Baicurú , de nome científico Statice brasiliensis, é o nome dado a uma planta pertencente à família das Plumbaginaceae. Também popularmente conhecida como guaicuru e alecrim de pântano, esta erva é nativa do Sul do Brasil (principalmente do Rio Grande do Sul), sendo também encontrada em outros países como na Argentina, Uruguai, Paraguai e EUA.

Uma das 320 espécies de Plumbagináceas, o Baicurú vegeta no litoral, parcialmente enterrado na areia e às vezes é coberto pelo mar. Possui raiz subcilíndrica e longa; a casca externa apresenta-se marrom fibrosa e granular; e sua flor lembra a da saxifraga.

Esta planta perene é popularmente conhecida como adstringente e pela sua ação nos engurgitamentos glandulares. A parte utilizada do Baicurú são os seus tubérculos e as suas folhas.

Propriedades do Baicurú:

O Baicurú é utilizado na medicina popular e na indústria farmacêutica como anti-inflamatório, bactericida e adstringente.

Benefícios do Baicurú:

Devido às suas propriedades, esta planta traz bons resultados no tratamento dos seguintes casos:

  • Aftas;
  • Feridas na boca;
  • Diabetes;
  • Dismenorreia;
  • Corrimento uterino;
  • Esterilidade;
  • Inflamação no útero e no ovário;
  • Úlcera;
  • Existem relatos populares de aumento da fertilidade feminina após 1 mês de tratamento.

Como Utilizar o Baicurú:

Esta planta é usado nas formas de infusão ou decoção das folhas, para uso local. A posologia recomendada é de 10g de raízes frescas ou 5g de raízes secas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em decoção, até três vezes ao dia, com intervalos menores que 12 horas.

Existem também as cápsulas de 30g, sendo que a indicação de consumo é de uma antes das principais refeições. Há, ainda, o extrato líquido, utilizado segundo as especificações do laboratório que fabricou o produto.

Contraindicações e Malefícios:

Não há relatos sobre o uso desta planta nos períodos da gestação e da amamentação, por isso, é recomendado evitar o seu uso nestas condições, especialmente nos três primeiros meses. Lembre-se que um médico especialista deve ser consultado antes do início de qualquer tratamento!

Sair da versão mobile