Benefícios das Frutas

Umeboshi – Origem, Benefícios e Como Usar

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 30/10/2019)

Umeboshi – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Umeboshi (Prunus mume) é uma planta medicinal também conhecida umezeiro, como ameixa-ume, ameixa-umebosh, ameixa-chinesa, abricó-japonês, chinese plum (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence a família Rosaceae.

Da fruta do umezeiro é feito um suco concentrado conhecido como bainiku-ekisu, consumido para manter a saúde do coração e proteger as células cardíacas dos efeitos danosos, além de ajudar a restabelecer uma série de desordens digestivas, agindo como um tônico que estimula a produção de ácido clorídrico.

A fruta também reduz a formação de ácido lático e alivia a constipação, vez que o ácido málico da ameixaauxilia o intestino grosso e ajuda na evacuação. Comer ameixa estimula a secreção do hormônio da glândula parótida, o que pode retardar o envelhecimento.

Umeboshi é uma ameixa originária da China, preparada e curtida no sal. É um alimento muito rico e com muitos benefícios. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a Umeboshi é desintoxicante, harmoniza a função digestiva e intestinal e fortalece a energia do pulmão.

Possui sabor picante, azedo e salgado e é muito utilizada na culinária japonesa e macrobiótica para realçar sabor em arroz, no bentô (refeição japonesa) e como complemento no chá verde. Também utilizadas nas marmitas pois ajudam em sua conservação devido às propriedades anti-sépticas que possui. Então, confira Umeboshi – Origem, Benefícios e Como Usar:

Benefícios da Umeboshi:

Essa fruta acaba com a inflamação que causa celulite, tem ação antioxidante que elimina as sujeiras do corpo de forma significativa elimina a retenção de líquidos, acelera o metabolismo fazendo seu organismo trabalhar mais rápido, oferecendo mais energia para cumprir suas tarefas diárias, alivia dor de cabeça e previne o enjoo.

Diminui o stress e o cansaço, melhora aparência da pele e previne o envelhecimento precoce, é rico em ferro, magnésio, cálcio e minerais são vitaminas essenciais na vida das pessoas que desejam ter boa saúde, melhora o sistema digestivo acabando com o congestionamento estomacal.

Especialmente se recomenda o uso do fruto em casos de:

  • falta de apetite, diarreia, obstipação e náuseas
  • Intoxicação alimentar ou medicamentosa
  • Resfriados e gripes
  • Estresse, fadiga física e mental

Como Usar a Umeboshi:

Com o consumo rotineiro deste fruto você vai beneficiar, principalmente, o seu fígado, vesícula biliar, rins e bexiga mas também obterá importantes quantidades de minerais alcalinos como ferro, cálcio e magnésio.

Ingredientes:

  • umes (Prunus mumes)
  • folhas de shissô (Perilla frutescens var. japonica)
  • sal

Modo de Preparo:

  • lave e seque as frutas e deixe-as em uma bacia com sal (a quantidade de sal a ser usada variará de 10 a 15% do peso das frutas)
  • prense as frutas no sal com uma tábua – sairá bastante líquido portanto, tenha espaço na vasilha para este
  • deixe as umes prensadas por um mês inteiro
  • após esse tempo, acrescente as folhas de shissô amassadas e trituradas, bem misturadas na conserva
  • coloque toda a conserva em um vidro com tampa, em local escuro, por um ano, no mínimo (algumas receitas indicam 2 anos – a diferença ocorre por conta da temperatura ambiente que acelera ou retarda o processo de fermentação).

Experimente comer o seu Umeboshi (uma só por refeição é suficiente) picadinha e misturada com o arroz – é como eu mais gosto.

Sair da versão mobile