Frutas

Caqui fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 31/07/2021)
beneficio do caqui

Benefícios do Caqui que muitos desconhecem. Além disso, conhecido como a fruta do outono, o Caqui além de saboroso possui muitos nutrientes e, consequentemente, muitos benefícios. Originário da China, o Caqui se espalhou pelo Japão e depois pelo mundo conquistando muitos consumidores não apenas quando consumida na forma de fruta, mas também como doce e suco, por exemplo.

O fruto deve ser consumido maduro e, sempre que você comprar, procure consumir em poucos dias, armazenando sempre na geladeira. As folhas, assim como o fruto, podem ser secos à sombra para consumo ou preparo de chá.

Valor Nutricional do Caqui

O Caqui é rico em antioxidantes e fitonutrientes, que são responsáveis por combater os radicais livres. Estes causam doenças degenerativas como o câncer, catarata, degeneração muscular, além de provocarem o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, é rico em fibras, de forma que seu consumo ajuda a regular o intestino e a perder peso, pois proporciona a saciedade e reduz o desejo de consumo de açúcar. Então, confira Os 40 Benefícios do Caqui Para Saúde:

Benefícios do Caqui Para Saúde

1. Combate o Câncer:

Os antioxidantes e outros nutrientes presentes no Caqui neutralizam os radicais livres que causam danos ao DNA transformando células saudáveis em cancerosas. Dessa forma o Caqui protege o organismos de vários tipos de câncer.

2. Auxilia na Digestão:

As fibras, presentes em grande quantidade no Caqui, ajudam no processo de digestão e principalmente a prevenir desconfortos causados pela prisão de ventre.

3. O Caqui Auxilia na Perda de Peso:

A quantidade de fibra do Caqui leva a sensação de saciedade, além disso, a fruta reduz o desejo por açúcar e alimentos doces. O Caqui é rico em calorias, aproximadamente 70 caloria a cada 100g, porém apresenta pouquíssima quantidade de gordura.

4. Retarda o Envelhecimento:

Os antioxidantes (vitamina A, beta-caroteno, luteína, licopeno) e os nutrientes presentes no Caqui revertem o envelhecimento causado pela ação dos radicais livres no organismo, os radicais livres além de causar o envelhecimento precoce também é responsável pelo aparecimento de diversas doenças, entre elas o câncer.

5. Impulsiona o Sistema Imunológico:

Ter uma dieta rica em vitamina C deixa o sistema imunológico mais potente, se tornando mais resistente diante de agente infecciosos, o Caqui é um fruta que fornece 80% das necessidades diária de vitamina C.

6. Desintoxica o Corpo:

A soma dos nutrientes presente no Caqui além de proteger de várias doenças, expulsa várias substâncias tóxicas armazenadas no cólon, prevenindo o câncer neste local.

7. Para a Saúde dos Olhos:

As vitaminas A e C presentes no Caqui são essenciais para combaterem radicais livres que causam danos na retina dos olhos, prejudicando a visão.

8. Melhorar a Visão:

Os compostos presentes no Caqui também têm um benefício comprovado para a saúde de seus olhos! A zeaxantina, membro do complexo B de vitaminas, presente em Caquis, está diretamente ligada à melhoria da saúde dos olhos devido ao seu comportamento como substância antioxidante. Estudos mostram que este composto reduz degeneração macular, catarata e cegueira noturna.

9. Controla a Pressão Sanguínea:

O potássio é outro mineral encontrado em quantidades significativas em persimons. O potássio pode atuar como vasodilatador e baixar a pressão arterial, aumentando assim o fluxo sanguíneo para várias partes do corpo.

A baixa pressão arterial também reduz a tensão no sistema cardiovascular e evita que várias doenças cardíacas ocorram. Os Persimmons também contêm vários compostos orgânicos vasodilatadores que diminuem ainda mais a pressão arterial, tornando-os muito bons frutos para a saúde do coração.

10. Fonte Rica de Fitoquímicos:

A fruta é uma rica reserva de fitoquímicos variados – catequinas e antioxidantes polifenólicos. Catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a evitar reações e infecções inflamatórias indesejadas.

11. Para um Sistema Digestivo Saudável:

As Fibras, como você sabe, são essenciais para bons movimentos intestinais. O uso regular desta fruta rica em fibras pode ajudar a aliviar as questões relacionadas ao movimento intestinal, abrindo assim o caminho para a manutenção de um sistema digestivo saudável. Os taninos, presentes nos Caquis, regulam o movimento intestinal, oferecendo alívio da diarréia. Isso, por sua vez, ajuda a manter o sistema digestivo saudável.

12. Bom para Diabéticos:

Aqueles que sofrem de diabetes são propensos a cravings da fome, e isso também bastante frequentemente. Sendo rico em fibras, esta fruta pode ser apreciada pelos diabéticos para reduzir os níveis de fome. A fruta também é conhecida por regular o nível de açúcar no sangue.

13. Bom para Hipertensão:

O Sódio, quando incluído excessivamente na dieta, pode desencadear a hipertensão. O Caqui é conhecido por possuir baixos níveis de sódio. Por isso, ele pode ser usado como parte de uma dieta balanceada com baixo teor de sódio projetada para aqueles que têm hipertensão.

14. Fortalece a imunidade:

Sendo uma boa fonte de vitamina C, a fruta, quando usada regularmente em sua dieta balanceada, pode ajudar a fortalecer os níveis de imunidade. Assim, ele atua como um escudo contra o resfriado comum, gripe, bem como várias infecções pulmonares, incluindo a asma.

15. Ajuda a Combater o Câncer:

Sendo uma rica fonte de antioxidantes, esta fruta ajuda a reduzir os radicais livres. Estes, de outra forma, podem danificar células e desencadear câncer. A presença de vitamina A, bem como o shibuol e o ácido betulínico, enriquecem as propriedades de combate a câncer desta fruta.

16. Ajuda a Melhorar a Produção de Glóbulos Vermelhos:

O cobre, presente nesta fruta, ajuda na adequada absorção de ferro. Isso, por sua vez, ajuda na produção de glóbulos vermelhos.

17. Mantém o Fígado Saudável:

O Caqui é rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres prejudiciais ao oxigênio em nosso corpo. Também reduz o efeito de materiais tóxicos e evita danos celulares. Isso resulta em um corpo desintoxicado e um fígado saudável .

18. Reduz a Retenção de Líquido:

Sendo a natureza diurética, o Caqui pode parar a retenção de água e aumentar a quantidade de urina que flui através dos rins. Com alto teor de potássio, garante que nenhum mineral significativo seja perdido durante a micção.

19. Oferece muita Energia:

O suco de Caqui é considerado um energizador natural devido ao seu elevado teor de potássio e açúcar. O consumo de um copo de suco de Caqui pode nos dar energia instantânea para realizar qualquer atividade empacotada. É uma boa opção para aliviar o esgotamento e o estresse.

20. Previne Doenças Infecciosa:

O Caqui é uma fonte surpreendente de fitoquímicos, incluindo antioxidantes polifenólicos e catequinas. Estes contribuem para a propriedade anti-inflamatória da fruta, que eventualmente ajuda a prevenir os ataques de doenças infecciosas.

21. Benefício do Caqui por ser Rico em Zea-xantina:

Zea-xantina, um importante carotenoides na dieta, seletivamente absorvido pela macula lutea da retina nos olhos, onde é pensado para proporcionar antioxidante e funções de filtragem de luz de proteção; Assim, ajuda a prevenir a “macular relacionada com a doença macular relacionada à idade” (DMRI) em idosos.

22. Benefícios do Caqui por ser Rico em Vitaminas:

O fruto é bom em muitos valiosas vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, piridoxina (vitamina B-6), tiamina … etc. Estas vitaminas atuam como co-fatores para várias funções enzimáticas metabólicas no organismo.

23. Retarda o Envelhecimento Precoce da Pele:

Fonte de poderosos antioxidantes, e substâncias como a vitamina C, vitamina A e vitamina K, o consumo regular da fruta ajuda a impedir as ações dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e concedendo uma pele mais jovem e bonita.

24. Aumenta a Imunidade:

Com bons níveis de vitamina C em sua composição, o Caqui atua como um reforço para o nosso sistema imunológico. Seu consumo ajuda a manter o nosso corpo livre de gripes, infecções, resfriados e outras enfermidades causadas pela baixa imunidade.

25. Tem Efeito Detox:

O Caqui pode e deve estar presente nos refrescantes sucos detox. A fruta tem ação desintoxicante, que elimina os metais pesados do organismo, deixando-o mais saudável e facilitando a absorção dos nutrientes necessários para o nosso bem-estar. Além disso, essa propriedade da fruta age diretamente no cólon, prevenindo o câncer.

26. Melhora o Sistema Digestivo:

Fonte de fibras alimentares e outros nutrientes, o Caqui ajuda a regular o nosso corpo, atuando no processo de digestão, prevenindo a constipação e ajudando nas funções do organismo, tais como o crescimento e o fornecimento de energia.

27. Benefícios do Caqui Por Conter Propriedades Anti-Hemorrágicas:

O Caqui japonês é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não é de admirar que tenha sido usado para controlar o sangramento excessivo de feridas desde tempos imemoriais.

28. Beneficio do Caqui Para Diabéticos:

Aqueles que sofrem de diabetes são propensos a cravings da fome, e isso também bastante frequentemente. Sendo rico em fibras, esta fruta pode ser apreciada pelos diabéticos para reduzir os níveis de fome. A fruta também é conhecida por regular o nível de açúcar no sangue.

29. Caqui Bom Para Hipertensão:

O Sódio, quando incluído excessivamente na dieta, pode desencadear a hipertensão. O Caqui é conhecido por possuir baixos níveis de sódio. Por isso, ele pode ser usado como parte de uma dieta balanceada com baixo teor de sódio projetada para aqueles que têm hipertensão.

30. Caquis são Bons Anti-inflamatórios:

O Caqui é uma fonte surpreendente de fitoquímicos, incluindo antioxidantes polifenólicos e catequinas. Estes contribuem para a propriedade anti-inflamatória da fruta, que eventualmente ajuda a prevenir os ataques de doenças infecciosas.

Outros Benefícios do Caqui Para Saúde:

  • deixa as unhas e cabelos mais fortes,
  • Atua na defesa do organismo,
  • Calmante natural,
  • Ajuda na prevenção da catarata,
  • Evita a degeneração muscular,
  • Estimula a produção de colágeno,
  • Combate a gastrite e problemas do fígado,
  • Melhora as vias respiratória e auxilia na recuperação de tuberculose,
  • Auxilia no desenvolvimento ósseo.
  • Combate a diarreia

Deve ser consumido com moderação por diabéticos, devido a quantidade de açúcares contido no Caqui. A casca do Caqui também deve ser consumida, já que é nela em que está contida as fibras e vitamina C.

Sair da versão mobile