Dieta e Nutrição

Stevia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 31/08/2021)
stevia

Stevia é uma planta da família das margaridas, uma de suas características é um gosto peculiarmente doce. Ela já era utilizada pelos índios, devido suas propriedades medicinais, e também como adoçante para comidas, eles a chamavam de “folha de mel” e ”erva de mel”.

A Stevia é uma planta que tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em pesquisas feitas com a Stevia descobriu-se que em sua composição natural a Stevia chega a ser de dez a quinze vezes mais doce que o açúcar doméstico.

Já em sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural que conhecemos.

Propriedades da Stevia:

Entre seus principais benefícios, estão a redução na absorção do açúcar durante o processo da digestão. Por isso, o consumo deve ser feito por aqueles que tem problemas com diabetes, ou até mesmo estão buscando a perda de peso.

O chá, quando consumido, além dos benefícios citados acima, pode ajudar a regular as taxas de glicose no sangue, age como diurético e um calmante leve. Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo e a diminuir a ansiedade. Então, confira Os 25 Benefícios da Stevia Para Saúde:

Benefícios da Stevia Para Saúde:

1. Ajuda na Dieta de Calorias Controladas:

Os americanos são conhecidos por seu “apetite por doce” e podem consumir até 20 vezes o que é considerado ser uma quantidade razoável de açúcar. Isso tem sido associado como um fator que contribui para o ganho de peso.

Bem como em chá e café ou smoothies, uma pequena quantidade pode ser usada em vez de açúcar em receitas, incluindo biscoitos e bolos como uma alternativa de menor caloria.

2. Regula a Pressão Arterial:

A pressão alta pode levar a muitas doenças graves, incluindo doenças cardíacas e insuficiência renal.

O Stevioside é um composto doce presente na Stevia, e um estudo recente conduzido na China de 174 pacientes concluiu que, a pressão arterial sistólica e diastólica foi reduzida em pacientes que tomaram Stevioside 3 vezes por dia durante dois anos.

3. Trata Diabetes Tipo 2:

A diabetes tipo 2 é atualmente uma preocupação global maciça. Ela ocorre quando não é produzida insulina suficiente para o corpo funcionar adequadamente, ou se as células do corpo não reagem à insulina. A diabetes pode causar sérios problemas de saúde, incluindo perda de visão e insuficiência renal.

A Stevia foi testada em grupos de pacientes e acredita-se que ela melhorou a produção de insulina, reduzindo o açúcar no sangue em cerca de um quinto, tornando-a útil para pessoas que têm diabetes tipo 2.

4. Possui Nutrientes Essenciais:

As folhas da Stevia contêm uma quantidade surpreendente de vitaminas e minerais, incluindo o zinco, vitamina C e ferro. O corpo precisa de pequenas quantidades de vitaminas, a fim de funcionar corretamente, e o zinco e a vitamina C podem apoiar um sistema imunológico mais forte; e os benefícios dos minerais incluem a construção de ossos e dentes fortes e transformar alimentos digeridos em energia.

Muitos antioxidantes também são encontrados na folha da Stevia. Os antioxidantes podem ter muitos benefícios para a saúde, incluindo abrandar o processo de envelhecimento e desempenhar um papel na redução do risco de mal de Parkinson e Alzheimer.

5. Otima Medicina Alternativa:

Em sua forma de extrato, a Stevia tem sido utilizada por sul-americanos nativos, a fim de tratar feridas infectadas, inchaços nas pernas, e até mesmo como um tônico para tratar a depressão.

6. Ajuda na Densidade Óssea:

Foi sugerido, após testes conduzidos em galinhas, que a Stevia pode ajudar com a absorção de cálcio no corpo, levando a uma melhoria na densidade óssea.

7. Melhora Dentes e Gengivas:

A Stévia não estimula o crescimento das bactérias que contribuem para a deterioração dos dentes e cáries. Quando ela é usada como parte de um enxaguante bucal, ela pode diminuir as infecções orais e gengivite, uma vez que ela pode ajudar a combater a formação de placa nos dentes.

8. Melhora o Cabelo e Couro Cabeludo:

A Stevia concentrada pode ajudar a aliviar um couro cabeludo seco e a caspa, e ela também revive cabelos secos, finos e opacos. Ela pode ser usada como uma parte separada de uma rotina de xampu e de condicionador, ou pode ser usada para ambos os processos. (3 a 4 gotas de Stevia concentrada devem ser adicionadas ao seu xampu usual, e o chá de Stevia é recomendado como um condicionador de fortalecimento a ser enxaguado após 5 minutos).

9. Combate a Azia e Indigestão:

Certos elementos vegetais presentes na Stevia podem aliviar um estômago irritado, assim sendo, um copo do chá morno de Stevia poderia ser usado como um auxiliar contra a indigestão.

Um copo frio de chá de Stevia pode combater a azia. Este remédio é muito popular no Brasil, Paraguai e Bolívia e algumas pessoas bebem em forma de chá 3 a 4 vezes ao dia para ajudar geralmente com seu processo digestivo.

10. Melhora o Aspecto da Pele:

Como também contém antioxidantes, a Stevia também é um anti-séptico que pode ajudar com as doenças da pele, incluindo eczema, erupções cutâneas e coceira em geral. Ela pode até mesmo acalmar os lábios rachados.

Ela é suave o suficiente para ser aplicada ao rosto (quer em forma de pasta a partir das folhas ou como algumas gotas do líquido) e pode ser usada como uma alternativa mais barata para o creme anti-rugas.

11. Previne a Retenção Líquida:

Graças aos seus efeitos diuréticos, o adoçante Stevia também ajuda a prevenir e combater a retenção líquida e os “inchaços” que ela causa na barriga. Por isso, mais uma vez, este alimento é altamente recomendado para quem quer emagrecer.

12. Não Engorda:

Como você já leu no decorrer desse artigo, o adoçante Stevia não possui calorias e, por isso, é altamente recomendado para pessoas que desejam emagrecer. O motivo por ele ser mais leve que o açúcar comum é que ele é extraído de uma planta e não da cana, como o açúcar doméstico comum nas nossas cozinhas.

13. Controla os Níveis de Açúcar no Sangue:

Ao contrário do açúcar tradicional, o adoçante Stevia pode ser um grande aliado de pessoas diabéticas ou que estejam passando por uma dieta de emagrecimento. Isso porque, por não conter as mesmas propriedades que o açúcar comum, ele não aumenta os níveis de açúcar na circulação sanguínea.

14. Benefícios da Stevia Pra Saúde Oral:

A Stevia foi encontrada para reduzir a formação de bactérias na boca, tornando-se um aditivo popular para cremes dentais e enxaguatórios bucais. Também previne cáries e gengivite, que a sacarose certamente não faz!

15. Benefícios da Stevia Para ter uma Pele de Saúde:

Em uma função antibacteriana semelhante, uma vez que desempenha na boca, a Stevia foi constatada como uma aplicação tópica útil para condições de pele, tais como o eczema e dermatite. Ela inibe a propagação de bactérias e age como um esteroide nestas situações, tornando-se uma opção popular para muitas pessoas que não podem obter alívio de tais condições.

16. Benefícios da Stevia na Prevenção do Câncer:

A ampla gama de compostos antioxidantes encontrados em Stevia torná-lo um suplemento dietético ideal para a prevenção do câncer. Quercetina, kaempferol e os outros compostos glicosídeos presente na stevia ajuda a eliminar os radicais livres no organismo, impedindo-os a mutação de células saudáveis em células cancerosas. Os antioxidantes também ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro, mau funcionamento cognitivo e várias outras doenças graves, como doença cardíaca.

17. Benefícios da Stevia ela e Rica em Vitaminas:

Ácido ascórbico (vitamina C), Beta-caroteno (precursor vitamina A), Niacina, Riboflavina, Tiamina (vitaminas do complexo B); Apesar de alguns destes nutrientes talvez não estarem presentes em quantidades suficientes para produzir o efeito terapêutico sozinho, em conjunto, podem produzir efeitos interessantes.

18. Benefícios da Stevia Combate a Candidíase:

A Candida albicans é um fungo presente no intestino de todos os seres humanos. No entanto, em algumas pessoas, esse fungo pode desenvolver-se e causar vários problemas de saúde, mesmo que na maioria das vezes não sejam graves.

O principal culpado pela candidíase é a fermentação do açúcar no intestino, e, portanto, muitas das dietas para prevenir a Candida são baseadas na remoção de sacarose a partir dos padrões de alimentação de uma pessoa.

19. Benefícios da Stevia Regula a Hipertensão:

Por gerações, as tribos nativas da América do Sul têm vindo a utilizar a estévia para adoçar suas bebidas. Além da doçura conseguida, ela também ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Hoje, os médicos prescrevem a sua utilização para ajudar a controlar a pressão arterial elevada. Numerosos testes têm mostrado que a Estevia não reduz a pressão arterial em indivíduos saudáveis, o que é bom para evitar a hipotensão.

Outros Benefícios da Stevia Para Saúde:

  • Não causa diabetes
  • Não contém calorias
  • Não altera o nível de açúcar no sangue
  • Não é tóxica
  • Inibe a formação da placa e da cárie dental
  • Não contém ingredientes artificiais
  • Pode ser usada na culinária, chá, chimarrão, tereré, etc.
Sair da versão mobile