Benefícios das Plantas

Sene – Origem, Benefícios e Como Usar

Por Alan Costa, em

Sene – Origem, Benefícios e como Usar para melhorar a sua saúde. Além disso, o Sene é uma planta que possui propriedades medicinais. Ela pertence as Cesalpiniáceas, originária do continente africano, tendo se desenvolvido de modo rápido também no Oriente Médio e na Índia.

Entretanto, a planta pode estar presente em qualquer parte do mundo. O chá da planta é muito conhecido devido a sua propriedade laxativa, que é muito potente. O efeito do chá só é sentindo cerca de 10 horas depois de ser consumido.

Doses excessivas do chá desta planta podem causar cólicas, vômitos e até dores abdominais intensas, por isso o consumo deve ser feito com cuidado e principalmente em casos de urgência.

A Sene possui vários nomes, tais como Cássia, Lava-pratos, Cene, Mamangá, muito usada para tratar problemas intestinais.

O seu nome cientifico é Cassia angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Benefícios da Planta:

A planta serve para ajudar no tratamento de cólica biliar, prisão de ventre, gases, febre, fissura anal, impinge, hemorroidas, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, doenças nos olhos e da pele.

Propriedades do Sene:

As propriedades desta planta incluem sua ação purgativa, laxante, carminativa, depurativa, antiácida e vermífuga.

Modo de uso do Sene:

A parte usada desta planta são suas folhas, na forma de cápsulas ou para fazer chá.

Chá: Coloque ½ colher (de sopa) de Sene em 250 ml de água e coloque para ferver. Depois, deixe descansar por 5 minutos. Beba a seguir, 2 a 3 xícaras por dia.

Se você deseja emagrecer a planta em forma de chá pode ser eficiente para esta condição. Confira a receita:

Chá de Sene Para Emagrecer:

INGREDIENTES:

  • 1/2 colher de sopa de folhas secas de Sene;
  • 250 ml de água.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a erva numa panela e acrescente a água e deixar ferver por 5 minutos;
  • Espere amornar, coe e beba várias vezes ao dia, sem adicionar açúcar;
  • A ingestão de chás pode ser uma ótima aliada, mas a melhor forma de emagrecer definitivamente é investir numa alimentação saudável e, na prática regular de exercícios físicos.

Contraindicações:

A planta não deve ser consumida por indivíduos que estejam tomando remédios para o coração, laxantes, diuréticos e cortisona e o seu uso não deve ser superior a 10 dias consecutivos.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta incluem vômitos, diarreia, cólicas, aumento do fluxo menstrual, carência de potássio, diminuição das hemoglobinas e nefrite, se utilizado em quantidades altas.

Sair da versão mobile