Benefícios das Frutas

Os 25 Benefícios do Melão Amargo Para Saúde

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 29/10/2019)

Os Benefícios do Melão Amargo Para Saúde são diversos. Além disso, o Melão Amargo é conhecido cientificamente como Momordica Charantia, ele pertence à família das Cucurbitaceae. Sua origem é compreendida em partes do leste da Índia e sul da China, porém, é comum em vários outros países ao redor do mundo.

No Brasil, o Melão Amargo é reconhecido também por erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho. No que diz respeito às características físicas da planta, ela é identificada como sendo uma trepadeira de cheiro desagradável. Ela possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas. No interior desses frutos eles possuem carnosidade mole que torna-se amarelo avermelhado quando maduro.

Por se tratar de uma erva daninha, essa espécie pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Porém, no Brasil, o Melão Amargo é o tipo mais selvagem. Devido a facilidade com que é encontrado, além de entrar como ingrediente principal em várias receitas naturais, a planta também é conhecida pelo poder clareador, ideal para remover manchas.

Valor Nutricional:

O Melão Amargo é muito baixo em calorias, mas cheio de nutrientes. É uma excelente fonte de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, magnésio, ácido fólico, zinco, manganês, fósforo, e tem a fibra dietética elevada.

É rico em ferro, contém o dobro do betacaroteno do brócolis, duas vezes o cálcio do espinafre, e duas vezes o potássio de uma banana. Conheça a seguir, Os 25 Benefícios do Melão Amargo Para Saúde:

1. Combate o Câncer:

Muitos estudos realizados em laboratório demonstraram que o Melão Amargo tem propriedades anticancerígenas, que podem inibir o crescimento de células do câncer de mama, entre outros tipos.

2. Auxilia na Perder Peso:

Como é comum na maioria das plantas, o Melão Amargo é extremamente pobre em calorias. Por isso, se você quer perder ou manter um peso saudável, basta acrescentá-lo à sua dieta.

3. Favorece a Saúde da Pele:

Somado a tudo isso, o Melão Amargo também auxilia no tratamento de problemas de pele. Entre os principais, destaque para feridas, lesões e eczemas.

Como se ainda não bastasse, essa espécie também serve para amenizar dores e inchaços causados pela picada de alguns insetos.

4. Auxilia no Tratamento de Hemorroidas:

Existem vários estudos que demonstram que o Melão Amargo tem qualidades anti-inflamatórias, por conta dessa condição é muito comum que esta fruta seja um ótimo remédio para diminuir o desconforto que a hemorroida pode causar.

5. Elimina Pedra nos Rins:

A pedra nos rins é uma condição médica extremamente dolorosa. E o Melão Amargo é útil para estimular a sua eliminação natural. Este Melão produz um ácido forte, que acaba com o problema.

6. Combate a Diabetes Tipo 2:

O Melão Amargo contém fito-nutrientes, polipeptídeo-P, uma planta conhecida insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue.

7. Melhora a Saúde dos Ossos:

A vitamina K presente no Melão Amargo contribui para a saúde dos ossos e para a coagulação do sangue, sendo um agente anti-inflamatório.

Pessoas que sofrem de artrite podem, portanto, sentir menos dor e inflamação nas articulações, através do aumento dessa vitamina no organismo.

8. Previne o Envelhecimento Precoce:

Esta fruta é uma excelente fonte de flavonoides, tais como betacaroteno, a-caroteno, luteína, e zea-xantina. Ele também contém uma boa quantidade de vitamina A.

Juntos, estes compostos ajudam agir como catadores de proteção contra os radicais livres derivados do oxigênio e as espécies reativas de oxigênio, que desempenham um papel no envelhecimento.

9. Fortalece o Sistema Imunológico:

O alto teor de antioxidantes presente no Melão Amargo, contribui para melhorar o sistema imunológico.

10. Trata Problemas Respiratórios:

Vários estudos demonstram que existe que o Melão Amargo ajuda a dar muito alívio nas doenças respiratória, como o asma e bronquite.

Outros benefícios:

Como Usar o Melão Amargo:

O Melão Amargo é um fruto, e por isso pode ser consumido na forma de suco, polpa ou concentrado, de forma a usufruir dos seus benefícios.

Além disso, também podem ser usadas as folhas desta planta na preparação de chás ou compressas para aplicar na pele.

Efeitos Colaterais do Melão Amargo:

Embora já tenham sido comprovados muitos benefícios dessa planta, assim como vários outros extratos fitoterápicos, o Melão Amargo também pode ser tóxico sobretudo se ingerido em grandes quantidades.

Seu consumo em qualquer dosagem é proibido para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, pois é abortivo. Também devem ser tomados muitos cuidados no caso de pacientes que estejam amamentando e crianças.

Sair da versão mobile