Benefícios das Plantas

Macela é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 08/09/2021)

A Macela é muito usada na medicina natural como calmante. Como características de estrutura, a planta da família das asteraceae tem formato de arbusto e dela nascem pequenas flores amareladas, surgindo uma vez ao ano, normalmente em locais quentes, e chegando a atingir até 50 cm de altura.

Suas folhas são alongadas e, assim como suas flores, ela também possui uma cor amarelada. Esta planta, que é originária da América do Sul, pode estar presente comumente em beiras de estrada, pastagens ou terrenos baldios devido à sua condição de planta naturalmente invasora.

Com princípios ativos, possui em sua composição química flavonoides, ésteres, tanino, óleo essencial e saponinas, agindo como relaxante e antialérgico em potencial, auxiliando a vida de enfermos de maneira natural e sem prejuízos a saúde do ser humano.

A planta possui outros nome como Alecrim-de-parede, Carrapichinho-de-agulha, Camomila-nacional, Macela-de-campo, Macelinha e Macela-amarelo, muito utilizada como remédio caseiro para relaxar.

O nome científico da planta é Achyrocline satureioides e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação. Com a Macela pode-se fazer um ótimo remédio caseiro para dor de dente.

Valor Nutricional da Macela:

As propriedades desta planta incluem sua ação antiespasmódica, antiviral, anti-séptica, anti-inflamatória, antialérgica, calmante, adstringente, relaxante, digestiva, tônica e expectorante.

Como Usar a Macela:

A planta serve para ajudar no tratamento de azia, dor de cabeça, cálculo biliar, cãibras, cólicas intestinais, diarreias, contusões, problemas gástricos e digestivos, dor de estômago, gastrite, febre,  impotência, feridas e úlceras, má digestão, nervosismo, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, icterícia, colesterol alto, cistite, colecistite e nefrite.

Como Fazer o Chá da Macela:

A parte usada da planta são suas flores abertas e secas. Confira como fazer o chá da Macela:

Coloque 10 g de flores em uma xícara de água fervente, deixe repousar por 10 minutos, coe e beber 3 a 4 vezes ao dia;

Malefícios da Macela:

Não estão relatado os efeitos colaterais desta planta.

Contraindicações da Macela:

A planta não é indicada durante a gravidez porque estimula a contração uterina e sangramento vaginal.

Sair da versão mobile