Benefícios dos Grãos e Cereais

Trigo Sarraceno é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 31/08/2021)
trigo sarraceno

O Trigo Sarraceno na verdade é uma semente, e não um cereal como o trigo comum. Ele também é conhecido como trigo mourisco, possui casca bastante dura e cor rosa escura ou castanha, estando presente principalmente no sul do Brasil.

A grande diferença e vantagem do Trigo Sarraceno é que ele não possui glúten, podendo ser usado para substituir a farinha comum em preparações de bolos, pães, tortas e salgados. Além disso, devido ao seu alto teor nutritivo, ele também pode ser consumido no lugar do arroz ou usado para incrementar saladas e sopas.

Valor Nutricional do Trigo Sarraceno:

Trigo Sarraceno é livre de glúten, sendo uma boa opção para pessoas que possuam sensibilidade ao glúten ou celíacos. A alimentação com Trigo Sarraceno é associada a um menor risco de desenvolvimento de pressão alta, muito em parte a sua rica composição e concentração de flavonoides, principalmente a rutina, que inclui as catequinas do chá verde e os polifenóis do vinho tinto.

Os flavonoides são fitonutrientes que protegem contra enfermidades, estendem a ação da vitamina C e agem como antioxidantes.

A rutina presente no Trigo Sarraceno desempenha ainda outro papel protetor, vez que trabalha em conjunto com outros compostos, prevenindo a formação de plaquetas sanguíneas e ajudando no controle do colesterol ruim ou colesterol LDL e colesterol bom ou colesterol HDL, reduzindo ainda mais o risco de ataque cardíaco ou derrame. Então, confira Os 15 Benefícios do Trigo Sarraceno Para Saúde:

Benefícios do Trigo Sarraceno Para Saúde:

1. Benefícios do Trigo Sarraceno Para os Diabéticos:

Sendo baixo em calorias e sem gordura, Trigo Sarraceno é um alimento ideal para pacientes diabéticos. O Trigo Sarraceno contém um produto químico medicinal que fortalece as paredes capilares e reduz a hemorragia, reduzindo assim o risco de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos em pessoas com hipertensão arterial e diabetes.

2. Benefícios do Trigo Para Reduzir a Pressão Arterial:

Trigo Sarraceno é uma boa fonte de magnésio que é fundamental para melhorar a pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos. O Trigo Sarraceno reduz a pressão arterial naturalmente sem o uso de substâncias químicas nocivas.

3. Benefícios do Trigo Para Prevenir o Envelhecimento:

Os poderosos antioxidantes e flavonoides presentes no Trigo Sarraceno impedem o envelhecimento prematuro da pele.

4. Benefícios do Trigo Contra o Câncer de Mama:

A pesquisa provou que comer uma dieta rica em fibras de grãos integrais como o Trigo Sarraceno reduz o risco de câncer de mama. De fato, as mulheres pré-menopáusicas que comem Trigo Sarraceno têm um menor risco de desenvolver câncer de mama.

As propriedades antioxidantes do Trigo Sarraceno são freqüentemente usadas como um antídoto para irradiadores de raio-x.

5. Fornece Proteínas Altamente Digeríveis:

O Trigo Sarraceno é uma grande fonte de proteína de origem vegetal e contém doze aminoácidos – os “blocos de construção das proteínas”, que atuam na produção de energia, no crescimento e na síntese muscular. Na verdade, o Trigo Sarraceno tem mais proteínas do que qualquer variedade de arroz, trigo ou milho.

Pessoas que adotam dietas veganas ou vegetarianas devem incluir Trigo Sarraceno em sua dieta regularmente porque ele fornece aminoácidos essenciais que não produzimos em nosso próprio organismo e que são geralmente obtidos nas carnes e alimentos derivados de animais.

6. Não Contém Glúten:

Trigo-sarraceno é muito semelhante em sabor, aparência, tamanho e textura à cevada, mas ele tem uma vantagem nutricional: não contém glúten. Por este motivo ele é seguro para qualquer pessoa com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten e pode substituir grãos como trigo, cevada, centeio e aveia, porque todos eles contêm glúten .

Embora não seja um grão, você pode usufruir dos benefícios do trigo-sarraceno usando-o em muitas receitas substituindo os grãos. Esta substituição pode ajudar a prevenir distúrbios digestivos como distensão abdominal, prisão de ventre, diarreia e até mesmo síndrome do intestino solto.

7. Ajuda a Perder de Peso:

As sementes inteiras de trigo-sarraceno podem ser muito úteis em dietas para perda de peso. Elas têm menos calorias quando comparadas com o trigo ou cevada, são livres de gordura saturada e colesterol e ainda são ricas em fibras e proteínas. Esta combinação tem um papel importante na supressão do apetite e no controle do açúcar no sangue, facilitando a digestão e a construção de massa muscular magra.

Outros Benefícios do Trigo Sarraceno Para Saúde:

  • Melhorar a circulação sanguínea, por ser rico em rutina, nutriente que fortalece os vasos
  • sanguíneos;
  • Reduzir o risco de hemorragias, por fortalecer os vasos sanguíneos;
  • Fortalecer os músculos e o sistema imunológico, devido ao seu alto teor de proteínas;
  • Prevenir doenças e o envelhecimento precoce, devido à presença de antioxidantes como os
  • flavonoides;
  • Melhorar o trânsito intestinal, devido ao seu teor de fibras;
  • Prevenir doenças cardiovasculares, por possuir gorduras boas;
  • Reduzir a produção de gases e a má digestão especialmente em pessoas intolerantes, por
  • não conter glúten.

Esses benefícios são obtidos principalmente através do consumo do trigo-sarraceno integral, que é mais rico em fibras, vitaminas e minerais. Ele pode ser encontrado na forma mais inteiro, como um farelo, ou na forma de farinha fina.

Sair da versão mobile