Benefícios das Plantas

Passiflora é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 04/09/2021)

Passiflora é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A Passiflora incarnata tem uma longa história de uso em diferentes áreas do mundo por suas habilidades terapêuticas.

Na Europa, há muito tempo é valorizado como tratamento para inquietação, ansiedade e insônia. Na América do Norte, tradicionalmente, é fabricado como chá por seus efeitos sedativos e promotores do sono. Os brasileiros têm tradicionalmente usado bem como um wormicide, um anti-espasmódico e para tratar asma e alergias.

Ao preparar o remédio herbal, as folhas da planta, caules e flores são usadas e está disponível em várias formas, incluindo chás, infusões e tinturas. Embora seja mais conhecido nos dias de hoje por sua capacidade de acalmar a mente, a passiflora contém propriedades analgésicas suaves e pode ser usada para alívio da dor.

A passiflora contém fitoquímicos ativos, incluindo um grupo de alcaloides responsáveis ​​por seus efeitos anti-ansiedade e antidepressivos. Na verdade, os estudos provaram que a passiflora não é apenas uma alternativa segura à medicação ansiolítica convencional, mas é potencialmente tão eficaz quanto uma droga como o oxazepam.

Nos últimos anos, houve um crescimento na pesquisa científica sobre a eficácia da passiflora, especialmente em relação ao seu potencial sedativo e anti-ansiedade e, embora alguns desses estudos tenham sido em escala relativamente pequena, muitos dos resultados têm sido promissores.

O que é Passiflora?

O termo “passiflora” conota muitas das cerca de 400 espécies do gênero Passiflora, que são principalmente vinhas. Algumas das espécies são conhecidas por suas flores vistosas, outras por suas frutas comestíveis. Espécies comuns incluem P. incarnata, P. edulis, P. alata, P. laurifolia e P. quadrangularis.

Aqueles com frutas comestíveis incluem P. incarnata, P. edulis e P. quadrangularis, sendo a última uma das principais espécies cultivadas por seus frutos. As espécies de Passiflora são nativas das áreas tropicais e subtropicais das Américas.

Nos EUA, P. incarnataé encontrado da Virgínia à Flórida e tão a oeste quanto o Missouri e o Texas. As flores da Passiflora têm 5 pétalas, sépalas e estames, 3 estigmas e uma coroa de filamentos. A fruta é em forma de ovo, tem uma consistência carnuda e inclui muitas sementes pequenas. Agora confira Os Benefícios da Passiflora Para Saúde.

Benefícios da Passiflora Para Saúde:

1. Possui Ação Calmante:

A passiflora estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia.

2. Previne a Depressão:

A passiflora ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, calcaloides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.

3. Melhora a Concentração:

Ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, a pessoa consegue alcançar maior estado de concentração.

4. Combate a Doença de Parkinson:

Acredita-se que a presença dos alcaloides harmina e harmalina, possam ser eficazes contra o Mal de Parkinson, porém ainda não há detalhamento dos mecanismos.

5. Controla a Pressão Arterial:

As harmalas, substâncias presentes na passiflora inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.

6. Alivia os Sintomas da Menopausa:

A menopausa pode ser um momento difícil e estressante na vida, resultando em alterações de humor, desequilíbrios hormonais, ansiedade e insônia. Os efeitos sedativos e calmantes da passiflora podem ajudar a equilibrar seus neurotransmissores e também estimular a liberação de ácido gama-aminobutírico (GABA), que é conhecido por melhorar o humor e regular os hormônios.

7. Ajuda a Aliviar Estresse Crônico e Depressão:

Os fitoquímicos e alcaloides encontrados na  , como quercetina e kaempferol, são conhecidos por melhorar o humor e reduzir os níveis de hormônios do estresse no corpo. Isso pode mantê-lo energizado e positivo, aliviando sentimentos de estresse e ansiedade.

8. Melhora Condições da Pele:

O uso tradicional de passiflora inclui sua aplicação para erupções cutâneas, queimaduras, irritação ou inflamação na pele. Isso pode vir de várias formas, desde Eczema e Psoríase até Acne, queimaduras e reações alérgicas. A aplicação tópica deste chá não é comum, mas uma poção poderosa pode ter efeitos notáveis no tratamento destas condições.

9. Ajuda a Reduzir Inflamação:

Reduzir a inflamação em todo o corpo é o que muitos ácidos orgânicos e antioxidantes são melhores, e os compostos encontrados no chá de passiflora não são exceção. Este chá tem sido recomendado por muito tempo para distúrbios articulares e Artrite, bem como Gota, Hemorróidas e inflamação do intestino.

Estes ingredientes ativos calmantes podem ajudar a aliviar os sintomas de indigestão, obstipação, diarreia, inchaço e cãibras, bem como a inflamação crônica causada pela atividade dos radicais livres.

10. Aumenta a Libido:

Se você quiser aumentar sua libido, o chá de passiflora pode ser o segredo, pois pode aumentar a produção de testosterona no corpo, dando aos homens um impulso reprodutivo, não apenas aumentando o desejo sexual, mas também a virilidade e a fertilidade.

11. Ajuda na Saúde do Coração:

As qualidades de redução da pressão sanguínea de passiflora são bem conhecidas e são o resultado de um composto antioxidante específico conhecido como ácido edulílico. Ao tratar a hipertensão, esse chá pode ajudar a prevenir a aterosclerose, o ataque cardíaco, o derrame e a doença cardíaca coronariana, e geralmente reduzem a pressão sobre o sistema cardiovascular.

Este efeito colateral também pode ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reduzindo a pressão e a inflamação nos capilares próximos aos templos.

12. Distúrbios do Sono:

A passiflora tem sido usada para tratar distúrbios do sono, como insônia ou agitação à noite. Ao impactar os níveis de neurotransmissores no cérebro com flavonoides e outros fitoquímicos. Você pode desfrutar de uma noite inteira de sono tranquilo e uma sensação refrescante pela manhã!

13. Alivia Dor Crônica:

Um dos maiores benefícios desta planta para a saúde é a sua grande capacidade analgésica. Durante séculos, as pessoas têm usado a passiflora para fazer um chá como um suplemento nutricional para reduzir ou eliminar pequenas dores do cotidiano.

14. Alivia a Ansiedade:

A planta também combate a ansiedade que pode gerar uma série de complicações ao organismo, como afetar funções essenciais, a exemplo da digestão e do sono. Assim, a planta atua como um estabilizador emocional de baixa intensidade, reduzindo a gravidade e duração destes episódios.

15. Trata a Insônia:

Enquanto todo mundo tem um ataque ocasional de insônia, algumas pessoas sofrem regularmente com isso. A falta de descanso recuperativo causa danos para o corpo, por isso, é necessário descansá-lo. Muitas vezes, um sintoma da ansiedade de baixo nível é a insônia, que pode afetar a vida de uma pessoa sem causa aparente.

Outras condições como a síndrome de pernas inquietas também podem causar insônia, como um efeito colateral. Como um agente calmante, a passiflora reduz a gravidade desses sintomas, muitas vezes eliminando a insônia completamente.

16. Ajuda a Controlar a Epilepsia:

Estudos indicam que o uso regular da passiflora pode atuar em uma melhora em casos de epilepsia, reduzindo tanto a frequência, quanto a gravidade das crises. Para aqueles que sofrem sintomas mais leves, o efeito regulador neurológico da planta pode praticamente eliminar os sintomas.

Como Usar a Passiflora, Incluindo Receita:

Como mencionado acima, existem várias maneiras de tomar passiflora. Os mais comuns são infusões, chás, extratos líquidos e tinturas em cápsulas. Faça uma viagem à sua loja de alimentos naturais e veja quais opções eles têm. Você pode querer experimentar uma infusão ou chá, mergulhando 1 colher de chá da erva seca em um copo de água fervente por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

Você também pode tentar adicionar passiflora à sua água de banho para relaxar. A dose típica da passiflora é de cerca de 1 a 2 gramas, picadinha. Você pode fazer um chá é por embeber uma colher de chá de erva seca em um copo de água fervente por alguns minutos e você pode ter duas ou três xícaras ao longo do dia.

Se você está tomando para ajudar com o sono, certifique-se de beber pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Confira abaixo a minha receita de chá de passiflora para relaxamento adicional e para ajudar a parar a ansiedade.

Receita do Chá de Passiflora:

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de camomila seca,
  • 2 colheres de chá de passiflora seca,
  • 1 colher de chá de mel local (opcional),
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo:

  • Prepare o chá usando uma panela.
  • Leve a água para ferver baixo e desligue o fogão.
  • Adicione as ervas à água.
  • Você pode usar um saco de musselina ou infusor de chá.
  • Cubra com uma tampa imediatamente para que os óleos das flores não evaporem.
  • Deixe-o em infusão por cerca de 10 a 12 minutos.
  • Retire do fogão, coe, se necessário, e despeje uma xícara.
  • Em seguida, adicione um pouco de mel orgânico, se desejar.
  • Tente isso a qualquer momento quando você se sentir ansioso ou à noite antes de dormir.

Malefícios:

Tal como acontece com tantos remédios de ervas, extrato de passiflora é geralmente considerado seguro. Mas não se sabe o suficiente sobre seus efeitos para ignorar os riscos potenciais, especialmente quando tomados em doses muito grandes.

  • Existe um risco de aumento da sonolência devido aos seus efeitos sedativos, mas são possíveis efeitos secundários mais graves, embora raros para adultos saudáveis. Raros efeitos colaterais relatados incluem tontura, perda de coordenação, vômitos e palpitações.
  • As mulheres grávidas não são aconselhadas a tomar extrato de passiflora por causa da possibilidade de causar contrações no útero.
  • Se você está amamentando, é melhor evitar a passiflora. Não se sabe o suficiente nesta fase para ter certeza de sua segurança em bebês amamentados.
  • A passiflora pode interagir com certos medicamentos e aqueles que tomam medicamentos sedativos ou medicamentos prescritos para pressão alta devem evitar este remédio herbal. A menos que falem com o médico primeiro.
Sair da versão mobile