Benefícios de Legumes e Vegetais

Aspargo Roxo fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)
aspargo roxo beneficios

Aspargo Roxo possui propriedades que são de grande importância para saúde do nosso corpo. Além disso, os Aspargos Roxos são semelhantes em aparência e sabor às variedades branca e verde, já que sua cultivo original veio dos espargos verdes.

O Aspargo Roxo é diferenciado, por suas hastes violeta e pontas cônicas coroadas, no entanto, sua folhagem de penas ainda é verde. Sua atraente coloração violeta é apenas superficial, já que sua polpa é verde pálido a branco cremoso.

É inerentemente menos fibroso, portanto, mais macio do que outros tipos de espargos. Além disso, sua doçura preferida é devido ao seu teor de açúcar vinte por cento maior do que outras variedades de aspargos. Espargos roxos cozidos desenvolvem notas de alcachofra, cevada e amêndoas.

Valor Nutricional do Aspargos Roxos

O Aspargo Roxo possuir uma grande quantidades de nutrientes essenciais que fornecem uma ampla gama de benefícios de saúde. É uma fonte de vitaminas essenciais, tais como a vitamina A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3. Então, confira Os 20 Benefícios do Aspargo Roxo Para Saúde:

Benefícios do Aspargo Roxo Para Saúde

1. Previne Infecções e Problemas Urinários:

O Aspargo Roxo contem um aminoácido chamado asparagina, que age como um diurético natural. Uma dieta rica pode prevenir infecções urinárias, pois ajuda a eliminar, na urina, as toxinas e o excesso de sal do organismo.

2. Aspargo Roxo Fortalece o Sistema Imunológico:

O Aspargo Roxo também é uma fonte de vitamina E, que além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico. Existe a orientação de consumir com azeite de oliva porque o corpo absorve melhor a vitamina E quando ela vem acompanhada de um pouco de gordura.

3. Aspargo Roxo Beneficia o Aparelho Digestivo:

O Aspargo Roxo é uma boa fonte de fibra dietética. Ele contém um composto, chamado de inulina, ela é uma fibra dietética solúvel. A inulina promove o crescimento das bactérias benéficas do intestino e ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável. Isso também auxilia na prevenção da constipação.

4. Combater os Inchaços:

De todas as boas propriedades do Aspargo Roxo, talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal. Portanto, é ideal para quem sofre de inchaço e ainda ajuda a acabar com gases.

5. Promove Saúde Para o Aparelho Digestivo:

O Aspargo é uma boa fonte de fibra dietética. Ele contém um composto, chamado de inulina, ela é uma fibra dietética solúvel. A inulina promove o crescimento das bactérias benéficas do intestino e ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável. Isso também auxilia na prevenção da constipação.

6. Ajuda na Regulação dos Níveis de Açúcar no Sangue:

Para as pessoas que não sofrem com diabetes ou baixas taxas de açúcar no sangue e possuem índices saudáveis de glicose no sangue, o consumo de aspargo pode contribuir com o controle desses níveis, graças à presença da vitamina B6 em sua composição.

7. Ajuda na Diminuição dos Riscos de Diabetes Tipo 2:

O risco de desenvolver a doença aumenta com a inflamação, algo que pode ser combatido pelo Aspargo Roxo, que possui justamente propriedades anti-inflamatórias.

Aliado a isso, está uma pesquisa de 2011 publicada no British Journal of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre). Ela apontou que o efeito que o aspargo tem de melhorar a secreção da insulina e o funcionamento das células beta (encontradas no pâncreas e que produzem, armazenam e liberam o hormônio) também ajuda a reduzir as chances de ter diabetes do tipo 2.

8. Melhora a Pele:

Mais um dos benefícios do aspargo está relacionado à saúde da pele. Tudo por conta novamente do antioxidante glutationa: o componente colabora com a proteção da pele dos danos causados pelo sol e da poluição.

9. Melhora a Saúde da Gestação:

O folato encontrado no alimento é fundamental para as mulheres grávidas. Isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

10. Fonte de Antioxidantes:

O aspargo é rico em antioxidantes, substâncias que fazem muito bem ao organismo por combaterem os radicais livres causadores de doenças degenerativas e que promovem o envelhecimento.

Outros Benefícios do Aspargos Roxo

  • É rico em probióticos e age fortemente no sistema digestivo;
  • Ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas;
  • É uma fonte de nutrientes para a mente e corpo;
  • Também é ótimo para quem sofre de constipação;
  • O Aspargo Roxo também ajuda a melhorar o humor;
  • A vitamina E encontrada reforça os hormônios sexuais;
  • Fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra os radicais livres;
  • Aspargo Roxo ajuda a prevenir infecções urinárias;
  • Ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável.

Malefícios do Aspargo Roxo

Conforme recomendação dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, sigla em inglês), dos Estados Unidos, o aspargo não deve ser consumido por pessoas que sofrem com ácido úrico e cálculo renal (pedras nos rins).

Pessoas com diabetes ou níveis alterados de taxas de açúcar no sangue também deve ter cuidado, pois o alimento pode afetar os índices de glicose no sangue. O ideal é consultar o médico para saber se deve ou não inserir o alimento na dieta. Quem possui alergia a cebolas, alho, cebolinha e outros componentes da família do lírio, deve ficar atento pois possui tendência a alergia ao aspargo.

Por conta da presença do ácido asparagínico em sua composição, o alimento pode fazer com que a urina emita um cheiro desagradável. Entretanto, o fato de produzir ou sentir o odor não traz efeitos prejudiciais.

Sair da versão mobile