Alimentos Saudável

Os 15 Benefícios do Caroço de Cacau Para Saúde

Por Alan Costa, em

Os Benefícios do Caroço de Cacau oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Cacau é um fruto alongado, amarelo e de casca dura, chegando a medir 20.cm de comprimento. Sua polpa é mucilaginosa, podendo ser branca ou rósea, e envolve sementes avermelhadas. O fruto, desde a polpa até as sementes, possui alto valor nutricional e muitos benefícios para a saúde.

Seu cultivo sempre foi popular para obter as sementes e produzir o chocolate. No entanto, pode ser totalmente utilizada. A casca pode ser utilizada in natura, ou também na forma de farinha, além de servir para a alimentação de bovinos, suínos, aves e peixes. Além do consumo alimentício, pode ser usada para produção de fertilizantes e álcool, e para a extração da pectina, utilizada na produção de geleias.

Valor Nutricional do Cacau:

O Caroço de Cacau é rico em minerais como ferro, magnésio, cálcio, fósforo, cobre e manganês. Também é uma boa fonte de selênio, potássio e zinco, enquanto fornece ao corpo carboidratos, proteínas e fibras alimentares.

Além disso, o teor de colesterol é quase insignificante. Contém manteiga de cacau, que é uma mistura de gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico e gorduras saturadas, nomeadamente ácido esteárico e ácido palmítico.

Benefícios do Caroço de Cacau Reduz a Pressão Arterial Elevada:

O Caroço de Cacau rico em flavonoides ajuda a reduzir a pressão arterial e melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos. Estudos de pesquisa realizados sobre esse assunto mostraram mudanças positivas na pressão arterial sistólica e diastólica como consequência do consumo de produtos à base de cacau em vez de chá preto e verde.

Essas mudanças favoráveis ​​são atribuídas à presença de antioxidantes que estimulam a produção de óxido nítrico, o que ajuda a manter os vasos sanguíneos relaxados. Além disso, isso ajuda a manter um sistema circulatório saudável.

Capacidade Antioxidante:

Um estudo comparativo de pesquisa tornou evidente que o Caroço de Cacau apresenta maior atividade antioxidante do que o chá preto, o chá verde e o vinho tinto. Antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres baseados em oxigênio presentes no corpo. Além disso, é abundante em fitoquímicos fenólicos e possui também uma alta quantidade de flavonoides.

Benefícios do Caroço de Cacau Para Melhorar a Saúde do Cérebro:

Os cientistas sugeriram que o Caroço de Cacau rico em flavanol pode ajudar a manter um cérebro saudável. Esses benefícios neuro protetores também podem ter efeitos favoráveis ​​nas funções de aprendizado e memória.

Os resultados têm defendido que o consumo de de produtos à base do Caroço de Cacau aumenta o fluxo de sangue para o cérebro e que eles forneceram evidência do potencial terapêutico para a cura vascular distúrbios.

Equilibra os Níveis de Colesterol:

Um estudo de pesquisa investigativa mostrou que o Caroço de Cacau tem efeitos hipoglicêmicos e hipocolesterolêmicos nos níveis de glicose e colesterol, respectivamente. Uma dieta contendo também mostrou uma redução nos níveis de triglicerídeos, colesterol LDL e glicose. Também demonstrou um notável aumento nos níveis de colesterol HDL saudável nos sujeitos de teste.

Benefícios do Caroço de Cacau Para Tratar o Diabetes:

O consumo do Caroço de Cacau demonstrou ser eficaz em melhorar a resistência à insulina e o metabolismo da glicose. Isso, por sua vez, ajuda a regular os níveis de açúcar no corpo. As proantocianidinas derivadas dela ajudam a inibir a formação de catarata ocasionalmente induzida por diabetes.

Um estudo investigativo confirmou que exerce atividade antioxidante protetora no tratamento de complicações diabéticas de longa duração, como a nefro toxicidade diabética. Nefro toxicidade desempenha um papel fundamental no diabetes mellitus e é a principal causa de doença renal grave. Os radicais livres agravam essas complicações diabéticas, promovendo o estresse oxidativo, levando a danos celulares e teciduais.

A atividade sequestradora de radicais livres do Caroço de Cacau mostrou efeitos terapêuticos no tratamento e prevenção desse tipo de lesão celular. Os achados de outra pesquisa sugerem que o consumo desse feijão rico em flavanol mostrou potencial terapêutico na melhora da função vascular dos diabéticos em vários medicamentos.

Alivia a Asma Brônquica:

Os grãos do Caroço de Cacau contêm xantina e teofilina, que ajudam a relaxar os espasmos brônquicos e a abrir os brônquios constritos. Isso facilita o fluxo de ar e é valioso na cura de várias alergias , incluindo asma e falta de ar. Seu consumo, portanto, ajuda a proporcionar alívio da asma brônquica.

Benefícios do Caroço de Cacau Para Acelerar a Cura de Feridas:

Os extractos do Caroço de Cacau são de confiança pelas suas propriedades terapêuticas e de cura de feridas no fabrico de medicamentos naturais. Os extratos ajudam na prevenção do desenvolvimento de vários tipos de infecções no corpo. Se consumido junto com a medicação apropriada, também foi considerado útil na erradicação das bactérias Helicobacter pylori do corpo.

Gerencia Obesidade:

Um estudo mostrou os benefícios potenciais do Caroço de Cacau na prevenção da obesidade induzida por dieta hiperlipídica. Sua ingestão ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos. Também demonstrou uma melhora na termogênese, o mecanismo de produção de calor nos tecidos adiposos brancos e no fígado.

Benefícios do Caroço de Cacau Para Melhorar a Saúde Cardiovascular:

Estudos mostraram que o Caroço de Cacau também exerce efeitos benéficos na saúde cardiovascular. É rico em flavonoides, ou seja, pro cianidina, catequina e epicatequina, que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a proteger as células de danos enquanto fortalecem o coração.

Também ajuda a melhorar a função endotelial e estimular o colesterol HDL benéfico. Ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos fatais, o que pode levar a acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca. As plaquetas sanguíneas desempenham um papel importante nos distúrbios cardiovasculares.

Os flavonoides presentes no Caroço de Cacau possuem efeitos agregativos antiplaquetários e modulam a hemostasia primária, que é a medida do tempo que o sangue leva para coagular. Todos estes efeitos na saúde ajudam na prevenção da proliferação de várias condições médicas, como aterosclerose e trombose, que são algumas das principais causas de doenças cardiovasculares mais graves.

Ajuda a Melhora o Humor:

O consumo do Caroço de Cacau mostrou efeitos semelhantes aos antidepressivos em certos processos fisiológicos. Estudos mostraram que seus flavonóis ajudam a melhorar o humor, combater a depressão e promover melhores atividades cognitivas durante o esforço mental persistente. A presença da feniletilamina neuroquímica também ajuda a aumentar os sentimentos de satisfação e promover os efeitos afrodisíacos.

Benefícios do Caroço de Cacau Para Tratar a Constipação:

Pesquisas demonstraram que o consumo do Caroço de Cacau exerce efeitos terapêuticos no tratamento da constipação crônica e doenças da função intestinal. De acordo com um estudo feito em pacientes pediátricos, o consumo de produtos de cacau ricos em fibras resultou em tempos de trânsito intestinal, retal e intestinal mais rápidos.

Outro estudo também defendeu que o consumo regular do Caroço de Cacau estimula a melhora da função intestinal por meio da redução do tempo de evacuação, aumento da freqüência de evacuações e uma consistência mais suave das fezes, sem induzir outros efeitos colaterais como desconforto gastrointestinal ou abdominal. dor .

Previne o Câncer:

O Caroço de Cacau demonstrou efeitos benéficos na inibição do crescimento de células cancerígenas sem afetar o crescimento de células saudáveis ​​normais. Estudos forneceram evidências sobre as qualidades quimiorreceptivas e antiproliferativas exercidas pelos flavonóis e procianidinas presentes. Estes efeitos curativos provaram ser extremamente valiosos no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de cólon e câncer de próstata .

Benefícios do Caroço de Cacau Para Tratar a Deficiência de Cobre:

O Caroço de Cacau estende seus benefícios ao tratamento da deficiência de cobre em pacientes em nutrição enteral a longo prazo Pesquisas revelaram que o feijão é bastante valioso na terapia de substituição do cobre, e resultou em melhorias significativas no nível de hemoglobina, contagem de leucócitos e teor de cobre nesses pacientes.

De acordo com os resultados, o Caroço de Cacau é considerado valioso como um componente rico em cobre a ser incluído na dieta para manter os níveis normais de cobre, bem como um remédio para tratar a deficiência de cobre em tais condições. Ajuda na preveção e no tratamento das doenças causadas pela deficiência de cobre no organismo, como anemia, neutropenia e leucopenia.

Reduz Síndrome de Fadiga Crônica:

O Caroço de Cacau tem demonstrado exercer efeitos calmantes sobre as pessoas que sofrem de fadiga crônica. Seus efeitos atenuantes são atribuídos à liberação de neurotransmissores como serotonina, enantamida e feniletilamina no cérebro, que exercem efeitos protetores do estresse oxidativo sobre as células neuronais e ajudam no combate à síndrome da fadiga crônica.

Benefícios do Caroço de Cacau Para a Saúde da Pele:

O Caroço de Cacau também foi encontrado para ser eficaz na manutenção da boa saúde da pele. Pesquisas sugerem que o consumo do Caroço de Cacau rico em flavonóis ajuda a diminuir os efeitos do eritema induzido por radiação UV e reduz a aspereza e descamação da pele. Também ajuda a melhorar a elasticidade, a hidratação e a densidade da pele.

Outro estudo confirmou que a epicatequina presente no Caroço de Cacau ajuda a elevar a saturação de oxigênio da hemoglobina, estimulando o fluxo saudável de sangue nos tecidos dérmicos e contribuindo para a foto-proteção endógena. É utilizado na preparação de vários produtos para cuidados da pele.

Trata Transtornos Neurodegenerativos:

A presença de grandes flavonóis como epicatequina e catequina no Caroço de Cacau tem demonstrado efeitos benéficos no tratamento doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. Pesquisas sugerem que esses fitoquímicos têm qualidades sinérgicas, o que ajuda a reduzir o estresse oxidativo na mente. Isso ajuda a prevenir danos às células neuronais e exerce um efeito protetor sobre a membrana celular contra a citotoxicidade.

Benefícios do Caroço de Cacau Para Prevenir a Deficiência de Magnésio:

Outro benefício dos produtos do Caroço de Cacau é o seu papel na prevenção dos efeitos nocivos de uma deficiência de magnésio no corpo. Um estudo de investigação investigativa confirmou que o consumo regular de produtos de cacau pode revelar-se benéfico na prevenção dos efeitos adversos causados ​​devido a uma dieta sem magnésio durante um longo período de tempo.

Sair da versão mobile